A rede Xbox Live finalmente chegou, hoje, oficialmente ao Brasil. O Baixaki Jogos não poderia deixar de conferir essa grande novidade e migrou sua conta da Xbox Live americana para a brasileira. O processo é simples, porém é bom ter paciência para executá-lo através do site oficial do Xbox.

Deparamo-nos várias vezes com a tela acima, talvez seja porque há muitos usuários loucos para experimentar a rede em sua versão verde e amarela. Deixando o glitch de lado, tudo o que você precisa fazer para criar ou migrar sua conta é acessar o site Xbox.com e clicar na opção "Entrar". Perceba que pode existir um defeito no site que torna a opção "Assinar Agora" inutilizada.

Depois disso, utilize os dados da sua conta — email associado ao seu Gamertag e a senha — para entrar no seu perfil ou crie uma nova conta com o link da imagem abaixo.

Se você pretende migrar a sua conta, enquanto você estiver propriamente logado, acesse "Meu Xbox" e em seguida a opção "Contas".

Agora, clique em "Manage Account Region" para alterar a região associada à sua conta na Xbox Live.

Os passos seguintes são mais intuitivos, basta aceitar os termos de uso e continuar a avançar as páginas e preencher os formulários para alteração de dados.

Por último, só é preciso sair do PC e ligar o console para resgatar a Gamertag ou verificar a atualização da sua conta.

Outra opção é gerenciar os dados da sua conta através do console, mas usar o site oficial  do Xbox não deixa de ser o método mais plausível por ser simples para quem já está na frente do PC lendo istas instruções.

Vale lembrar que, supostamente, quando você entrar na Live norte-americana, o seu IP será identificado e automaticamente um convite surgirá para migrar a sua conta automaticamente. Portanto, o procedimento acima pode vir a ser dispensável no futuro.

Vale a pena?

A versão brasileira da rede Xbox Live pretende oferecer preços mais acessíveis — capazes de competir com os dos cartões comprados nos Estados Unidos — e todo o conteúdo encontrado na versão estrangeira da rede: versões demonstrativas de games, títulos disponíveis na Live Arcade, DLCs e promoções.

Além disso, o serviço Games on Demand (traduzido como "Jogos sob Demanda") também está funcionando. Para quem não conhece, Games on Demand é um meio de distribuição digital de softwares semelhante à Xbox Live Arcade, porém com os grandes títulos que são vendidos nas revendedoras. No entanto, na rede brasileira só há Halo: Waypoint, que nem ao menos é propriamente um jogo e sim um canal de acesso a novidades para os fãs de Halo.

Para dar falsas esperanças, a Microsoft pensou em oferecer um belo incentivo para migrações e criações de contas: assinaturas Gold receberiam 1.600 Microsoft Points e novas assinaturas gratuitas começariam com 800 Microsoft Points... Infelizmente, não foi isso o que aconteceu. Ainda assim, você recebe um mês gratuito de assinatura Gold ao criar uma conta na Live.

Não há nenhum presente especial da Microsoft para quem optar em participar da versão brasileira da rede e, além disso, existem reclamações de jogadores que perderam seu Gamerscore após realizar a migração (considere apenas como rumores). Nós do BJ, por outro lado, estamos com todos os nossos pontos intactos.

Você também mantém os seus preciosos Microsoft Points, sendo muito importante garantir que você já tenha utilizado todos os seus códigos de resgate, pois depois de migrar para a Xbox Live brasileira não será mais possível utilizar cartões estrangeiros.

A coisa está só começando... Não é possível garantir que o serviço aqui passe a ficar mais vantajoso do que o seu modelo norte-americano, por isso é melhor aguardar mais um tempinho antes de pensar em migrar.

Já para quem não tem nada a perder (aqueles que ainda vão criar suas contas na Live) sejam bem-vindos aos mais de 20 milhões de usuários. O próprio Major Nelson até deu um recado aos países que estão se juntando à rede agora.

A única preocupação com a Live brasileira é se ela conseguirá sempre estar atualizada, com as mesmas novidades da Live estrangeira. No mais, o serviço está agradável, valendo destacar o suporte técnico para o nosso país e para a compra de produtos com a nossa moeda.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com o autor clicando aqui!