Por mais que a grande maioria dos jogos atuais permitam o upload de replays e a postagem de pontuações ou tempos em rankings online, ainda não há ferramenta melhor que o YouTube para compartilhar seus games. O site, aberto para qualquer um que quiser adicionar conteúdo a ele, abriga centenas de milhares de vídeos de jogos, desde trailers e entrevistas até jogadores exibindo suas façanhas para todo o mundo.

Img_normalApesar da grande quantidade de vídeos “formais”, por assim dizer, o que realmente faz a cabeça dos jogadores são aqueles que mostram bugs, erros de jogo, jogabilidade com maestria ou, simplesmente, situações engraçadas que ocorreram enquanto alguém jogava algum título. Não é difícil encontrar cenas desse tipo no YouTube e, caso o usuário siga pelas sugestões relacionadas pelo site, a diversão está garantida por horas.

Pensando nisso, o Baixaki Jogos separou uma coletânea de vídeos divertidos ou curiosos para iniciar este final de semana. Prepare um balde de pipoca, relaxe na cadeira e aproveite a nossa seleção.

Sinta medo, muito medoTerror públicoAmnesia: The Dark Descent é um jogo muito assustador. Mas apenas dizer isso é menosprezar o potencial desse game. Segundo alguns, incluindo membros da imprensa especializada, o título é o game mais medonho que já chegou ao mercado, principalmente devido à ausência de armas e aos monstros que caçam o personagem principal sem parar.

Um usuário do YouTube, de nome impublicável, comprovou em definitivo a experiência assustadora que é jogar Amnesia. Conectado via Skype com um grupo de amigos, que também jogavam o título, ele chega a fugir da frente do computador por duas vezes, enquanto grita sem parar.

Assustar os jogadores até a alma, porém, não é exclusividade do game. Outros jogos também são responsáveis por vídeos hilários como o acima. Nesse caso, o objeto de terror é o clássico Resident Evil 2, e o assustado em questão é um jogador japonês. No caso dele, porém, o medo ultrapassa qualquer barreira de normalidade e, em diversos momentos, ele está tão aterrorizado que mal consegue dar um passo à frente.

Considerado o principal concorrente de Resident Evil, Dead Space também tem sua cota de sustos. Neste vídeo, o jogador acredita estar em uma área segura mas, como sempre acontece em jogos do gênero, algo muito estranho sempre está prestes a acontecer.

Uma redublagem de F.E.A.R., porém, transformou o medo que dá título ao jogo em humor. Criado por um brasileiro, o vídeo adiciona uma camada completamente inédita ao título e mostra como um pouco de criatividade pode transformar até o pior dos pesadelos em uma piada.

Na falta do que fazer...Inventando modaGames, para muitos, são uma diversão casual. São a ferramenta ideal para fugir do tédio e passar alguns minutos ou horas em um mundo bem diferente, com pessoas, situações e atitudes bem mais legais do que nossa experiência diária. Às vezes, porém, é possível gostar tanto de um título que não é possível parar de jogar, e o tédio do mundo se transfere para dentro daquele mundo fantástico.

É o caso do usuário RoyalHoodie, que decidiu brincar com a física de Halo: Combat Evolved. Com granadas e explosivos bem colocados, o resultado é uma festa de Spartans e veículos voadores, editados com músicas que nada tem a ver com o FPS, mas que se encaixam perfeitamente nas cenas.

As cenas acima talvez tenham inspirado o pessoal do Achievement Hunters, especializados em realizar tutoriais em vídeo para obtenção das conquistas mais complicadas dos games. Aqui, porém, eles se divertem com a física de Halo: Reach tentando acertar pulos impossíveis ou disparar bolas de golfe gigantes para dentro de buracos explosivos.

Crysis também conta com um sistema físico apurado que inclui, entre outras coisas, lançamento de tartarugas. Neste vídeo, o usuário Namakan5157 cria um circuito completo para testar o jogo, e obtem resultados interessantes com tiros e explosões bem encaixadas.

Nesse quesito, a perversão da física em Grand Theft Auto IV também deve ser citada. Apesar de possuir um sistema de colisões que transforma o jogador em um boneco de pano, a Rockstar incluiu (intencionalmente ou não) um balanço revoltado em um determinado parque da cidade. Quando tocado, o brinquedo é capaz de lançar carros ao céu.

Quando estão entediados, alguns jogadores com conhecimentos avançado podem também criar seus próprios jogos. No caso do mod Koryu, de Street Fighter IV, algumas convenções físicas são alteradas, bem como os níveis de ataque. O resultado é uma chuva de hadoukens, bem como golpes ultra rápidos e diversos bugs beme engraçados.

Os jogadores perfeitose suas façanhas inacreditáveisApesar do assunto desse artigo não ser recordes miraculosos, é difícil não se impressionar com a habilidade mostrada por alguns jogadores no YouTube. Observem, por exemplo, o usuário RoahmMythril, capaz de terminar Mega Man 3 sem sofrer um único dano. No vídeo abaixo, ele passeia pela fase de Needle Man, um dos chefes mais complicados do game.

