Você pode até tentar, mas nunca vai conseguir capturar todos os pokémon que existem. Por quê? Simples: como fica comprovado pelo lançamento de Diamond/Pearl, a Nintendo não tem planos de extinguir sua principal mina de ouro tão cedo. Marcando a estréia da série no DS, a nova versão conta com mais de cem criaturas novas e vários recursos inéditos que valem a pena ser explorados. Para ajudá-lo nessa tarefa, produzimos o detonado que você confere a seguir. Acredite: tem tanta informação aqui que você corre o risco de se transformar em um Pikachu... Gigante... É sério!

CONCEITOS BÁSICOS
Antes de se aventurar em Sinnoh, o continente que serve de palco para o novo jogo, é importante ter em mente o seguinte:

1. Diferentemente das versões anteriores, em que todos os ataques do tipo Normal, Fight, Poison, Ground, Flying, Bug, Rock, Ghost e Steel eram considerados físicos (Attack), enquanto que Fire, Water, Electr, Grass, Ice, Psychic, Dragon e Dark eram especiais (Special Attack), em Diamond/Pearl eles não são mais separados dessa maneira. Agora, o que os difere são símbolos que podem ser encontrados nas informações dos mesmos (escolhendo uma criatura no menu Pokémon e clicando na opção Summary). Todas as habilidades que não causam dano diretamente são do tipo Other.

2. Uma grande parte do jogo só fica liberada depois que você completa a Sinnoh Pokédex (a primeira versão disponível do aparelho). Mas antes que você se desespere, saiba que, ao contrário das outras versões, não é necessário capturar todas as criaturas para conseguir completá-la – basta avistá-las nas batalhas. Por conta disso, enfrentar treinadores desta vez é tão importante quanto procurar por monstros selvagens. Os únicos que não podem ser vistos em lutas contra treinadores são: Unown, Riolu, Uxie, Mesprit, Azelf, Dialga e Palkia.

3. Explore! O roteiro indica o caminho certo para você completar a aventura, mas existem muitos caminhos "errados" que o levam a itens e pokémon únicos.

E COMEÇA A NOVA AVENTURA...

Você começa em Twinleaf Town. Vá direto pra casa do seu vizinho – a única com uma caixa de correio vermelha além da sua – e suba até o segundo andar para falar com ele. Feito isso, saia da casa e, em seguida, da cidade. No Verity Lake, você tem de escolher seu pokémon principal: Turtwig, Chimchar ou Piplu.

Antes de decidir, porém, saiba que, dependendo da sua escolha, os monstros restantes serão usados por outros dois personagens: seu vizinho (rival), que fica com pokémon mais eficaz contra o seu; e Dawn – ou Lucas, caso tenha escolhido a menina como protagonista – , que fica com a criatura fraca aos ataques do monstros que você escolhe.
Depois da luta inicial contra um Starly, o herói volta pra casa. Após ganhar o Running Shoes (mantenha o B pressionado para correr), saia da cidade e siga pela direita até Sandgem Town. Chegando lá, você ganha automaticamente a Pokédex do Professor Rowan. Volte à Twinleaf Town e converse com a sua mãe para receber um pacote – agora sim a aventura começa para valer.

Retorne a Sandgem Town e vá para o norte, passando pela Route 202 para chegar a Jubilife Town. A primeira coisa que você deve fazer aqui é ir até a Pokémon School
e entregar o pacote ao seu rival. Fazendo isso, você recebe o mapa do continente de Sinnoh. Saia da Pokémon School e siga em direção ao norte da cidade. No caminho, você será abordado por um personagem que lhe dará o item Pokétch caso você responda corretamente às perguntas feitas por três palhaços espalhados pela cidade: um fica dentro do Pokémon Center, outro em frente ao edifício da Pokétch Company, e o último em frente ao prédio da Jubilife TV. Fale com todos e selecione sempre a opção "Yes".
Volte ao personagem que abordou você anteriormente e colete o Pokétch. Saia da cidade pelo lado direito (Route 203) e prepare-se para um luta contra o seu rival.

