EPISODE I
Personagem: Billy
Voc? come?a o jogo sem nenhuma arma. Siga em frente, salte as pedras no rio e alcance o final da colina. Des?a cuidadosamente a colina procurando pequenas partes planas. O senhor Jones n?o pode ver voc? entrando em sua propriedade, ent?o abaixe e mova-se pelos arbustos ? esquerda. Contorne a cabana pela direita, mova a caixa de madeira at? o local indicado, suba no telhado e pegue a pistola dentro da caixa.
Empunhe a pistola, carregue-a e des?a do telhado. N?o se preocupe mais com o senhor Jones. Fique atr?s dos barris pr?ximos dele, foque a mira e acerte as garrafas no alto da pilha de caixas. Deixe a propriedade, continue com a pistola empunhada, pois voc? deve atirar no lobo em seu caminho.
Encontre o xerife na ponte, entregue sua arma a ele para poder entrar na cidade. Veja que a garota Suzy acena para voc?, ent?o entre no bar, suba a escada, por?m voc? ser? barrado por falta de dinheiro. Assim que voc? sair do bar, a garota dir? para ir ? janela atr?s do bar. Empilhe as caixas (coloque uma grande na carro?a e uma menor sobre a caixa que j? estava l?) e entre pela janela. Pegue a arma dentro da gaveta perto da cama antes que Suzy volte. Escape pela janela.
N?o v? pelo centro da cidade. Contorne pela direita seguindo a cerca, escape pela parte destru?da, des?a a colina atrav?s das partes planas. Siga pela esquerda ao encontrar o desfiladeiro. Escale as plataformas, salte o buraco, lance o chicote no galho e des?a para a plataforma abaixo. Lance o chicote no galho, fique na ponta do chicote, balance e alcance a plataforma do outro lado. Use o chicote mais algumas vezes.
Fale com Crazy Frank, entre em sua cabana, v? para o quarto e pegue muni??o para sua arma sobre o criado mudo. Escape rapidamente pela janela. No desfiladeiro, use o chicote no gancho para alcan?ar o outro lado. Des?a a colina. Dica: Caso Crazy Frank lhe mate, voc? precisar? entrar discretamente em sua cabana na pr?xima tentativa.
EPISODE II
Personagem: Reverendo Ray
Voc? agora controla o reverendo Ray. Pegue a b?blia e comece a missa. Quando a garota disser que ouviu um tiro, siga rapidamente para a fazenda e veja Billy diante de dois cad?veres. Sua miss?o ? perseguir Billy:
- Vasculhe a casa, remova os m?veis que bloqueiam a porta de sa?da;
- Billy entrar? no celeiro, entre l? passando pelo trecho com os cad?veres;
- Quando Billy sair do celeiro, suba a colina e persiga-o at? um trecho com rochas bloqueando a passagem. Remova-as com o bot?o de a??o;
- Persiga-o at? a ponte, por?m n?o ser? poss?vel peg?-lo.
Volte para a fazenda e lute contra os saqueadores usando apenas seus punhos.
EPISODE III
Personagem: Reverendo Ray
O reverendo abandona o poder de sua palavra e adota o poder de fogo. Examine uma das portas da igreja, abra o ba? e pegue duas pistolas. Deixe a igreja, assista a anima??o em que o xerife ? morto. Rume para o centro da cidade e esteja preparado para seu primeiro tiroteio. Voc? ser? apresentado ao Concentration Mode, uma esp?cie de c?mera lenta, e deve aproveit?-lo para matar quase todos os bandidos.
A mulher do xerife aparece na janela. Contorne a instala??o, atire no inimigo no alto da escada, posicione a caixa de madeira perto do banheiro, suba no banheiro, passe pela t?bua e prossiga pela escada.
