MODO EMPIRE:

Este é o modo de conquista de território do jogo. Aqui, você controla um pequeno reino (ou condado) e luta contra os reinos vizinhos de maneira a formar um império no Japão feudal. O objetivo é conquistar o maior número de reinos possíveis.

Para se dar bem em qualquer batalha, é preciso ser superior ao inimigo nos seguintes critérios:

1 Número
2 Qualidade dos combatentes
3 Quantidade de oficiais presentes na batalha
4 Capacidade de liderança
5 Astúcia e capacidade de planejamento de guerra
6 Sorte

A seguir, confira os pontos principais para se dar bem em Dynasty Warriors 5.

CENÁRIOS:

Os cenários são compostos de bases principais (acampamentos ou bases-mãe) e bases adjacentes (ou de suprimentos). Para vencer em qualquer batalha, é preciso conquistar a base principal inimiga ou derrotar seu líder supremo. A captura ou conquista de bases é a chave para o sucesso de cada batalha. Mate a maioria dos soldados (incluindo os capitães de guarda) para conquistar uma base. Em caso de defesa de território, arme um bloqueio em torno de seu acampamento principal e não deixe que o inimigo o tome. Faça isso durante 15 minutos. Os objetivos secundários são compostos de bases de suprimento. Elas dão mais soldados para a batalha e garantem o domínio sobre uma parte do cenário. Depois de tomá-las, o moral das tropas oponentes abaixa um pouco e você poderá lidar com os soldados restantes com mais facilidade. Às vezes, é relativamente FÁCIL se infiltrar atrás das linhas inimigas e atacar a base-mãe inimiga sozinho. Porém, essa estratégia só dará certo se você ocupar a base de suprimentos adjacente à base principal inimiga. Dessa maneira, o inimigo não terá como repor os soldados perdidos na batalha. Vença o líder supremo da batalha e seja o vencedor.

GAMEPLAY:

Em modo de combate, repare na figura na parte inferior direita da sua tela. É a foto do personagem que você controla. Existem duas barras principais: a primeira é a de energia. Logo abaixo dela, está a de energia Musou. No canto inferior direito, fica a contagem de soldados que você matou. No canto superior direito, você checa o mapa. Logo acima, repare nos números e nas barras de cores azul e vermelha. Seu exército corresponde à barra azul. O exército inimigo, vermelha. Os números laterais representam a proporção de soldados para cada lado.

ARMAS E ATAQUES:

Arma, a pedra fundamental da guerra. Sem ela, os combatentes ficam sem função. As armas em Dynasty Warriors 5 são bem variadas. Elas não são nada sem ataques especiais. O principal deles é o Musou Attack. Aperte o botão ¦ quando, durante o gameplay, a barra inferior à de vida se encher. Você irá disparar um golpe mortífero contra as linhas inimigas. Varie entre os botões de ataque (Charge, Musou e Attack).

DINHEIRO:

A moeda local no Japão Feudal é ouro. Ele faz o comércio progredir, seus exércitos ficarem mais fortes e seu reino ser mais poderoso. Você terá de administrar bem seu dinheiro para que o reino seja o mais forte de todos.

ITENS:

Os itens dão qualidades especiais aos oficiais e personagens do jogo. São eles que aumentam ataques, defesas e armaduras de certos personagens. Na fase final de conquista, é muito difícil ganhar sem eles. O jogo, no início, não terá itens disponíveis para seleção. Você terá de destravá-los. Para desbloquear itens, você deverá ir a Strategy Phase>Assign>Equipment>Development. Selecione a área em que você gostaria de pesquisar um item. Cada área pode ter até três itens pesquisáveis. Para produzir um item, vá a Strategy Phase>Assign>Equipment>Production. Selecione o item que você pesquisou anteriormente. Uma forma de pesquisar itens é selecionar uma área e aumentar sua defesa. Automaticamente, um item novo será pesquisado. Veja a lista dos principais itens do jogo.