Rival
Starly (Lv. 7)
Turtwig, Chimchar ou Piplup (Lv. 9)

Após derrotá-lo, basta avançar pela Route 203 até encontrar a entrada de Oreburgh City, onde você recebe o HM06 (Rock Smash) logo de cara. Em seguida, visite o ginásio da cidade para descobrir que ele está fechado. Para conseguir entrar e desafiar a líder do local, é preciso primeiro encontrá-la na mina que fica na parte sudeste da cidade. Explore o local e, quando achá-la, siga para o ginásio para enfrentá-la. Vença-a para ganhar a primeira insígnia (Coal Badge) e a capacidade de usar o Rock Smash fora das batalhas (para destruir certos tipos de rocha).

Gym Leader Roark
Geodude (Lv.12)
Onix (Lv.12)
Cranidos (Lv.14)

Vencida a batalha, volte a Jubilife City e continue pela passagem ao norte. Depois do diálogo, você enfrenta membros do Team Galactic pela primeira vez. Ao término do combate, avance até Floaroma Town e, de lá, siga pela Route 205 para chegar a Valley Windworks. Converse com o Galactic Grunt em frente à usina elétrica (localizada na extrema direita do local) e vença-o. De volta a Floaroma Town, os inimigos que estavam bloqueando o caminho ao norte não estarão mais lá. Prossiga pela passagem para encontrá-los e derrote-os para adquirir a Works Key. Use-a para entrar na usina elétrica. Avance até o fim – derrotando os membros do Team Galactic que encontrar no caminho – para uma batalha contra a comandante Mars.

Commander Mars
Zubat (Lv.14)
Purugly (Lv.16)

Após derrotar a adversária, o caminho para o norte (à esquerda da usina) fica livre. Além disso, a partir de agora, o pokémon Drifloom passa a aparecer em Valley Windworks todas as sextas-feiras.A próxima parada é em Eterna Forest, onde você conhece Cheryl, sua primeira companheira de batalhas. Aproveite que a energia dos seus monstros é regenerada totalmente ao término das batalhas para explorar bem o local, avistar e capturar pokémon novos e encontrar alguns itens. Por ora, ignore as árvores menores – que só podem ser cortadas com o HM01 (Cut).

Saindo da floresta, prossiga pela Route 205 até Eterna City e procure imediatamente o ginásio da cidade. Converse com a líder, entre pela porta logo depois que ela entrar e procure pelos quatro treinadores escondidos no local (todos usam pokémon do tipo Grass) para derrotá-los. Como a área não é grande, não é difícil encontrá-los – basta vasculhar todos os cantos. Livre do último treinador, é só conversar com a líder para dar início à batalha principal.

Gym Leader Gardenia
Cherubi (Lv.19)
Turtwig (Lv.19)
Roserade (Lv.22)

Depois da vitória e de conseguir a segunda insígnia (Forest Badge), saia do ginásio e tente seguir para o lado leste da cidade. Você será parado por Cynthia, que lhe dará o HM01. Use-o para ensinar a habilidade Cut a um pokémon e, com ela, entre no edifício do Team Galaxy. Suba até o último andar para encontrar o comandante Jupiter, que estará fazendo de refém o dono da Cycle Shop (bicicletaria) da cidade.

Commander Jupiter
Zubat (Lv.18)
Skuntank (Lv.20)

Após vencer o inimigo, o dono da Cycle Shop volta ao estabelecimento. Siga-o até
lá e converse com ele para ganhar a Bicycle. De lá, entre na casa ao lado do Pokémon Center e converse com o senhor para ganhar o item Explorer Kit. Equipe a Bicycle em seguida para poder prosseguir pela Route 206 (a saída localizada ao sul da cidade). No fim do percurso com a bicicleta, siga pela Route 207 (à direita), passe pelo Mr. Coronet, continue pela Route 208 e avance até Heartrome City. Ao visitar o ginásio, você descobrirá que a líder não está - ela fica em frente ao Contest Hall. Converse com ela e ela dirá que só irá enfrentá-lo quando você estiver mais forte. Em seguida, entre no Contest Hall e converse com sua mãe. Depois, ao tentar sair da cidade, rola mais uma batalha contra o rival.

Rival
Starly (Lv.19)
Buizel (Lv.20) ou Primplup (Lv.21)
Ponyta (Lv.20) ou Monferno (Lv.21)
Roselia (Lv.20) ou Grotle (Lv.21)
Dando continuidade à jornada, siga pelo caminho da direita, mas não deixe de pegar o ovo de Happiny (essencial para completar a Pokédex) antes de sair da cidade. Chegando à Route 209, procure pela Lost Tower, que fica um pouco antes da entrada de Solaceon Town. Tenha certeza de estar com pokémon bons contra os tipo Ghost e então entre na torre para subir até o topo e ganhar o HM04 (Strenght) de um velhinho.