V? para a sacada, mate alguns bandidos, caminhe pelas t?buas e entre pela janela. Use o concentration mode para matar os dois bandidos sem ferir a ref?m. Volte pela janela e caia no ch?o. Mate todos e siga para a cadeia. N?o entre diretamente na cadeia, pois os inimigos lhe aguardam, ent?o se posicione perto da porta, incline-se e v? matando os inimigos individualmente. Suba a escada, mova a caixa e use-a para alcan?ar a escada de m?o no alto. Passe pela t?bua e caia dentro do celeiro. Encontre uma plataforma que funciona como uma gangorra, coloque a caixa para fazer peso em uma extremidade e corra para a outra. Ao encontrar o local de sa?da do celeiro, atire no item de metal na caixa d??gua, salte na plataforma que se formou e entre pela abertura no telhado da casa ? esquerda.
Explore o cen?rio matando qualquer sujeito que esteja armado. Troque constantemente de revolver, j? que eles se desgastam com o uso. O dono da taberna est? do lado dos bandidos, ent?o ? seu inimigo tamb?m. Certifique-se de pegar uma espingarda perto do local, por?m n?o a use no momento. Atire em todos os inimigos e desvie da carro?a caso ela venha em sua dire??o. Acabe com a segunda onda de inimigos, atire nos barris explosivos da carro?a e incendeie a taberna. Mate os inimigos que sa?rem. Por fim, derrote o dono da taberna em um duelo.
EPISODE IV
Personagem: Billy
Acostume-se com esta escurid?o quase total. Empunhe o revolver, mate dois lobos e siga pelo caminho ? esquerda da plataforma elevada. Ao avistar um tronco de ?rvore, acerte-o com o chicote e cruze essa ?ponte? improvisada. Prossiga saltando as plataformas, use o chicote nos galhos de ?rvore quando necess?rio. Atravesse uma breve caverna perto de um dos ?ndios mortos. Dica: Pegue um arco e flecha no caminho.
Caminhe sempre abaixado, procure se esconder em algum arbusto no momento que os rel?mpagos iluminarem o cen?rio. Evite se aproximar do fogo e dos inimigos. Bata nos cavalos, passe por mais uma caverna, des?a pela colina (nas plataformas), cruze o rio e tente passar pela ponte. Por?m, voc? cair? na ?gua e deve nada para a margem esquerda.
Continue a escalada, evite ser visto pelos inimigos. Quando a plataforma terminar, procure escalar a passagem no alto ? direita. N?o salte nos trilhos; empunhe sua arma e dispare em todos os inimigos. A fase ser? conclu?da quando todos os inimigos estiverem mortos.
EPISODE V
Personagem: Reverendo Ray
Avance pela ?gua, atire no inimigo, posicione a caixa e suba para alcan?ar o caminho acima. Entre no t?nel e mate todos que cruzarem seu caminho. Tenha cuidado ao seguir pela direita e subir a parte inclinada dos trilhos, pois um inimigo jogar? alguns vag?es em sua dire??o, basta ficar pr?ximo da parede at? o vag?o passar e continuar a escalada. Alguns trechos permitem que voc? pegue carona nos vag?es, todavia fique por poucos instantes ou voc? poder? colidir com uma parede ou mesmo cair em um abismo.
A mina possui um trecho com desabamentos constantes; ent?o ande devagar e espere os desabamentos acontecerem antes de continuar. A parte seguinte exige que voc? fique o m?ximo de tempo poss?vel no vag?o, assim evitar? combates desnecess?rios, apenas esteja ciente de saltar antes de cair no abismo. Siga pela direita, suba nas escadas de m?o e entre no t?nel ao inv?s de subir a ?ltima escada.
Seu objetivo ? alcan?ar a parte mais alta da mina ? onde est? a suposta sa?da. Um rel?mpago atingir? o galho da ?rvore bloqueando a passagem, ent?o procure uma pequena abertura ? esquerda e volte para o interior da mina. Tente seguir na dire??o do sujeito que aparece na anima??o, mas voc? despencar? de uma grande altura. Suba as escadas de m?o do lado direito. Alcance a sa?da da mina, mate todos os inimigos e veja Billy escapando no trem. Apenas caia no trilho, siga para a direita e confronte para um duelo o inimigo visto na anima??o.