Hex Mark Harness | Comece a fase montado em um elefante "blindado"
Storm Harness | Comece a fase em um cavalo com armadura
Elephant Harness | Comece a fase nas costas de um elefante
Mammoth Harness | Comece a fase em um elefante de guerra

Fire Orb | Adiciona fogo aos ataques
Ice Orb | Inimigos são temporariamente congelados
Light Orb | Ataque quebra guarda inimiga
Peacock Amulet | Vida máxima cresce
Dragon Amulet | Barra Musou aumenta
Tiger Amulet | Aumenta ataque
Tortoise Amulet | Aumenta defesa
Huang's Bow | Aumenta ataque e defesa contra flechas
Seven Star Sash | Aumenta Luck
Ginseng | Aumenta barra Musou rapidamente
Herbal Remedy | Força ataque Charge aumenta
Art of War | Itens de aumento de força têm efeito mais longo
Bodyguard Manual | Guarda-costas ficam mais fortes
Demon Band | Extende a duração do Musou Rage
Way of Musou | Pode-se usar o True Musou Attack, não depende de vida
Wind Scroll | Campo de efeito de ataque aumenta
Fire Arrows | Pode-se usar Fire Arrows (Flechas de Fogo)
Arm Guards | Não há dano durante ataques de charge
Tiger Collar | Comece a fase acompanhado de um tigre
Green Scroll | Ataque aumenta, mas defesa diminui
Musou Armor | Imune a ataques de flechas
Tribal Remedy | Recupera saúde a cada 100 inimigos derrotados
Serpent Earrings | Ataque aumenta a cada 100 inimigos derrotados
Naga Earrings | Defesa cresce a cada 100 inimigos derrotados
Dragon Arms | Pode-se pular durante ataques de charge
True Way of Musou | Força e duração do ataque Musou aumentam
Ice Arrows | Pode-se usar Ice Arrows (Flechas de Gelo)
Kirin Hoof | Aumenta a força da montaria e dos tigres

OFICIAIS:

Para controlar melhor seu reino e decidir seu futuro, é importantíssimo cuidar dos seus oficiais. Existem três tipos de oficiais em cada reino: chefes (um), generais (até três) e tenentes (até três). Os chefes são os mais poderosos oficiais do game, com mais energia e capazes de virar o jogo em momentos críticos. Os generais comandam setores da batalha e são responsáveis por liderar setores do exército em direções específicas de batalha. Já os tenentes comandam a infantaria pesada e vão atrás dos tenentes. Cada oficial carrega consigo um determinado número de tropas. Você terá de treinar seus oficiais para aumentar defesa, vida, poder e número de tropas. No final das contas, tudo isso conta a seu favor em campo de batalha. Quando estiver em combate, dê preferência aos oficiais inimigos. Quando mortos, suas tropas debandam em retirada facilitando sua vida.A cada reino conquistado, você terá a oportunidade de treinar mais oficiais. É imprescindível que você CUIDE de seu oficial-chefe e seus subordinados a fim de que eles fiquem bem poderosos. Eles serão seu braço direito na fase final de conquista do Japão Feudal.

Cada oficial possui as seguintes características:

Nome do personagem
Especialidade | Cada personagem tem uma especialidade de combate, entre elas assault (ataque), defend (defender), speed (velocidade) etc.
Pontos | Pontos de experiência
Rank | Lugar na cadeia hierárquica militar. Quanto menor o número, mais importante o oficial é
Life | Barra de vida
Musou | Tamanho da barra do golpe especial Musou
Attack | Tamanho da barra de ataque
Defense | Tamanho da barra de defesa
Troops | Quantas tropas o oficial possui
Model | Skins especiais para determinado oficial

CHEFE DE REINO:

O chefe de reino é o líder supremo dos feudos unidos do Japão Feudal. É o comandante dos exércitos e autoridade suprema em campo. Escolha um líder e controle-o até o final do jogo. Distribua ordens no campo apertando os botões direcionais. Se você presenciar a sua base sendo atacada, ordene que as tropas recuem e protejam a base-mãe. Na situação contrária, dispare uma carga de ataque contra os inimigos.

