aprovado
reprovado
vale a pena?
Fãs de incríveis e violentos combates com movimentos espetaculares e armas desvastadoras não devem em hipótese alguma deixar de jogar God Of War, um dos melhores jogos de ação em terceira pessoa já feitos para o PS2. Contando com um anti herói como protagonista e uma história 100% adequada a ele, o game transporta o jogador a uma Grécia antiga recheada de personagens mitológicos e desafios extremos.

Combatendo o deus da guerra

Em God Of War jogador é colocado na pele de Kratos, um personagem egoísta e violento que, após 10 anos de pesadelos horrendos — causados por um fato marcante em seu passado — deve salvar a cidade de Atenas da ameaça que a assola: a fúria do deus da guerra. Com a promessa dos outros deuses de o livrar de tais pesadelos, Kratos não pensa 2 vezes antes de mergulhar de cabeça na sua mais perigosa aventura.

Os recursos de Kratos

Para ajudá-lo, Kratos possui uma arma não usual, a chamada blades of chaos, que consiste em um par de espadas acopladas à correntes amarradas à suas mãos. Com o auxílio das correntes, o personagem desfere ataques incríveis, atingindo inimigos a uma distância que outras espadas não alcançariam. Elas são usadas na maior parte do jogo, porém não são as únicas armas disponíveis.

Ao longo de sua jornada, Kratos recebe presentes dos deuses que o ajudam ainda mais a derrotar seus inimigos. Poseidon lhe dá o dom de desferir uma descarga elétrica ao seu redor, enquanto Era lhe dá a cabeça de uma medusa, capaz de petrificar seus oponentes. Há também os raios dados por Zeus, que atingem inimigos à distância, e a espada de Arthemis, outra opção de espada. Finalmente, há o poder de Hades, que consistem na habilidade de controlar almas do inferno a seu favor em batalhas desfavoráveis.

Um ponto forte do jogo é o fato de se poder melhorar as armas de Kratos utilizando pontos de experiência, aumentando assim seu dano e lhe rendendo novos combos. As magias dadas pelos deuses também podem ser evoluídas através dos pontos de experiência, aumentando sua eficiência.Outro recurso para melhorar o desempenho de Kratos são 2 tipos de ítens achados ao longo do jogo: as phoenix feathers e os gorgons eyes, que aumentam a barra de magia e vida, respectivamente.

Batalhas

O sistema de luta de God Of War proporciona uma diversão incrível por ser descomplicado e funcional. Os combos são de fácil execução, e os movimentos desferidos por Kratos são incrívelmente eficazes, possibilitando batalhas contra diversos inimigos.Contudo, nem só de ataques se faz uma batalha. Para desviar dos golpes de seus oponentes, o jogador deve usar o analógico direito, fazendo com que Kratos role rapidamente, saindo da área de perigo e evitando os ataques.

Movimentos de contexto

Além dos ataques usais, em God of War há uma possibilidade extremamente inovadora de acabar com seus inimigos: através de mini games, que envolvem controles de contexto. Quando um inimigo específico está com sua vida quase esgotada, uma indicação sobre um determinado botão a se apertar aparece sobre sua cabeça. Isso significa que o jogador pode ativar o mini game.

Se, por exemplo, Kratos luta contra um monstro gigante, ao ativar o mini game, o jogo lhe mostra comandos a serem executados em um certo tempo e sequência. Se o jogador obtiver sucesso, o inimigo morre, ou sofre um dano considerável.Outra possibilidade do mini game, quando Kratos se encontra em uma situação onde deve aplicar uma força muito grande, é o uso de um comando de repetição, no qual a velocidade no controle determina o sucesso. Essa possibilidade também pode ocorrer em contextos fora dos combates, como para abrir portas ou caixas, por exemplo.

Enigmas

Nem só de golpes violentos e magias incríveis vive um herói. Para suceder em sua aventura, Kratos deve resolver diversos enigmas ao longo de seu caminho que farão o jogador perder os cabelos. Apesar de difíceis, porém, os puzzles não são impossíveis. Eles geralmente consistem utilizar seqüências de alavancas ou petrificar inimigos em cima de botões que abrem portas.

O clima da batalha

Os cenários de God of War são impressionantes, com elementos incríveis e uma iluminação perfeita, sendo os gráficos do game bastante interessantes para um jogo de PS2. Se os inimigos são grandes e impressionantes, os golpes que Kratos usa para destrui-los são um show a parte.Os efeitos sonoros do game são muito bons também, que, acompanhados por uma trilha sonora orquestrada, fazem o jogador se sentir em uma verdadeira guerra mitológica.