EPISODE VI
Personagem: Reverendo Ray
Os bandidos est?o impedindo o trem de prosseguir. Derrote os bandidos, contorne pela esquerda at? encontrar a entrada do trem. Vasculhe cada vag?o matando todos os bandidos - saiba diferenciar os cidad?os inocentes. Ao encontrar o sujeito com a metralhadora montada, fique ao lado da porta e incline-se para acert?-lo na cabe?a ? tente novamente at? ser bem-sucedido. Controle a metralhadora e mate os muitos inimigos que surgir?o; fuja sempre que sua sa?de estiver comprometida ou os inimigos jogarem bananas de dinamite.
Visite o vag?o ? frente, fale com os aliados, pegue um barril de explosivo, saia do trem, coloque o barril perto da barricada de caixas, afaste-se e mande tudo pelos ares. Acerte os inimigos ? dist?ncia, pois todos empunham espingardas.
Volte para o trem, tente prosseguir e seja informado de que a porta est? presa por uma barra. Encontre um caminho pela montanha pr?ximo de onde est? a metralhadora montada. Acerte o inimigo que empurra a rocha no alto, no fim, empunhe uma pistola e acerte a barra que bloqueia a porta do vag?o. Fa?a o caminho de volta e enfrente o inimigo no teto do trem. Seja r?pido j? que ser? preciso salvar a ref?m antes que caia. V? at? o maquinista e depois ven?a o duelo com o ?ltimo bandido.
EPISODE VII
Personagem: Billy
Empunhe o chicote e mate os lobos no in?cio da fase. Voc? chegar? a um desfiladeiro que n?o pode ser saltado a p?, fazendo-se necess?rio visitar o rancho mais pr?ximo para roubar um cavalo: Entre no rancho sem ser visto, pegue a sela dentro da casa ? direita da lareira, coloque no cavaleiro no celeiro e corra at? o desfiladeiro (pressione o bot?o de salto).
Ande a cavalo a maior dist?ncia poss?vel, use o chicote no galho de ?rvore e caia na plataforma abaixo. Em seguida, use o chicote no galho menor, suba pelo chicote, balance e escale a plataforma. Acerte os apaches com o arco e flecha e roube uma espingarda, todavia procure usar mais a flecha devido ? quantidade de muni??o dispon?vel para a espingarda.
Roube um dos cavalos dos apaches, corra todo o caminho, salte dois abismos e um ?ndio bloquear? a passagem estreita com uma rocha. Abandone o cavalo, escale as plataformas da direita e suba com o chicote no galho. Mate mais lobos com seu chicote. Os apaches estar?o no restante de seu caminho at? o rancho; tente observar a estrada e procurar caminhos alternativos, caso n?o encontre, mate-os usando o arco e flecha.
O rancho est? bem protegido e voc? precisa encontrar Molly sem ser visto. Encontre um caminho alternativo ? esquerda (v?rios passos antes da entrada do rancho), entre pela abertura no cercado com os cavalos. Escale as caixas e entre no alto do celeiro. Fa?a todo o caminho pelas t?buas no alto do celeiro e saia pela abertura do outro lado. Espere os guardas conversarem, empurre a caixa para perto do banheiro, suba na caixa, depois no banho e salte por cima da cerca.
Entre na casa pelos fundos, suba a escada e tente abrir a ?ltima porta ? direita. Derrote o inimigo usando apenas seus punhos e fale com Molly.
EPISODE VIII
Personagem: Reverendo Ray
Fa?a o mesmo percurso de Billy atrav?s das estradas repletas de apaches. Voc? deve estar com muni??o suficiente para passar sem problemas pelos ?anjos da morte?. Encontre os Texas Rangers e invada o rancho onde Billy se encontra. Proteja-se atr?s das caixas e barris e dispare contando com v?rios aliados, a vit?ria ser? f?cil.
Contorne a casa, entre pelos fundos chutando a porta, v? para o quarto de Molly e do telhado voc? avistar? Billy indo para o celeiro. Caminhe pelo telhado, caia sobre a carro?a e v? atr?s de Billy. Atire nos pr?ximos inimigos, persiga Billy pelo curral e depois pelo milharal. Monte no cavalo e persiga Billy at? a ponte. Mate alguns inimigos e volte para o rancho.