Saia e continue até Solaceon Town. Por enquanto, não há muito o que fazer
aqui; apenas lembre-se de que, futuramente, essa será a cidade onde você poderá fazer cruzamento de pokémon. Siga para a Solaceon Ruin, que fica próxima à cidade, para marcar o monstro Unown na Pokédex. O caminho certo nesse labirinto é: escada superior direita, inferior esquerda, superior direita, superior esquerda, superior esquerda e inferior esquerda.Retornando a Solaceon Town, siga pelo norte até achar um grupo de Psyducks, que, por enquanto, bloquearão a passagem. Portanto, sua única opção é seguir caminho pelo leste, na Route 115, para chegar a Veilstone City. Vá ao ginásio, entre e empurre as paredes móveis indicadas para chegar à líder, que usa pokémon do tipo Fight:

1ª parede do lado leste para direita;
3ª parede do lado leste para direita;
2ª parede do lado leste para direita;
4ª parede do lado leste para direita;
5ª parede do lado leste para esquerda;
2ª parede do lado leste para esquerda;
1ª parede do centro pra esquerda;
3ª parede do lado oeste para esquerda;
4ª parede do lado oeste para esquerda;
5ª parede do lado oeste para direita;
1ª parede do lado oeste para esquerda;
2ª parede do lado oeste para esquerda;
1ª parede do lado oeste para direita;
2ª parede do centro para direita.

Gym Leader Maylene
Meditite (Lv.27)
Lucario (Lv.30)
Machoke (Lv.27)

Os prêmios por vencer a líder são a terceira insígnia (Cooble Badge) e a capacidade de usar a habilidade Fly (obtida com o HM02 mais à frente), que serve para voar automaticamente de um lugar para outro fora dos combates. Ao sair do ginásio, Dawn pedirá sua ajuda para recuperar a Pokédex que foi roubada por membros do Team Galactic. Vá ao Galactic Warehouse (no canto superior esquerdo da cidade) para participar de uma batalha em dupla acompanhado dela e, após vencer, entre no armazém para conseguir o HM02.

O próximo passo é seguir para Pastoria City e enfrentar o líder do ginásio local.
O caminho é bem simples: prossiga pela Route 214, passe por Valor Lakefront e continue pela Route 213.Para chegar ao líder do ginásio (especialista em pokémon do tipo Water), é necessário abrir caminho pelo labirinto pisando nos botões certos no chão.

A seqüência a ser feita é a seguinte:

1) Siga em frente na entrada e, depois, à esquerda. Pressione o botão amarelo para fazer a água descer totalmente;
2) Desça até o fim da escada à direita e então procure o caminho para o norte até achar um botão verde. Acione-o e a água subirá até a metade do ginásio;
3) Desça a escada, passe batido pelo botão amarelo, e siga para o sul. Aperte o botão azul quando encontrá-lo e a água subirá ao nível máximo;
4) Vá para o sul, ignore o botão amarelo mais uma vez, siga para a direita e depois para prossiga para o norte e pressione o botão verde;
5) Volte ao sul, ignore os botões à esquerda e pressione o amarelo;
6) Siga ao norte e depois à esquerda. Por fim, basta subir a escada e ativar o botão azul.

Gym Leader Wake
Gyarados (Lv.27)
Quagsire (Lv.27)
Floatzel (Lv.30)

Com a quarta insígnia (Fen Badge) em mãos, entre no Great Marsh e converse com o primeiro personagem que encontrar para adquirir o HM05 (Defog), cuja função fora dos combates é dissipar neblina nos locias onde ela existe. Ao sair do local, fale com o Galactic Grunt que estará ao lado da entrada e tente segui-lo. Mais uma vez, seu rival surgirá e o desafiará para uma batalha.

ival
Starly (Lv.26)
Buizel (Lv.25) ou Primplup (Lv.28)
Ponyta (Lv.25) ou Monferno (Lv.28)
Roselia (Lv.25) ou Grotle (Lv.28)

Após vencê-lo, continue no encalço do Galactic Grunt, que irá até perto da entrada do Lake Valor. Por fim, derrote-o na batalha.Em seguida, você encontrará Cynthia mais uma vez e receberá o SecretPotion. Voe até Solaceon Town com a habilidade Fly e siga para a Route 210. Use o item que ganhou de Cynthia para curar os Psyducks avistados anteriormente e, assim, fazer com que eles saiam do caminho.