CARACTERÍSTICAS DE FORÇA:

Existem algumas características de força a que você deverá prestar atenção para se dar bem. São elas:

SPEED | Velocidade
DEFENSE | Defesa
CHARGE | Carga de ataque
ATTACK | Ataque
MUSOU | Ataque especial Musou
HORSE | Montaria
LUCK | Sorte

Muitos itens dão upgrades temporários nessas qualidades. Ao final de cada fase, você recebe sachês de dinheiro ou de características de força como essas. Preencha as lacunas com as características acima.

ALIANÇAS TEMPORÁRIAS:

Você firma um acordo de aliança temporária com o reino vizinho. O acordo dura um ou mais anos. Cada ano corresponde a algumas rodadas. Cabe a você decidir com quem irá fazer uma aliança estratégica. Forje alianças com reinos próximos aos seus condados mais vulneráveis. Assim que a aliança acabar, ataque seu ex-amigo para controlar o território inteiro. Afinal, esse é o objetivo do jogo. Quando quiser que seu reino fique suficientemente forte, construa uma aliança temporária (Strategy Phase>Assign>Foreign>Short Alliance/Long Alliance). De preferência, faça esse procedimento quando possuir apenas um inimigo (as chances de ser atacado são menores). Renove a aliança e dispare quantas ordens puder para melhorar seu exército e seu reino. Conquiste muito ouro e tropas. A seguir, espere que a aliança expire e ataque o ex-aliado sem dó nem piedade. Essa é uma forma extremamente eficiente de combater. Utilize-a com freqüência.
Antes de se engajar em qualquer luta, é preciso fazer sua estratégia de guerra funcionar.

STRATEGY PHASE

Esta é a tela de estratégia do jogo. Aqui, você define a maioria dos parâmetros que irão ajudá-lo na batalha. Antes de invadir um reino, é preciso estabelecer alguns critérios de batalha para não ser pego de surpresa. Toda opção em "Strategy" é chamada de ordem. A quantidade de ordens fica posicionada no lado inferior direito da tela. A quantidade de ordens é determinada pela quantidade de reinos sob sua posse. No início do jogo, você terá apenas uma ou duas ordens. Mais tarde, cinco ordens serão disponíveis. Nem todas as opções abaixo estarão abertas imediatamente. Conquiste reinos para abri-las.

1. CONSULT

Imagine uma mesa de reunião executiva, na qual o presidente e vários ministros de guerra se reúnem para traçar o destino da nação. Substitua o presidente por um rei do Japão Feudal. Os ministros de guerra são os conselheiros leais do rei, os generais de batalha. Aqui, os destinos do seu reino serão traçados. Cada general dará duas sugestões para melhorar suas posições perante o povo, o status das suas tropas e fazer alianças estratégicas. Um ano de aliança corresponde a quatro rodadas. Cada sugestão é composta de duas ordens. É claro que há preço para tudo neste mundo. Cada opção custa algumas centenas ou milhares de moedas de ouro. Acompanhe as principais opções:

Short Alliance | Construir aliança com algum rei feudal por um ano (quatro rodadas).
Force March | Aumenta a velocidade de todas as tropas por algum tempo.
Point Increase | A experiência do oficial que você controla é multiplicada por dois em apenas uma rodada.
Scout Report | Mande um espião às linhas inimigas para determinar os objetivos do oponente.
Defense | Aumenta defesa em um condado
Long Alliance | Constrói aliança com algum rei feudal por um período mais longo de tempo
Charitable Aid | Distribui uma soma de ouro para a população. Inibe revoltas da população local a curto prazo.
Reinforce | Reforça as tropas de algum general com mil soldados.
Emergency Tax | Essa é uma das opções más. Quando você não possuir muito ouro, use-a para conseguir 500 moedas. Há maiores chances de sua população se rebelar.
Train | Treina um oficial.
Capture | Por um curto período, suas habilidades estarão suspensas, mas você captura qualquer oficial inimigo que derrotar.
Search Local | Procura oficiais de guerra na população.
All Smith | Aumenta em 20 o nível de tecnologia de todas as armas.
Neutral Start | Comece a fase com todas as bases neutras, menos o acampamento principal.
Recruit | Procurar oficiais em sua área de influência e condados regionais. Pode-se escolher um oficial apenas.
Reinforce + | Reforça as tropas de algum general com dois mil soldados.
Upgrade + | Aumenta a potência de um item
Local Aid | Durante a invasão da rodada, a população inimiga que se revoltou se junta às suas tropas
Southern Trade | Invista no comércio ao sul a fim de receber ouro e itens
Set Ambush | Capture o inimigo em uma armadilha.
Slow March | Diminui a rapidez do movimento e ataque das tropas inimigas
Hard March | Você poderá invadir um reino não adjacente ao seu. Vale uma rodada apenas. Obs.: Você poderá usar qualquer oficial posicionado em qualquer parte do seu reino
Expedite | Aumenta a velocidade com que as tropas aliadas "renascem".
Western Trade | Aumenta o comércio no setor Oeste do reino
Equal Start | Comece a batalha com uma quantidade de bases igual ao do inimigo
Nanman Trade | Invista no comércio de Nanman e receba ouro e itens.

2. DELEGATE:

O computador assume todas as suas ordens fazendo com que você tenha o trabalho apenas de avançar para a próxima fase.

3. ASSIGN:

Em Assign, você escolhe características de seus oficiais e condados. Cada opção corresponde a uma ordem apenas. As opções vão aumentando conforme você progride (conquista mais reinos) no jogo.

Commerce | Aqui, você ordena algumas opções boas e más para seu reino. As opções boas correspondem ao comércio e à benevolência do chefe do reino em relação à população local. Se você for honesto, o contentamento do povo cresce. Se você requisitar taxas de emergência do povo (por exemplo), há grandes chances de a população local se revoltar contra você.

Equipment | Em equipment, você aumenta e produz a capacidade das armas e itens:
a. Production | produz um item
b. Upgrade | aumenta o poder de um item
c. Upgrade mais | aumenta ainda mais o poder de um item
d. Development | produz um item (cada condado produz itens diferentes e especiais)
e. Bladesmith | aumenta potência das espadas
f. Spearsmith | aumenta potência de lanças
g. Weaponsith | aumenta potência de armas de mão em geral
h. All Smtih | aumenta em 20 a potência de todas as armas

Personnel | Em Personnel, você recruta pessoas em seus reinos dispostas a ajudá-lo. Tente selecionar esta opção de vez em quando para descobrir algum talento oculto em suas terras.
a. Search (local) | procura e seleciona automaticamente um talento na sua área de influência
b. Recruit | Procura e lista uma série de oficiais para sua escolha
c. Hire (local) | Oferece um item para um oficial solto em sua área de influência para que ele se una a você (também poderá funcionar para oficiais de áreas inimigas)
d. Train | Aumenta pontos de experiência, vida etc. para algum oficial escolhido

Foreign | Aqui, assuntos de beligerância externa são discutidos.
a. Short Alliance | Construa uma aliança temporária com seus inimigos
b. Hard March | Em uma rodada apenas, você terá a oportunidade de invadir uma área não adjacente à sua.

Military | Aqui, você poderá melhorar seu exército.
a. Reinforce | Recoloca 1.000 soldados para um único oficial
b. Reinforce + | Recoloca 2.000 soldados para um único oficial
c. Reinforce ++ | Restaura todos os soldados para um único oficial
d. Replenish | Recoloca 500 soldados para todos os oficiais
e. Defense | Aumenta a defesa de determinado reino
f. Defense + | Aumenta a defesa de todos os reinos
g. Release | Deixa que 20% das tropas de cada oficial tirem um descanso

Strategy | Em Strategy, você poderá utilizar algumas táticas importantes. Selecione-as quando estiver em condições desfavoráveis de batalha ou quando quiser vencer a guerra rapidamente.
a. Expedite | Aumenta a velocidade em que os reforços aliados são dispostos
b. Local Aid | Durante uma invasão na rodada atual, a população local inimiga se revolta e se une às tropas aliadas
c. Equal Start | Comece a batalha com aproximadamente o mesmo número de bases aliadas e inimigas.
Special | Aqui, você escolhe ajuda especial contra o inimigo durante as batalhas. É um outro tipo de tática.