Descubra que os Texas Rangers na verdade s?o bandidos. Derrote os dois bandidos no duelo, monte em um cavalo e siga para o rio dentro do limite de tempo. Os bandidos seq?estram Molly e voc? n?o pode fazer nada no momento.
EPISODE IX
Personagem: Billy
Fale com o chefe Calm Water e receba a miss?o de ca?ar tr?s coelhos: monte no cavalo, procure um dos pontos indicados no mapa, des?a do cavalo, acerte um ou dois coelhos enquanto estiverem em movimento (entre um arbusto e outro), pegue o coelho e siga para outro ponto do mapa. Leve os coelhos de volta para o chefe.
A barra do chefe est? em chamas; pegue o balde, busque ?gua no rio e apague todo o inc?ndio. Sua nova miss?o ? conseguir uma pena. Monte no cavalo, siga o rio pela direita at? encontrar a Eagle Mountain. Abandone o cavalo, escale a montanha saltando nas plataformas e utilizando o chicote nos galhos. Alcance o ponto mais alto poss?vel (a ?guia atacar? constantemente) e pegue a pena em seu ninho. Entregue a pena ao chefe.
EPISODE X
Personagem: Reverendo Ray
Os bandidos est?o no rancho logo abaixo, embora voc? possa contornar com o cavalo pela direita, ? aconselh?vel descer a colina e peg?-los desprevenidos. Cruze o curral, salte a caixa e atire em dois inimigos pelas costas. Procure um abrigo antes de entrar no cercado com o celeiro, atire primeiramente no inimigo que controla a metralhadora montada e n?o tenha pressa de prosseguir, j? que novos inimigos sair?o do interior do celeiro.
Entre no celeiro e a carro?a partir? em alta velocidade. Pegue um dos cavalos, persiga-a (observe a instru??o de como correr mais r?pido enquanto estiver no cavalo). N?o ? poss?vel chegar muito pr?ximo da carro?a, todavia ? necess?rio mant?-la em vista e combater os bandidos que ficarem para dar cobertura. Quando cruzar o rio, permane?a no cavalo e tente correr para evitar o combate e n?o perder a carro?a de vista.
Enquanto persegue a carro?a, um dos inimigos bloquear? o caminho com uma banana de dinamite. Procure um caminho alternativo ? direita e no encontre a encosta da colina no final. Des?a colina permanecendo em cima do cavalo e mantenho o direcional para tr?s, assim o cavalo deslizar? sem despencar de uma grande altura.
Ao chegar a uma casa no alto de uma colina, avance com o cavalo pelas laterais ou o inimigo que controla a metralhadora montada ter? um alvo f?cil. Explore o interior da casa, mate mais alguns inimigos e saia pelos fundos. Enfrente o ?ltimo inimigo em um duelo e obtenha novas informa??es enquanto despacha o sujeito para o ?Todo Poderoso?.
EPISODE XI
Personagem: Billy
Billy descobre que ? filho de um sujeito muito mau e precisa encontrar o medalh?o antes que seu pai mate Molly. Monte no cavalo, procure ficar em alguma colina para poder localizar um cemit?rio, v? para l? e ajude o garoto a enterrar o falecido pai. Receba a chave da igreja, volte para o cavalo e encontre a igreja (a indica??o est? em seu mapa).
Explore a igreja e saia pelos fundos. Examine cada t?mulo, especialmente o direito que lhe dar? a localiza??o da rel?quia. Siga para a nova indica??o em seu mapa, tente mover a rocha, por?m n?o ser? poss?vel. Billy dever? olhar para uma rocha no alto da colina, para uma cruz e por fim para a igreja ? ? uma pista de como proceder.
Volte para perto da igreja, escale algumas rochas do lado direito e avance pelo teto. Cruze a colina at? uma esp?cie de ponte, sue o chicote no galho de ?rvore e salte para o outro lado. Para alcan?ar a rocha que Billy indicou, voc? deve balan?ar no galho da ?rvore mais pr?xima. A rocha revelar? o buraco onde est? escondida a rel?quia. V? para l? e encerre o epis?dio.