Feito isso, Cynthia lhe dará o Old Charm, para que você o entregue à avó dela em Celestic Town. Para chegar lá, basta avançar pelo caminho que estava sendo bloqueado pelos Psyducks, usando a habilidade Defog para facilitar a caminhada. Já em Celestic Town, um membro do Team Galactic estará causando problemas no centro da cidade. Derrote-o e a avó de Cynthia aparecerá para pegar o Old Charm. Em seguida, entre na caverna central para ganhar o HM03 (Surf), que, fora das batalhas, serve para você se locomover normalmente pela água (mar e rios).

A essa altura, já é possível lutar contra a líder do ginásio em Hearthome City, portanto, siga para lá – tenha em mente que os pokémon usados no local são todos do tipo Ghost. Para chegar à líder, você tem duas opções: ler as placas e escolher as portas certas (o caminho mais rápido) ou escolher as portas erradas (o caminho mais longo). A segunda opção faz com que você lute contra alguns treinadores, o que não é uma má idéia, já que é possível avistar alguns pokémon difíceis de serem encontrados para completar a Pokédex.

A seqüência para abrir as portas certas é:

1) porta da direita;
2) porta do meio;
3) porta da esquerda;
4) porta da direita.

Gym Leader Fantina
Drifblim (Lv.32)
Mismagius (Lv.36)
Gengar (Lv.34)

Derrotando a líder, você ganha a quinta insígnia (Relic Badge) e consegue usar a habilidade Surf fora das lutas.Saia do ginásio e voe para Jubilife City. De lá, vá para a saída no lado oeste da cidade e avance pela Route 218 em direção a Canalave City. Logo na primeira ponte, você precisará enfrentar seu rival mais uma vez.

Rival
Staravia (Lv.31)
Heracross (Lv.30)
Ponyta (Lv.32) ou Monferno (Lv.35)
Roselia (Lv.32) ou Grotle (Lv.35)
Buizel (Lv.32) ou Prinplup (Lv.35)

Após vencê-lo, vá para o ginásio local, no qual o líder usa pokémon do tipo Steel. No local, existem vários elevadores, e você só consegue chegar ao líder escolhendo os certos. Logo na entrada, suba usando o elevador à extrema direita. Depois de passar por quatro elevadores, escolha o de cima e, por último, o de cima novamente. Agora é só seguir o caminho até o líder.

Gym Leader Byron
Bronzor (Lv.36)
Bastiodon (Lv.39)
Steelix (Lv.36)

Obtendo a sexta insígnia (Mine Badge), você agora consegue usar a habilidade Strenght fora das batalhas, para empurrar certos tipos de pedra. Antes de dar continuidade à aventura, vá para Iron Island – converse com o marinheiro que fica no canal bem no centro da cidade para ser levado de barco automaticamente até lá. Dentro da única caverna existente, encontre com Riley para participar de várias batalhas em dupla.

Lembre-se de ter espaço no time para receber um ovo de Riolu, essencial para completar a Pokédex.De volta a Canalave City, siga para biblioteca da cidade e converse com o Professor Rowan.Após o papo, voltar ao Lake Valor, onde o Team Galatic estará esperando você para uma série de lutas. A última, contra o comandante Saturn, rola dentro da caverna.

Commander Saturn
Kadabra (Lv.35)
Toxicroack (Lv.37)
Bronzor (Lv.35)

Ao término da batalha contra Saturn, vá ao Lake Verity enfrentar a comandante Mars mais uma vez.

Commander Mars
Golbat (Lv.37)
Bronzor (Lv.37)
Purugly (Lv.39)

Vencida a batalha, o Professor Rowan pede para você verificar o Lake Acuity. Para chegar lá, voe até Eterna City, siga para o Mt. Coronet usando a Route 211 e, dentro da caverna, use a habilidade Strenght na parte nordeste para empurrar uma pedra e achar
a entrada para o andar inferior. Assim que descer, dissipe a neblina usando o Defog para facilitar o seu avanço. Siga para o norte até achar outra escada e a saída para a Route 206. Prossiga pela Route 207 e não deixe de procurar pelo HM08 (Rock Climb) em meio à nevasca – ele fica bem próximo a uma das poucas casas que existem ao longo do caminho.Continue para o norte até chegar à área do Lake Acuity. Por enquanto, membros do Team Galactic bloqueiam a entrada. Siga pela direita e avance até chegar a Snowpoint City. Visite o ginásio da cidade – cuja líder usa pokémon do tipo Ice – e siga os passos a seguir para escorregar da maneira certa pelo piso e destruir as bolas de neve no centro:

1) A partir da entrada, dê um passo para a esquerda e, depois, siga para o norte;
2) Volte à porta escorregando para baixo, dê dois passos para direita e suba;
3) Vá para direita, suba a escada, escorregue para o norte e, então, para a esquerda. Dê mais um passo a esquerda, escorregue para o sul e depois para a esquerda;
4) Suba a escada à esquerda até o andar mais alto, escorregue uma vez para o norte, depois para a direita e, em seguida, para baixo. Por fim, escorregue para a direita;
5) De novo, suba pela esquerda até o andar mais alto. Escorregue duas vezes para cima e uma para esquerda;
6) Escorregue para a esquerda, desça e dê um passo para a direita;
7) Suba pela esquerda mais uma vez e, após a última escada, escorregue para baixo, direita, cima, esquerda, baixo e direita;
8) Vá para baixo, para a esquerda e suba a escada. Siga para o norte, escorregue para a esquerda, cima e direita. Agora volte para frente da porta e siga reto até a líder.

Gym Leader Candice
Snover (Lv.38)
Abomasnow (Lv.42)
Sneasel (Lv.38)
Medicham (Lv.40)

Saindo vitorioso da luta, você recebe a sétima insígnia (Icicle Badge) e pode usar a habilidade Rock Climb fora das batalhas, para escalar certos locais. Agora, a passagem para Lake Acuity estará aberta. Siga para lá e, após escutar a conversa sobre o Team Galactic, voe direto para Veilstone City. Fale com o Galactic Grunt em frente ao Galactic Building para conseguir uma Storage Key. Ela é invisível e fica no ponto onde o Galactic Grunt estava antes de correr – para encontrá-la, basta se aproximar do local e pressionar o botão A. Vá até o Galactic Warehouse (onde você pegou o HM02 anteriormente) e use a chave.

Ao entrar no prédio, desça a escadaria e siga pela direita até encontrar um conjunto de escadas. Quando avistar dois pontos de teletransporte, escolha o da esquerda. Depois, teletransporte-se de novo e suba a escada. Continue para a esquerda e pegue a Galactic Key. Saia da Galactic Warehouse e siga para o prédio principal. Use a nova chave para conseguir subir a escada, siga pela direita e entre na primeira sala para usar o teletransportador. Depois, suba a escada, siga pela esquerda e entre no teletransportador da esquerda. Suba a última escada e se prepare para enfrentar o líder do Team Galactic.

Galactic Boss Cyrus
Murkrow (Lv.40)
Golbat (Lv.40)
Sneasel (Lv.43)

Ao derrotá-lo, você recebe a Masteball. Siga pela direita e entre no teletransportador para enfrentar o comandante Saturn pela última vez.

Commander Saturn
Kadabra (Lv.38)
Bronzor (Lv.38)
Toxicroak (Lv.40)

Vencida a batalha, aperte o botão na máquina para libertar os três pokémon lendários: Uxie, Mesprit e Azelf.

Saia do prédio e voe para Oreburgh City. Prossiga pela Route 207 e entre no Mt. Coronet. Lá dentro, vá para o norte, use a habilidade Surf e, depois, a Rock Climb para subir ao segundo andar. Avance para a esquerda até avistar uma ponte e passe por cima dela para continuar em direção ao norte. Mais adiante, vire à direita para achar outra ponte. Atravesse por cima dela e dê a volta por baixo para achar uma porta.

Entre e prossiga pelas escadas. Na bifurcação, siga para o norte. Alguns Galactic Grunts aparecerão no seu caminho. Após enfrentá-los, você sairá em uma área com neve. Siga à direita, continue para o norte, use o Rock Climb uma vez e avance para a esquerda até encontrar uma caverna. Novos confrontos contra Galactic Grunts rolarão em seqüência até você achar a saída. Do lado de fora, desça as escadas, porém não entre na primeira caverna. Em vez disso, siga pela esquerda usando o Rock Climb.