Tactics | Táticas específicas de combate ao inimigo são oferecidas a você.
a. Capture | Suas habilidades serão suspensas por determinado tempo, mas você captura todos os oficiais inimigos que derrotar
b. Slow March | Diminui a velocidade das tropas inimigas
c. Force March | Aumenta a velocidade das tropas aliadas
d. Call Reserves | Aumenta a quantidade de todas as tropas aliadas ao máximo

4. STATION:

A próxima etapa na fase de planejamento é posicionar as tropas devidamente nos reinos conquistados. Observe o mapa. É possível incluir em cada reino seis oficiais (três generais e três tenentes). Obviamente, cada um deles carrega consigo um número de tropas. Os números na tela correspondem à quantidade de oficiais posicionados em cada reino. Posicione seus melhores oficiais na fronteira do condado que deseja atacar. Treine alguns oficiais para defender seus condados na retaguarda. Dê preferência para os menores reinos inimigos quando for atacar. A anexação de um condado minúsculo costuma ser fácil e aumenta um pouco sua área de influência. Deixe para atacar os reinos maiores em momentos posteriores. Quando estiver se sentindo suficientemente forte, mate os líderes inimigos de reinos grandes para expandir seu território. Vá a Assign>Foreign>Hard March para atacar áreas que não sejam adjacentes às suas.

5. INFO:

Forces | Vá de reino em reino para descobrir quem manda. As barras amarelas embaixo dos nomes dos oficiais significam a quantidade de tropas sob seus comandos.

Aperte c para descobrir as seguintes características:

a. Ruler | Foto e nome do líder supremo do reino
b. Strategist | Estrategista do reino
c. Commander | Comandante do reino
d. Officers | Oficiais ativos
e. Areas | Áreas controladas
f. Troops | Número de tropas estacionadas
g. Base | Base selecionada
h. Level de espada, lança e armas em geral

Areas | Aperte c sobre uma área para saber mais informações:

a. Nome da área
b. Defense | Barra de defesa
c. Income | Valor de impostos provindos da área
d. Itens destravados da área
e. Nomes de generais e tenentes

Aperte ? mais uma vez para checar as barras de status dos oficiais estacionados na área

Officers | Lista de todos os oficiais sob seu comando.
Weapons | Lista de todas as armas dos oficiais sob seu comando.
Items | Lista de todos os itens capturados durante o jogo.
Tactics | Lista de todas as táticas destravadas.

6. SAVE:

Salve seu jogo aqui.

7. PROCEED:

Ir à próxima tela. Escolha cuidadosamente suas opções e posicione seus soldados. Não há como voltar atrás depois de ter selecionado "Proceed".

BATTLE PHASE:

Em Battle Phase, você determina que posição seu exército irá tomar frente aos inimigos.

1. Invade | Ataca o reino desejado. Você escolhe o reino para atacar. Se você selecionou Hard March anteriormente, pode atacar um reino que não seja adjacente ao seu. Quando atacando, seu exército terá necessariamente de capturar o campo principal inimigo (ou matar seu líder supremo) em 30 minutos.
2. Defend | Defende seu reino quando ele está sofrendo ataques inimigos. Se essa opção estiver ativa, esqueça o ataque: seu reino corre o risco de invasão. Defenda-o a qualquer custo ou você pode ser derrotado para sempre. Defenda com sucesso seu território em 15 minutos e vença a rodada.
3. Joint Attack | Quando se aliar a algum reino e ele pedir sua ajuda, selecione esta opção para atacar em conjunto
4. Help Ally | Ajude seu aliado contra um inimigo em comum
5. Info | Informações sobre os campos de batalha
6. Save | Salva seu jogo
7. Skip Battle | Pula a batalha. Cuidado: se a opção defend estiver ativa, você corre o sério risco de perder um reino ou até mesmo TODOS os reinos. Sempre defenda seu território quando ele for ameaçado.
Escolha seus generais e tenentes. Siga para a próxima tela.

