The Sims é uma das franquias mais bem-sucedidas do mundo dos games. A fórmula é simples: você cria um personagem e deve viver a vida dele, subindo na carreira e melhorando sua moradia. Com isso, chega ao Facebook The Sims Social, uma mistura da rede com o jogo.

Primeiros passos

Como o jogo funciona dentro do Facebook, a única maneira de jogá-lo é criando uma conta na rede social. Ao abri-lo pela primeira vez, você dá de cara com a tela de criação do Sim. Primeiramente, você pode personalizar o nome, cor da pele e personalidade. Depois, basta clicar em “Customize” para abrir um menu cheio de opções de visual para o personagem.

É importante escolher muito bem a aparência e todas as características, pois você só poderá modificá-las posteriormente se pagar com dinheiro real. Além disso, não é possível começar um jogo do zero, somente com outra conta do Facebook.

As modificações incluem cabelo, sobrancelhas, olhos, nariz, boca, pelos faciais e traje completo. Procure pelos itens que melhor descrevem você e clique em “Play Now”. A anfitriã do jogo é ninguém menos que Laura Caixão (ou Bella Goth, em inglês) — personagem já famosa dos títulos anteriores da série. Ela passa alguns passos básicos para você entender como o jogo funciona.

Cuidando do Sim para evoluir

Como de costume, a missão principal é cuidar do Sim e das suas necessidades. Elas ficam todas no menu de baixo, com ícones que representam como anda o social, a higiene, a bexiga, a energia, a fome e a diversão. Quanto mais verde, melhor. A grande vantagem de deixar tudo no máximo é que o Sim fica com o status “Inspirado” (“Inspired”), o que permite ganhar mais dinheiro em qualquer tipo de tarefa feita.

Os itens que são colocados pela casa continuam essenciais para encher as necessidades. Por isso, ter uma casa bem mobiliada é essencial. Qualquer objeto oferece interações, de forma que você pode cozinhar no forno ou simplesmente cortar aquela erva daninha no quintal. Além disso, qualquer ação desempenhada resulta em algo, seja um pouco de humor (ícones felizes) ou experiência (uma estrela lilás, essencial para evoluir).

Aliás, a evolução do Sim é importante para prosseguir no jogo, pois desbloqueia novos itens, missões e interações. Assim, sempre que você trabalhar de alguma forma, um pouco de experiência vai para uma barrinha no alto da tela, que avisa quanto falta para chegar no próximo nível.

Energia: todos precisam dela

O grande problema de The Sims Social é que, diferente das outras versões do game, você tem uma energia limitada para desempenhar as funções. Você começa com 15, gastos com a maioria das interações, como trabalhos e relacionamentos em geral.

Há diversas maneiras de conseguir mais. Você pode simplesmente aguardar cinco minutos; torcer para que algum amigo envie uma barra de chocolate energética; comprar mais em troca de dinheiro real; visitar um amigo pela primeira vez no dia; ou criar uma poção mágica.

Ganhando dinheiro e melhorando as habilidades

Quem já está acostumado com The Sims sabe que para conseguir dinheiro deve-se arrumar um emprego. Aqui as coisas são diferentes. Você é praticamente um trabalhador autônomo, já que pode ganhar dinheiro com coisas variadas da sua casa. Compor uma canção num instrumento ou escrever artigos jornalísticos no computador são algumas possibilidades.

E junto com isso entram também as famigeradas habilidades. Conforme você trabalha, ganha experiência nessa área e passa a evoluir de nível, gerando muito mais simoleons (a moeda do game). Entretanto, é comum receber dinheiro com plantações de morango ou por um jardim limpo, por exemplo.

Cumprindo as missões

Para que o jogo não se torne entediante, foram acrescentados objetivos, que acabam por guiar você para evoluir cada vez mais. Assim, é normal que alguns ícones de Sims apareçam no lado esquerdo da tela, pedindo para você desempenhar tarefas variadas, seja comprando itens para a casa ou interagindo com seus amigos. Quando se completa tudo, basta clicar no ícone novamente e receber uma recompensa.

Amigos são fundamentais

Se fazer amizades na vida real é importante, em The Sims Social é mais ainda. Você deve adicionar vizinhos clicando nos espaços vazios na parte de baixo da tela ou simplesmente em “Add Friend” (quando uma pessoa já está no jogo). Se ela aceitá-lo, vocês poderão visitar um ao outro e interagir — diversas tarefas dependem disso.

Depois de conseguir amigos, você pode receber e enviar presentes, bastando clicar no ícone de embrulho, no lado direito da tela. São várias opções, sendo que você pode enviar somente um por dia para cada pessoa. Lembre-se de fazer isso, já que ajudar aos amigos sempre dá retornos também para seu jogo.

Uma boa dica é visitar seus amigos uma vez por dia, pois você ganha energia extra. São cinco pontos para gastar com interações na casa dele e mais um ou dois extras, para usar como quiser. Você é livre para fazer de tudo, mas tenha em mente que muitas ações precisam ser permitidas pelo companheiro, desde ser bons amigos até ter um relacionamento firme.

Traços de personalidade

Ao cumprir tarefas e evoluir, é normal ganhar os chamados “Pontos da Vida”. Eles são acumulados em uma tela que pode ser acessada ao clicar em “Traits”, que são os traços de personalidade do personagem. Ou seja, você deve comprar características com os pontos ganhos. Sejam boas ou ruins, elas podem evoluir, para que fiquem cada vez mais fortes.

O problema é que para ter traços diferentes, você precisa comprar também espaços, mostrados no topo da tela juntamente com um preço.

Modo compra e construção

Você pode acessar a loja do game ao clicar em “Shop”, no menu de baixo da tela. As três principais abas são a “Shop” (modo compra), “Build” (modo construção) e “Storage” (inventário, com todos os itens que você recebeu de amigos ou guardou).

O modo compra é dividido em várias categorias, como sala de estar, banheiro, cozinha, jardim, eletrônicos e várias outras. Os objetos, entretanto, são listados por preços diferenciados: “Simoleons” (moeda padrão, recebida nas tarefas), “Social Points” (ganhos ao desempenhar interações com as pessoas) e “SimCash” (dinheiro dourado obtido em troca de reais).

Muitos produtos são bloqueados por níveis do Sim, de habilidades ou da casa, que evolui de valor conforme você compra coisas novas. Assim como ocorre com os trabalhos, alguns objetos podem requerer “ingredientes”, que você consegue ao interagir com coisas ou pessoas. A colocação de um item no cenário é simples. Você pode mover, girar ou vender o que quiser apenas clicando nos ícones que aparecem na tela.

O modo construção permite colocar portas, janelas, pisos e papéis de parede em sua casa. Além disso, você pode comprar salas novas, de tamanhos e preços variados. O problema é que você precisa pedir a ajuda de seus amigos para conseguir levantar as paredes.

Apenas o começo

Esse foi apenas um guia básico de como começar a jogar The Sims Social. Por ser um jogo em constante modificação, novas ferramentas, interações e objetivos devem surgir com o tempo. Agora é só chamar seus amigos e começar a jogar.

Via Tecmundo

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com o autor clicando aqui!