Continue para a esquerda até encontrar uma nova entrada. Derrote todos os inimigos que surgirem no caminho para chegar à sala final, onde você participará de uma luta em dupla ao lado do seu rival. É bom lembrar, no entanto, que para entrar na sala é necessário que pelo menos dois dos seus pokémon estejam vivos.

Commander Jupiter
Bronzor (Lv.41)
Skuntank (Lv.46)
Golbat (Lv.41)

Commander Mars
Bronzor Lv.41
Purugly Lv.45
Golbat Lv.42

Na seqüência, você enfrenta o líder do Team Galactic novamente.

Galactic Boss Syrus
Honchkrow (Lv.45)
Gyarados (Lv.45)
Crobat (Lv.46)
Weavile (Lv.48)

Com o líder fora do caminho, você fica livre para capturar o pokémon guardião (Dialga na versão Diamond e Palkia na versão Pearl). Caso não tenha nenhuma Pokéball, perca a batalha contra a criatura de propósito para voltar automaticamente à última cidade que visitou. E não se preocupe, pois o monstro estará no mesmo local quando você voltar até ele.

Depois do guardião, você pode capturar os três pokémon lendários, cada um em um lago diferente: Uxie no Lake Acuity, Azelf no Lake Valor e Mesprit no Lake Verity. Exceto o último, que depois de encontrado fica voando por todo o continente (use a função 13 do Pokétch para achá-lo mais facilmente), os outros dois permanecem no mesmo local. Além de capturar os três, não deixe de ir a Celestic Town para ver o guardião da versão diferente da sua e, assim, marcá-lo na Pokédex.

Após completar as tarefas, voe para Veilstone City e siga para Valor Lakefront (o personagem que bloqueava a passagem para a Route 222 não estará mais lá). Prossiga pela rota e você chegará a Sunyshore City. Vá direto ao Vista Lighthouse para encontrar o líder do ginásio local, que abrirá o mesmo em seguida. Entre no local sabendo que os treinadores usam pokémon do tipo Electric e que o caminho até o líder é cheio de engrenagens – as quais giram quando você pisa nos botões certos. A seqüência certa é:

Sala 1: pise no botão verde da direita e no verde da esquerda;
Sala 2: pise três vezes no botão azul, dê a volta na sala pelo canto esquerdo, pise uma vez no botão azul do alto da tela e depois uma vez no botão verde;
Sala 3: pise no botão vermelho da direita e no vermelho da esquerda. Suba a escada da esquerda, pise no botão verde duas vezes e depois no botão azul uma vez. Desça pelo lado direito, pise no botão vermelho da direita e suba de volta para enfrentar o líder.

Gym Leader Volkner
Raichu (Lv.46)
Octlerry (Lv.47)
Ambipon (Lv.47)
Luxray (Lv.49)

Com a oitava e última insígnia (Beacon Badge) em mãos, não só a habilidade Waterfall (HM07) ficará disponível para uso fora dos combates – ela serve para navegar cachoeiras acima –, como também o caminho para encontrar a Elite Four será aberto. Antes de entrar na Route 223, pegue o HM07 com Jasmine.

Sua próxima parada, Victory Road, fica ao norte da Route 223. Tenha certeza de estar com os seus melhores pokémon e lute com o máximo de treinadores que puder, já que muitos deles possuem criaturas até então nunca vistas. Já em Victory Road, o caminho a ser percorrido é: na entrada, siga por três pontes até um caminho onde é possível usar o Rock Climb. Desça e siga pela esquerda até encontrar uma escada. Suba por ela e continue em direção ao norte. Suba ao próximo andar para encontrar outras escadas. Siga para o sul, usando o Rock Smash e o Strenght para abrir caminho. Ao encontrar um caminho com duas pedras, use o Strenght na da esquerda, dê a volta e empurre-a para a posição original para poder continuar.

Ao encontrar mais três pedras que podem ser movidas, empurre-as para a direita e continue em direção ao norte até a próxima escada. Passe pela ponte, use o Rock Climb e vá para a esquerda. Suba, siga à direita para achar mais uma escada e desça por ela. Continue descendo até ser obrigado a usar o Surf. Na bifurcação, escolha o caminho da direita e avance até encontrar uma cachoeira. Use o Waterfall para subir por ela, prossiga para a esquerda e depois para baixo. Encontrando a escada, suba, vá para a esquerda, desça, vire à direita e suba usando o Rock Climb. Agora é só seguir em frente até a porta da Pokémon League. Ao tentar entrar na sala da Elite Four, seu rival irá desafiá-lo para uma última batalha.

