Img_normal

A Electronic Arts parece passar atualmente por bons ventos — diferente do que tem ocorrido com a THQ. Pelo menos foi isso que os números relativos ao ano fiscal finalizado em março demonstraram. Ademais, a empresa surge cheia de promessa para o ano fiscal atual, com lançamentos de peso e uma declaração interessante: as pré-compras para Battlefield 3 já são bem maiores do as de Bad Company 2. (Vale lembrar que a cotação do dólar hoje, 5, está em R$ 1,62)

Durante o ano fiscal finalizado no dia 31 de março a EA perdeu US$ 276 milhões — cifra, de qualquer forma, muito mais animador do que os US$ 677 milhões perdidos no ano fiscal anterior. As vendas, entretanto, permanecerem relativamente estagnadas, registrando US$ 3,589 bilhões — foram US$ 3,654 bilhões no ano anterior. Os números para o último trimestre do ano fiscal de 2010 também não foram ruins: foram US$ 151 milhões, comparados aos US$ 30 milhões registrados no mesmo período do ano passado.

Battlefield 3 começando com o pé direito

No que diz respeito à reformulação da série Battlefield, as coisas parecem ir “muito bem, obrigado” para a EA. A publicadora afirmou que Battlefield 3 apresenta atualmente um valor em pré-compras 700% maior do que a soma angariada por Battlefield: Bad Company 2 — último título da série, lançado durante o ano passado.

Sem segredos, é claro: “Nós temos um grande competidor, mas ao comparar o potencial com Call of Duty para o terceiro trimestre, nós temos uma engine superior, um estúdio de desenvolvimento superior e, de forma geral, um jogo superior”, alardeou o presidente Frank Gibeau. “A nossa meta se resume a ganhar uma fatia significativa na grande categoria representada pelo FPS [tiro em primeira pessoa], deixando o outro competidor na defensiva”.

Mais números. Novas expectativas

Ademais, a EA ainda compartilhou alguns números interessante. FIFA 11 vendeu 11 milhões de unidades, enquanto que Bad Company 2 acaba de atingir 7 milhões de cópias vendidas. Need For Speed: Hot Pursuite Madden 11 atingiram 5 milhões de unidades cada um. Dead Space 2também tem se saído bem: cumulativamente, as vendas do título estão 40% maiores do que o jogo anterior, considerando-se a mesma fase do ciclo de vida.

Img_normalA publicadora ainda incluiu nos lançamentos para o próximo ano fiscal o aguardado Mass Effect 3para o quatro trimestre do ano fiscal atual, confirmando ainda Kingdoms of Amalur: Reckoning para os mesmos três meses iniciais de 2012. Need for Speed The Run, anunciado recentemente, foi confirmado para o final do ano. Além desses, Star Wars: The Old Republic para o segundo ou terceiro trimestre do atual ano fiscal.

Por fim, a EA se mostrou particularmente esperançosa em relação à sua fatia no mercado de jogos vendidos digitalmente. Foram US$ 211 milhões acumulados durante o ano fiscal de 2010, salto considerável a partir do US$ 144 milhões do ano fiscal anterior. “Nós excedemos substancialmente a nossa ambição em relação aos lucros do mercado digital”, afirmou o CEO da empresa, John Riccitiello, que espera transformar a EA “de uma grande companhia de jogos em mídia física” em uma “companhia com integração completa” com o mercado digital.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com o autor clicando aqui!