PREPARAÇÃO DE BATALHA:

Aqui, você ajusta os últimos preparativos antes de destroçar seu inimigo.

1. Preparation | Equipe sua arma e coloque seus itens para funcionar. Em Weapon, você escolhe sua arma de combate. Em items, você escolhe com que itens você irá combater. Dependendo dos pontos de experiência do seu oficial, você poderá carregar mais ou menos itens.
2. Conditions | Veja as condições de vitória ou derrota. As condições normais são aquelas que regem as bases principais: quem captura a base-mãe do inimigo vence a batalha.
3. Unit Info | Posicionamento de oficiais e tropas aliadas e inimigas.
4. Tactics | Uso de táticas de guerra. Elas são bem úteis quando o inimigo possui oficiais melhores ou é numericamente superior.
5. Options | Selecione a disposição do mapa e mude a música de fundo.
6. Start | Comece a batalha.
Durante o gameplay, aperte start para conferir mais opções.
7. Battle Log | Frases e posições ditas durante o gameplay
8. Retreat | Dá uma ordem de retirada. Você automaticamente perde a batalha.
9. Interim Save | Você só poderá salvar três vezes durante o gameplay.

FINALIZAÇÃO DE BATALHA:

Quando uma batalha termina, você confere as seguintes telas:

a. itens adquiridos
b. aumento de experiência do personagem
c. pontos adquiridos durante a batalha
d. pontos em comum (somente quando você for vencedor da batalha)
e.resultados (número de tropas perdidas e pontos ganhos durante a batalha)
f. aprisionamento (uma faixa "prisoner" aparece e prisioneiros são incorporados ao inimigo ou soltos depois de uma rodada)
g. contagem de ouro ganho por impostos durante a campanha
h. nova disposição do mapa (a força vencedora se desloca para a área da força perdedora. A área ganha agora a cor dos vencedores. Caso o reino conquistado seja a moradia do líder inimigo, todas as áreas que ele controlava passam a ser agora suas)
i. você escolhe o destino de prisioneiros inimigos. Você terá a oportunidade de empregar oficiais inimigos que deram bastante trabalho em campo de batalha. Eles são os melhores. Se houver posições abertas, contrate-os. O computador determina um número-limite de oficiais inimigos prisioneiros que você poderá recrutar. Para preencher eventuais posições abertas, recrute oficiais em Strategy Phase>Assign>Personnel.
j. nova disposição das tropas (em caso de vitória, você poderá dispor as suas tropas sobre a área ganha)
Logo em seguida, eventos randômicos aparecem para você.
Snowstorm | Uma chuva de neve cai sobre os condados. Eles não podem ser invadidos na rodada.
Hord of Locusts | Uma nuvem de insetos cai sobre os reinos. Defesas ficam vulneráveis nos condados afetados.
Good Harvest | Produção de agricultura foi boa naquele ano. Produção de ouro aumenta.
Earthquake | Terremoto deixa reinos vulneráveis a invasões. Tropas morrem. Ouro é usado nos esforços para conter o caos.
Special Event | De quando em quando, batalhas especiais aparecem.
Merchant | Um mercador irá lhe pedir 500 moedas de ouro. Ele dará um item em troca.
Conselheiro | Um velhinho conselheiro aparece para informar de talentos presentes na área. Abra o olho para recrutar algum oficial talentoso. Oportunidade especial: Em uma oportunidade, por exemplo, ele dirá que Sleeping Dragon é Zhuge Liang e Fledging Phoenix é Pang Tong. Procure oficiais em sua área de influência com esses nomes.
Oficial voluntário | De quando em quando, algum oficial voluntário pedirá para fazer parte das fileiras do seu exército. Se houver espaço, contrate-o imediatamente: eles são talentos escondidos no jogo.