Rival
Steraptor (Lv.48)
Snorlax (Lv.51)
Heracross (Lv.50)
Floatzel (Lv.49) ou Empoleon (Lv.53)
Rapidash (Lv.49) ou Infernape (Lv.53)
Roserade (Lv.49) ou Torterra (Lv.53)

Recupere a energia dos seus pokémon após o combate e compre o máximo de
itens de regeneração (Potion, Super Potion, Hyper Potion, etc) que puder. Além disso, não deixe de consultar a tabela de ataques no início do roteiro para conhecer as fraquezas dos monstros dos oponentes e usar seus pokémon mais fortes e eficazes contras eles.

Elite Four Aaron
Dustox (Lv.53)
Beautyfly (Lv.53)
Heracross (Lv.54)
Vespiqueen (Lv.54)
Drapion (Lv.57)

Elite Four Bertha
Quagsire Lv.55
Hippowdon Lv.59
Sudowoodo Lv.56
Golem Lv.56
Whiscash Lv.55

Elite Four Flint
Rapidash (Lv.58)
Lopunny (Lv.57)
Steelix (Lv.57)
Infernape (Lv.61)
Drifblim (Lv.58)

Elite Four Lucian
Mr. Mime (Lv.59)
Alakazam (Lv.60)
Girafarig (Lv.59)
Brozong (Lv.63)
Medicham (Lv.60)

Com o quarto membro derrotado, é hora de enfrentar a campeã, Cynthia. O time dela é bastante equilibrado, portanto tenha certeza de que a opção Battle Style (no menu Options) esteja em Shift, assim você consegue mudar de pokémon antes que ela coloque outro em batalha. Fazendo isso, você fica sempre em vantagem.

Champion Cynthia
Spiritomb (Lv.61)
Gastrodon (Lv.60)
Milotic (Lv.63)
Roserade (Lv.60)
Garchomp (Lv.66)
Lucario (Lv.63)

Pronto, você é o novo campeão. Mas nem pense em relaxar, pois ainda existem muitas outras áreas a serem exploradas no continente do jogo, principalmente se,
a essa altura, você já conseguiu completar a Sinnoh Pokédex.


GUIA DE CAÇA

Em outras palavras: não deixe um único espaço vazio na nova Pokédex

Se você é iniciante na série Pokémon, saiba que mais importante do que chegar ao final da aventura, é capturar todos os monstros existentes de cada nova versão. Em Diamond/Pearl, a busca por criaturas se divide em antes e depois de conseguir a National Pokédex (a segunda versão do aparelho, que só fica disponível depois que você completa a Sinnoh Pokédex). Conheça as diferentes maneiras de se obter todos
os pokémon do jogo.

GRAMA E ÁGUA
A forma mais comum de encontrar pokémon: perambular em locais com grama alta ou navegar usando a habilidade Surf. Para facilitar sua vida, verifique a Pokédex sempre que avistar pokémon em batalhas contra treinadores – assim você descobre onde esses monstros aparecem com mais freqüência. A única grande mudança em relação à última versão da série é o retorno da mudança de horário no universo do jogo, o que influência na aparição das criaturas (algumas só aparecem à noite; outras, só durante o dia). O bom disso é que o relógio do jogo é baseado nas configurações do DS, então você pode mudá-las a qualquer momento para encontrar determinados pokémon quando bem entender. Só tenha em mente que isso fará com que você tenha problemas com berries plantadas, eventos diários, entre outras coisas, que demorarão muito mais para acontecer.

PESCA
Em Diamond/Pearl, a vara de pescar funciona de uma forma um pouco diferente das gerações anteriores: após usá-la (selecionando-a seção Key Itens do menu Bag), basta pressionar o botão A na hora em que o sinal de exclamação aparecer sobre a cabeça do seu personagem. Existem três tipos de varas, que são encontradas em locais diferentes e servem para fisgar criaturas específicas dependendo do lugar onde são usadas. Descubra que locais são esses:

Old Rod
Localizada entre a Route 218 e Jubilife City. Serve apenas para pescar Magikarps.

