vale a pena?
Desde o início da expansão de consoles caseiros pelo mundo, quando o Super Nintendo (SNES) salvou o mercado de videogames com um desempenho de vendas simplesmente fenomenal, batido, até hoje, somente pelo PlayStation e PlayStation 2, jogos de corrida futurista fazem muito sucesso entre os gamers.

Voe em alta velocidade em 7 cenários diferentes.Títulos como Top Gear, Rock’n’Roll Racing e F Zero — todos para o Super Nintendo — comprovam essa afirmação. O sucesso de todos foi muito intenso: Top Gear ganhou diversas seqüências ainda no SNES, F Zero possui jogos em diversos videogames da Nintendo, como o Nintendo 64, o Game Cube e o Game Boy Advance.

Infelizmente Rock’n’Roll Racing não recebeu outros lançamentos, mas até os dias atuais, o jogo é aclamadíssimo por público e crítica como tendo oferecido uma das melhores jogabilidades e trilha sonora de todos os tempos, bem como gráficos de altíssima qualidade para a época.

Um F Zero da nova geração

Fatal Inertia EX lembra muito o clássico F Zero. Apesar de os circuitos serem em um campo muito mais amplo que os da série clássica, as naves e alguns dos efeitos visuais remetem diretamente ao jogo criado pela Nintendo.

naves voando em diversas paisagens e atacando umas às outras.Entretanto, Fatal Inertia EX apresenta um amplo arsenal de armas que visam interferir — direta ou indiretamente — na velocidade das naves inimigas ou da nave do jogador. Entre elas, estão foguetes, esferas magnetizadas, pulsos eletro-magnéticos e muito mais.

A verdadeira diversão do jogo está em combater os adversários usando os diversos armamentos disponíveis das mais diversas formas. Além disso, outro aspecto que chama a atenção é que o jogador deverá aprender a se desvencilhar dos ataques adversários.

Em modos de jogo como o Magnetic Mayhem, por exemplo, escapar das inúmeras esferas magnéticas arremessadas pelos adversários é quase um desafio maior do que manter-se em primeiro lugar.

Diversas armas tornam a experiência muito mais excitante.

a obrigação de usar movimentos como o “barrel roll” — em que a nave gira lateralmente — para  escapar dos ataques inimigos amplifica a dificuldade do jogo ao obrigar o corredor a estar sempre atento, mesmo que esteja no meio de uma reta.

Ao mesmo tempo que o jogo exige o uso de diversos botões diferentes ao mesmo tempo, Fatal Inertia EX não torna a jogabilidade confusa. Isso aumenta consideravelmente a nota da jogabilidade, já que demonstra bom senso e equilíbrio por parte dos desenvolvedores.

Modos de jogo

Fatal Inertia EX conta com 5 modos de jogo diferentes, sendo eles: Melee, Knock Out, Velocity, Magnet Mayhem e Time Trial. Cada um deles está explicado detalhadamente abaixo.

  • Melee

No modo Melee, o objetivo é chegar em primeiro lugar. Porém, para isso, os corredores contam com acesso a todas as armas do jogo: pulsos eletromagnéticos, foguetes, esferas magnéticas e explosões impulsivas preenchem o circuito durante todas as voltas.

  • Knock Out

Nesta modalidade, o jogador tem acesso a todas as armas, como no modo Melee, mas em Knock Out, é importante manter-se sempre na frente, já que neste modo o último colocado é destruído a cada volta.

  • Velocity

Ao contrário dos modos anteriores, em Velocity os únicos itens disponíveis são o foguete (que pode ser usado como propulsão extra) e o force blast — que também serve como propulsão extra , porém é usado de outra forma.

  • Magnet Mayhem

Em Magnet Mayhem, o jogador tem acesso ilimitado a esferas magnéticas, já que o seu arsenal é recarregado a todo momento durante a corrida. O modo cria uma grande confusão com inúmeras esferas luminosas tomando conta do circuito.

  • Time Trial

O modo mais simples e menos atrativo do jogo, em Time Trial o jogador corre
sozinhopelapista e não possui acesso nem mesmo aos itens que aumentamFatal Inertia EX é indicação certa para os donos de PS3 que são fãs de velocidade.a velocidadeda nave. Como em todo Time Trial,o objetivo aqui é bater o próprio recorde quantas vezes conseguir.

O modo Multiplayer permite que os jogadores escolham qualquer dos modos acima — com exceção do modo Time Trial — para competir em corridas online ou ainda offline, aceitando 2 jogadores no modo split screen.

Gráficos impressionantes

Não é todo dia que um jogo lançado para a PlayStation Store apresenta gráficos com tanta qualidade como os de Fatal Inertia EX. É quase inacreditável que Fatal Inertia EX possua a qualidade gráfica que tem sendo um jogo disponível somente para download, através da rede online do PlayStation 3.


Aproveite cada instante das pistas insanas de Fatal Inertia EX.As texturas são bemdesenvolvidas, a modelagem é excelente, não apresentando quase nenhum serrilhado e a iluminação também causa boa impressão. Um dos aspectos mais notáveis dos gráficos de Fatal Inertia EX é a qualidade da água de um cenário cuja corrida é sobre o mar.

A movimentação da água e o reflexo dela são capazes de deixar alguns jogadores boquiabertos: Ao se deparar com a qualidade da água, o jogador fica com a certeza plena de que o jogo valeu cada centavo.

Um jogo econômico e compensador

É importante alertar os jogadores para que não comprem Fatal Inertia EX esperando um jogo com a qualidade de Gran Turismo 5. É evidente que nenhum jogo de corrida da PlayStation Network será capaz de superar Gran Turismo 5, porém, sem dúvidas, Fatal Inertia EX vale a pena por sua qualidade avassaladora.

Poucos jogos disponíveis no sistema online do console da Sony possuem qualidade similar à de Fatal Inertia EX. O jogo apresenta uma grande variedade de circuitos, modos de jogo e cenários, bem como um modo multiplayer bastante interessante, oferecendo uma vida útil incomum nos jogos da PlayStation Store.


O preço do jogo também é bastante agradável: Enquanto jogos para PS3 custam, em média, duzentos reais, Fatal Inertia está disponível para download na PlayStation Store por apenas US$ 39,90, aproximadamente setenta reais, pela cotação do dólar no dia em que esta análise foi escrita.