E quanto ao clássico vídeo de um jogador que termina Super Mario Bros 3 em 11 minutos? Correndo sem parar pelos cenários e usando as flautas mágicas sempre que possível, esse fanático não só obtém a façanha em tempo recorde como termina o game com 99 vidas. E pensar que você, quando criança, lutava até mesmo para passar do primeiro mundo.

O machado Tomahawk, devido ao seu poder de matar inimigos com um único golpe, se tornou a arma favorita dos fãs de Call of Duty: Black Ops. O YouTube está lotado de vídeos com mortes estranhas e absurdas obtidas com a arma, mas nenhum deles é tão épico quanto este, em que o jogador atira a arma e atinge em cheio um RC Car, detonando-o e assassinando quatro oponentes simultâneamente.

Já ouviu falar em Justin Wong e Daigo Umehara? Assim como PlayStation 3 e Xbox 360, os dois estão continuamente brigando pelo título de melhor jogador de Street Fighter do planeta. No vídeo abaixo, retirado da semifinal de um torneio de 2004, Daigo utiliza sua ousadia e habilidade para virar uma luta que parecia perdida e se classificar. A comoção dos espectadores é impressionante.

Wii have a problemMovimentos e seus problemasO advento dos consoles de movimento trouxe uma série de novidades ao mundo dos games. Agora, os jogos deixaram de ser uma forma sedentária de entretenimento. Para se dar bem em games do Wii, PlayStation Move ou Kinect, é preciso se mexer, e muito. Adicione pessoas desajeitadas a essa fórmula, e é possível imaginar o resultado.

Nossa primeira vítima é um gato inocente. Sem conhecer as maravilhas da tecnologia moderna, o pobre felino resolveu passear pela casa bem no momento em que seu dono jogava uma partida de um game para Kinect. Confira o resultado:

Acidentes causados pelo Wii Remote já são uma piada velha. Mas momentos em que tudo dá errado sempre são mais divertidos quando acontecem na televisão, ao vivo e perante milhares de expectadores. No caso do vídeo abaixo, a destruição não chega nem a ser causada pelo joystick do console da Nintendo, e sim por um acessório (mal) conectado a ele.

Em uma partida de Wii Sports, porém, nem sempre tem como vítimas os próprios jogadores ou seus televisores de LCD. As vezes, o envolvimento de um grupo na jogatina é tanto que até mesmo espectadores podem sofrer acidentes devido à utilização, nesse caso, de um joystick imaginário.

Voltando ao Kinect, dessa vez para uma compilação dos acidentes mais engraçados já registrados com uma câmera. A maioria dos jogadores não respeita os avisos da Microsoft sobre jogar em um local que tenha espaço adequado e, por isso, acabam aparecendo para todo o mundo de uma forma não muito legal, mas bem engraçada.

Bugsque são muito mais do que bugs

O YouTube também pode constituir o terror dos desenvolvedores de jogos. Com a facilidade de se capturar e enviar um vídeo para o site, nenhum problema de programação fica por muito tempo sem ser descoberto e, uma vez na rede, pode ser assistido por milhares de pessoas.

Alguns, inclusive, se transformam em meme, as piadas virais que se espalham com uma velocidade absurda na internet. É o caso de Get Down, música japonesa que foi editada sobre um vídeo que exibia um bug em 007 Goldeneye, FPS clássico para o Nintendo 64. O problema ocorria quando o cartucho não era inserido adequadamente no console.

A lenda diz que aqueles que matam um unicórnio e bebem o sangue do animal ficam para sempre amaldiçoados. Ok, essa é uma história do mundo de Harry Potter. Em Red Dead Redemption, o efeito causado pela morte de um unicórnio pode ser muito engraçado, já que o bicho, mesmo após levar um tiro na cabeça, se recusa terminantemente a ficar parado.

De acordo com estudos de biologia, nenhum vírus existente no mundo é efetivo contra 100% da população, e sempre existirão aqueles que jamais morrerão por meio dele. Felizmente, em Left 4 Dead 2, Nick é um destes imunes e, mesmo sendo atacado por dezenas de mortos-vivos, não morre jamais. A cena, claro, é ocasionada por um bug.

Que tal juntar duas paixões: futebol e videogames? É isso que séries como FIFA fazem com maestria. Apesar disso, os games da franquia não estão livres de bugs e é justamente isso que o vídeo abaixo, da versão 11, demonstra. Ao bater um pênalti, o jogador simplesmente desmonta e, como nos antigos bonecos Comandos em Ação, perde o contato com a parte inferior de seu corpo.

A compilação acima é apenas uma minúscula amostra das cenas engraçadas e interessantes que estão disponíveis no YouTube. E para você, leitor, qual vídeo de game é o mais divertido? Deixe um link nos comentários.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com o autor clicando aqui!