EPISODE XII
Personagem: Billy
Billy entra na caverna e devido a ser muito escura, ? recomend?vel que voc? aumente o brilho do monitor ou do jogo. Pegue o chicote e mate as aranhas que emitem sons semelhantes a dinossauros. Alcance o trecho com ?gua e deixe a correnteza te levar, suba na rampa da margem direita e encontre uma porta trancada. Suba nas plataformas ? direita, mate as aranhas e olhe o piso da passarela: alguns tijolos possuem um desenho peculiar e ? neles que voc? deve pisar para evitar que a viga lhe derrube. Espere que as rochas caiam em sua frente e depois prossiga. Salte nas plataformas e encontre o ouro depois do port?o.
Fuja pela passagem ? esquerda, puxe uma alavanca e salte na plataforma formada, repita at? alcan?ar a passagem no topo. Percorra a mina abandonada at? ser resgatado pelo reverendo Ray.
EPISODE XIII
Personagem: Reverendo Ray
Mantenha o brilho do seu monitor, pois o reverendo faz o caminho de volta pela mina matando todos os capangas de Juarez. Ao sair da mina, salte nas plataformas que Billy ativou puxando a alavanca e encontre Juarez junto ao ouro.
Ap?s a anima??o, corra para a passagem de onde voc? veio ou morrer? imediatamente. Elimine os inimigos pr?ximos de Juarez e tamb?m os que descerem pela rampa. Suba a rampa e voc? poder? se confrontar com Juarez: procure abrigo e atire sempre que Juarez estiver mudando de um pilar para o outro.
EPISODE XIV
Personagem: Reverendo Ray
O in?cio desta fase foi apresentado nos primeiros minutos de jogo. Antes de come?ar, esteja ciente que voc? concluir? esta fase matando todos os inimigos, pois eles s?o praticamente infinitos, ent?o voc? deve ? se concentrar na miss?o e alcan?ar os locais de checkpoint para poupar refazer todo o caminho.
Controle a metralhadora montada por alguns minutos e mande pelos ares alguns inimigos. Afaste-se e logo a metralhadora ser? explodida. Ande rente ao muro pela direita, derrote os inimigos ao longo do caminho e esconda-se nas pequenas fortifica??es no interior do muro. Suba a escada de m?o, caminhe sobre o muro pela esquerda at? encontrar um canh?o. Aponte de modo a explodir a porta principal da casa. Entre, suba a escada e saia pela porta destrancada. Caia atrav?s da parte sem grade, permane?a matando os inimigos at? que um deles abra a porta dupla. Prossiga at? encontrar Manson, derrote atirando a dist?ncia e tenha cuidado com as bananas de dinamite.
Pegue a chave ap?s matar Manson e encontre Molly. Os inimigos remover?o o teto do lugar, ent?o fique rente ? parede e atire na cabe?a de cada inimigo. Seu objetivo agora ? atirar nas bananas de dinamite antes que elas caiam no ch?o, para isso, ative o Concentration Mode.
EPISODE XV
Personagens: Billy e Reverendo Ray
O garoto que voc? ajudou a enterrar o pai lhe d? um arco e flecha. Siga para o forte, escale o muro atrav?s da rachadura e note que h? um limite de tempo para voc? evitar que o reverendo Ray e Molly morram queimados. Deixe de lado o combate com os inimigos, cruze o muro pela direita, continue al?m do trecho com o canh?o e aproxime da parte com a caixa d??gua. Use o gancho no peda?o de madeira i?ado, balance e salte para derrubar a caixa d??gua e apagar o inc?ndio.
Entre na casa e seu pai lhe confrontar? para um duelo. Derrote-o, pegue sua arma e continue at? a cela com Molly e o reverendo. Remova a t?bua que obstru?a a porta e encontre seus amigos. Juarez ainda n?o morreu e acerta um tiro no reverendo. Derrote seu pai em uma luta corpo-a-corpo. Na ?ltima parte, ap?s o reverendo pedir reden??o por seus pecados, voc? o controla e deve atirar em Juarez antes que ele mate Billy com uma facada nas costas.
Curta o final do jogo onde Billy e Molly enterram o reverendo Ray ? personagem que ganhou o carisma dos jogadores por suas frases de impacto.