Img_normal
A NPD liberou hoje os números de vendas de consoles e games durante todo o mês de maio. A relação é motivo de comemoração para a Blizzard, que viu toda a expectativa em torno de Diablo III transformando-o no primeiro game a liderar o ranking desde julho do ano passado, deixando para trás grandes potências lançadas em todas as plataformas.

Max Payne 3 ficou em segundo lugar e, apesar do resultado ser significativo, o total de vendas esteve abaixo do esperado. Segundo o analista Michael Pachter, que teve acesso ao relatório completo do NPD, as vendas do título ficaram cerca de 50% abaixo do obtido por L.A. Noire no mesmo período. Para o especialista, a Rockstar cometeu um erro ao adiar Grand Theft Auto V para trabalhar no game.

Confira a lista completa:

Ao todo, o Mercado de jogos acumulou US$ 516,5 milhões em maio de 2012, um total que representa queda de 28% em relação ao obtido no mesmo período do ano passado. O NPD não contabiliza dados relativos à distribuição digital e estima que os resultados relatados compreendem cerca de 60% do mercado total de jogos.

Microsoft e Nintendo na liderança


Todos os consoles, com exceção do Nintendo 3DS, apresentaram queda nas vendas durante o mês de maio. O portátil, porém, registrou aumento de 17% em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, a casa de Mario vendeu 285 mil consoles no mês passado, um número que reúne o obtido pelo Wii e todas as versões do DS, além do aparelho tridimensional.

A liderança do mercado, porém, continuou com a Microsoft pelo 17º mês consecutivo. Com 160 mil unidades do Xbox 360 vendidas, a empresa comemorou a marca de dominação de 45% do mercado e os números que a colocam como a líder em vendas da atual geração. Um ranking geral de plataformas, porém, não foi revelado pelo NPD.

A Sony preferiu não divulgar as vendagens do PlayStation 3 e Vita, limitando-se a afirmar que os consoles tiveram resultados expressivos devido a títulos como Starhawk e MLB 12: The Show. A empresa também citou um grande crescimento no mercado digital, mas sem citar números.

De acordo com a empresa, os bons resultados de jogos presentes no PlayStation 3 mostram que seu compromisso está mais forte do que nunca. A line-up futura de exclusivos, que inclui games como God of War: Ascension, Assassin’s Creed III: Liberation e Beyond: Two Souls, é apenas mais uma prova de que os aparelhos da Sony continuarão em um bom momento até o ano que vem.

Fontes: VG24/7, Computer and Videogames, Twitter de Michael Pachter

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com o autor clicando aqui!