Responsável pela trilha sonora da série e do filme Silent Hill, o japonês Akira Yamaoka fará seu primeiro show no Brasil durante a quinta edição do Video Games Live, o maior concerto de game music do mundo, que acontece no dia 10 de outubro, no Canecão. Quem também vem ao Brasil pela primeira vez é Gerard K. Marino, compositor da trilha sonora do sucesso God of War, que lhe rendeu uma indicação ao famoso prêmio BAFTA (British Academy Of Film and Television Arts). Gerard também criou músicas para a série Supernatural e para trailers de filmes como “Hellboy II”, “Piratas do Caribe 3: No Fim do Mundo” e “Superman: O Retorno”. O evento é realizado pela produtora carioca Conexão Cultural, que trouxe o VGL ao país desde a sua primeira edição brasileira em 2006.
 
Criado em 2005, nos Estados Unidos, o grandioso evento interativo é uma proposta inovadora de concerto. Diante de um telão, onde são exibidos trechos dos games mais famosos do planeta, uma orquestra toca em sincronia com o jogo, levando a platéia ao delírio. Na edição 2010, o maestro Emmanuel Fratianni rege a Orquestra Sinfônica Villa-Lobos, composta por 43 músicos.
 
É a mistura de um concerto, com a vibração de um show de rock. Desde a sua primeira edição em 2005, o VGL já atraiu mais de 1 milhão de pessoas, passando por países e cidades como Nova York, Londres, Paris e Seoul. É a quinta vez consecutiva que o Brasil está na rota da turnê mundial do Vídeo Games Live.
 
O VGL foi idealizado pelo maestro Jack Wall e pelo compositor Tommy Tallarico, músicos que compuseram temas de jogos como Earthworm Jim e Myst. O evento conta com a trilha sonora de jogos como Super Mario Bros e clássicos como Final Fantasy.
 
Cosplay e Guitar Hero – a mais perfeita caracterização e o melhor guitarrista

Durante o evento acontece o concurso Cosplay – o público elege a mais perfeita caracterização de personagem - e o Guitar Hero, no qual o melhor guitarrista (selecionado no pré-show) sobe ao palco para tocar com a orquestra. Sem contar o play free que rola nos estandes do pré-show.
 
Patrocinado pela Oi, o VGL tem o objetivo do mostrar que o videogame também é cultura e grande fonte geradora de empregos diretos e indiretos em todo o mundo.

Confira quem vai estar lá:

  • Tommy Tallarico: É o maior compositor de game music do mundo (compôs trilha para 275 games, como Tony Hawk Pro Skater, Spider Man, Earthworm Jim, Unreal, Mortal Kombat, e Time Crisis) e está no Guiness Book of World Records – Gamer´s Edition. Tommy também é o fundador e presidente da Game Áudio Network Guild – G.A.N.G, organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de promover a excelência nas trilhas dos jogos eletrônicos.
  •  Emmanuel Fratianni: pianista, compositor de jazz e maestro. Mora em Los Angeles e sua música está presente em trilhas para filmes, programas de televisão, comerciais publicitários, concertos e vídeo games. Sua música operática para videogames recentemente inovou ao ser o primeiro videogame a atingir o ranking dos dez CDs mais vendidos da revista Billboard com o lançamento do EMI Classics Vidoe Game Live, Vol. 1.
  • Gerard K. Marino: compositor da trilha sonora da série God of War, que lhe rendeu uma indicação ao prêmio BAFTA (British Academy Of Film and Television Arts). Gerard também criou músicas para a série Supernatural e para trailers de filmes como “Hellboy II”, “Piratas do Caribe 3: No Fim do Mundo” e “Superman: O Retorno”.
  • Akira Yamaoka: Responsável pela trilha sonora da série e do filme Silent Hill, Akira fará sua primeira apresentação no Ocidente durante o Video Games Live. O japonês também é conhecido pelo álbum iFuturelist.
  • Orquestra Sinfônica Villa-Lobos: Comandada pelo maestro Adriano Machado, é conhecida por seu repertório variado, que vai do popular ao erudito sem perder a excelência no trabalho e execução das obras. Mescla grandes obras do repertório internacional com os grandes compositores da música popular, trazendo sempre o melhor da música instrumental sinfônica.

SERVIÇO:

Rio de Janeiro – Dia 10 de outubro, no Canecão
Endereço: Av. Venceslau Brás, 215 – Botafogo – Rio de Janeiro/RJ
Horário: 19h
Ingresso: de R$ 80,00 a R$ 140,00

Fonte: Assessoria de Imprensa

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com o autor clicando aqui!