DICAS:

Se você estiver encurralado em uma batalha, não hesite em fugir. O inimigo fará o mesmo em condições semelhantes. Procure uma base de suprimentos e vá à tina de água no centro do acampamento. Muitas vezes, você encontrrá um item médico ali. Itens aleatórios, como botas (velocidade duplicada por dois), são encontrados no local também. Além disso, se você for derrotado em uma batalha, procure se equipar com itens que melhorem sua performance. O ranking dos oficiais significa o lugar na cadeia hierárquica militar. Não se engane: quanto menor esse número, mais forte o oficial é. Por exemplo, um general de ranking 15 é mais fraco do que um general de ranking 9. Use a técnica de aliança quando seu reino estiver sob sério risco de desaparecer. Não dá para atacar sempre. Faça alianças estratégicas e suba os níveis de seus soldados para enfrentar o inimigo adequadamente. O moral das tropas em combate é um fator importante para a batalha. Alguns fatores determinam se ele sobe ou declina. Você saberá que seu moral está alto quando seus soldados gritam de regozijo. Seu nível de moral sobe toda vez que:

a. você mata um oficial inimigo
b. você possui um oficial em suas fileiras que possui a técnica Rally
c. você toma um acampamento inimigo
d. a cada vez que você mata 50 inimigos

Soldados regulares não possuem a técnica de ataque Musou. Infelizmente, os oficiais inimigos, sim. Portanto, você estará sujeito a ataques poderosos. Você saberá quando os inimigos estiverem prestes a disparar um ataque do tipo. Preste atenção à sua armadura: ela ficará em chamas. Nesse caso, tente disparar seu ataque Musou simultaneamente. As espadas se encontram gerando uma disputa ferrenha. Aperte o botão s repetidamente para ganhar a disputa. Dê umas boas porradas no infeliz. Escolha generais e tenentes de talento para acompanhá-lo nas batalhas. Treine-os e deixe-os impecavelmente preparados para qualquer batalha. Eles serão seu braço direito para a invasão e defesa de território. Você fica extremamente poderoso quando invade uma base e conta com a ajuda desses escudeiros valiosos. Na tela de preparação de batalha, preste atenção ao número de tropas de cada lado. Se você estiver com um número de soldados inferior ao inimigo, não se preocupe. Você só terá de liderar suas tropas de maneira eficiente. O papel do líder supremo de batalha vai muito além de guerreiro. O general supremo costuma ter uma barra de energia maior do que qualquer soldado de suas próprias fileiras. O ataque especial Musou é igualmente importante. Para completar, cada oficial tem características e estilos próprios de combate. Use isso a seu favor. As chances de virar o destino de uma batalha são grandes se você liderar de uma maneira eficaz. Conforme você vai progredindo no jogo, combos aparecem automaticamente. Use-os quando se defrontar com tropas inimigas com um grande número de soldados. O inimigo irá utilizar alguns soldados especiais de vez em quando. Lista dos principais:

a. Sorcerers - soldados que utilizam magia para congelá-lo temporariamente. Eles não possuem armas, é bem fácil de neutralizá-los.
b. Beastmasters - treinadores de tigres. Cada um carrega consigo dois tigres. É impossível matar o tigre. Detone o treinador para afugentar os animais.

Quando for atacar a base principal do lado oponente, você irá se defrontar com o líder inimigo. É bem fácil de reconhecê-lo. Muitas vezes, ele estará montado em um cavalo. Por vezes, em um elefante de guerra. Em ambos os casos, pule e ataque para derrubá-lo. Termine de golpeá-lo no chão. Se quiser se movimentar rapidamente a outra porção do cenário, entre na garupa apertando x ou comece a fase com seu próprio animal. Basta usar os itens Hex Mark Harness, Storm Harness, Elephant Harness ou Mammoth Harness.