Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, YuYu Hakusho, Shurato e tantos outros ícones do passado marcaram a história dos animes e mangás no ocidente. A banda desenhada japonesas de traço diferenciado conquistou uma legião de fãs e, com o tempo, se transformou em animes (animações para televisão) e jogos de video game.

A cada geração uma nova leva de heróis desponta no oriente com um único objetivo, conquistar o mundo! Depois do sucesso retumbante de Goku, Seya e companhia durante a década de 1980, foi a vez dos intrépidos ninjas de Konoha ganharem a cena.

No final dos anos 1990, o jovem Naruto Uzumaki surgiu com um carisma inegável e uma incrível propensão para confusões. Assinado por Masashi Kishimoto, o mangá Naruto virou uma febre mundial e logo foi adaptado para a televisão — em uma série que já soma mais de 220 episódios — e em diversas linhas de jogos para múltiplas plataformas.

Para que você não se perca no meio de tantos lançamentos — são mais de 50 títulos — o Baixaki Jogos preparou uma breve seleção com as principais linhas baseadas nos destemidos ninjas púberes de Masashi Kishimoto.

Rise of a Ninja e Broken BondA primeira incursão de Naruto no Xbox 360 é um dos melhores títulos inspirados na franquia criada por Masashi Kishimoto. Em Naruto: Rise of a Ninja — e na sua continuação, The Broken Bond — acompanhamos os primórdios da saga dos ninjas de Konoha tudo isso com direito a gráficos detalhados, jogabilidade afiada e uma narrativa muito bem trabalhada.

Ultimate NinjaA linha Ultimate Ninja, ou Narultimate Ninja, acompanhou as aventuras do Time 7 e os outros ninjas da Vila da Folha desde o início até a fase Shippuden. São cinco títulos para o PS2 e outros quatro para o PlayStation Portable, até que a linha evoluiu e se transformou em Ultimate Ninja Storm, expandindo seu território até o Xbox 360.

Clash of NinjaA série Clash of Ninja, também conhecida como Gekito Ninja Taisen, nasceu no GameCube e passou para o Nintendo Wii. Combates dinâmicos e os gráficos estilizados caracterizaram a linha exclusiva das plataformas da Nintendo.

Uzumaki ChroniclesOriginal do Playstation 2, a linha trouxe histórias originais inspiradas na obra de Masashi Kishimoto. Além disso, diferente das séries Ultimate Ninja e Clash of Ninja, Uzumaki Chronicles não era um jogo de luta, mas um título de aventura. Depois de uma sequência lançada para o PS2, a franquia perdeu o codinome Uzumaki Chronicles 2 e se transferiu para o PSP. Na nova fase entregou duas edições inteligentes: Akatsuki Rising e Kizuna Drive — mais uma vez mostrando histórias não contadas no anime e mangá.

Ninja CouncilConhecida no Japão como Saikyo Ninja Daikesshu, a série Ninja Council — desenvolvida pela Aspect e publicada pela Tomy, alberga seis títulos para plataformas portáteis da Nintendo, sendo que as duas primeiras foram lançadas para o Game Boy Advance. A franquia Ninja Council possui uma jogabilidade ágil, no estilo Beat ‘em Up e uma narrativa diferenciada.

Ninja DestinyA saga de Naruto é transportada para dentro do Nintendo DS. Acompanhando a mesma trama do anime e mangá, os jogos da linha Ninja Destiny trazem os principais combates da história de Naruto com direito a multiplayer wireless e combos letais.

Path of the NinjaEm Path of the Ninja você acompanha os arcos de história do anime e um jogo com toques de RPG. Exploração do cenário e muito conteúdo para os donos do Nintendo DS e verdadeiros fãs da série. A linha Path of the Ninja já conta com três títulos; no entanto, Naruto RPG 2: Chidori vs. Rasengan, segundo título da série, só foi lançado no Japão.

Shinobi RumbleA pancadaria toma conta do Nintendo DS. Em Shinobi Rumble os ninjas de Konoha mostram todas suas técnicas em combates ferozes com direito a partidas multiplayer com suporte para até quatro jogadores simultâneos. O elenco traz 16 personagens que recriam nas telas do portátil alguns de seus golpes mais famosos.

Dragon Blade ChroniclesDragon Blade Chronicles não é a melhor adaptação de Naruto para os video games, todavia, é uma das poucas que realmente traz algo de novo. O título, que é uma exclusividade do Nintendo Wii, apresenta uma história totalmente inédita que certamente agradará aos fãs da série. A presença de personagens icônicos como — os senins Jiraya e Tsunade — e uma trama original compensam eventuais falhas da jogabilidade.

Participação especial...Além de estrelar uma série de títulos próprios, Naruto também marca presença em outros jogos. Destaque para Jump Ultimate Stars (Nintendo DS) e Battle Stadium D.O.N (GameCube); em ambos os títulos você encontra personagens das principais linhas de mangá publicados na renomada revista japonesa, Shonen Jump.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com o autor clicando aqui!