Good Rod
Localizada na Route 209. Consegue fisgar Barboach, Finneon, Goldeen, Gyarados, Horsea (Route 226), Magikarp, Poliwag (Route 225) e Remoraid.

Super Rod
Localizada na Fight Area, que fica acessível somente depois que você completa a Sinnoh Pokédex e vence o grupo Elite Four. Os pokémon que podem ser encontrados com ela são: Carvanha (Great Marsh), Chinchou (Route 220), Clamperl (Route 219 e Route 221), Corpish (Celestic Town), Crawdaunt (Celestic Town), Dragonair, Dratini (Mt. Coronet, em uma área próxima a uma cachoeira), Gyarados, Lanturn (Route 230), Lumineon, Luvdisc (Route 224), Octillery, Poliwhirl (Route 225), Quillfish (Iron Island), Relicanth (Route 226), Seadra (Route 226), Seaking, Sharpedo (Route 213 e Route 222), Shellder (Fuego Ironworks, Valley Windworks e Route 205), Staryu (Sunyshore City e Canalave City), Wailmer, Wailord (Route 223 e Route 230) e Wishcash.

HONEY
Em Diamond/Pearl, existem árvores amarelas nas quais você pode usar o
item Honey (mel) para atrair pokémon até o local. É possível comprar o item em Floaroma Meadow. Os monstros que só podem ser capturados dessa maneira são: Aipom, Burmy, Cherubi Combee, Heracross e Munchlax, que, às vezes, aparecem para tentar roubar o item.

GREAT MARSH
Localizado em Pastoria City, funciona como o Safari Zone da versão Red/Blue: você paga 500 e tem direito a 30 Safari Balls e a 500 passos para procurar e capturar criaturas. A única diferença é a existência de um pântano que dificulta na hora de passear entre as áreas.

Após completar a Sinnoh Pokédex, vários outros pokémon começam a aparecer no local. Para achar os mais raros, use sempre os binóculos do segundo andar. Abaixo, você descobre os monstros que pode capturar no Great Marsh.Aparecem o tempo todo, desde o início: Psyduck, Hoothoot, Noctowl, Marill, Wooper, Quagsire, Azurill, Starly, Bidoof, Bibarel e Budew.

Aparecem somente alguns dias, desde o início: Golduck, Roselia, Staravia, Skorupi, Drapion, Croagunk, Toxicroak e Carnivine.

Aparecem somente depois que você consegue a National Pokédex: Paras, Exeggcute, Kangaskhan, Yanma, Shroomish e Gulpin.

Aparece somente com o cartucho da versão FireRed no slot 2 do DS: Arbok.

CARTUCHOS ANTIGOS NO SLOT 2 DO DS
Não é só no Great Marsh que pokémon aparecem caso você tenha cartuchos de versões antigas conectados ao slot 2 do DS. Veja:

Qualquer cartucho
Haunter e Gengar (Old Chateau).

Ruby
Seedot (Eterna Forest, Route 203, Route 204 e Route 210), Nuzleaf (Route 210 e Route 229), Mawile (Iron Island), Zangooze (Route 208 e Route 210), Solrock (Mt. Coronet, Spring Path, Turnback Cave, Lake Verity, Lake Valor e Lake Acuity).

Sapphire
Lotad (Route 203, Route 204, Route 205
e Route 212), Lombre (Route 212 e Route 229), Sableye (Iron Island), Seviper (route 208, 210 norte), Lunatone (Mt. Coronet, Spring Path, Turnback Cave, Lake Verity, Lake Valor, Lake Acuity)

Emerald
Pineco (Eterna Forest, Route 203, Route 204, Route 210 e Route 229), Gligar (Stark Montain, Route 206, Route 207, Route 214, Route 215 e Route 227), Shuckle (Route 224), Teddiursa (Acuity Lakefront e Route 211), Ursaring (Lake Acuity, Route 216 e Route 217).

FireRed
Caterpie (Route 204), Metapod (Eterna Forest), Ekans (Route 212), Growlithe (Route 201 e Route 202), Elekid (Valley Windworks e Route 205)

LeafGreen
Weedle (Route 204), Kakuna (Eterna Forest), Sandshrew (Wayward cave), Sandslash (Route 228), Vulpix (Route 209 e Route 214), Magby (Stark Montain e Route 227).


TROPHY GARDEN
Trata-se de uma mansão localizada na Route 212. Converse com o dono do local todos os dias para ter acesso aos seguintes pokémon:
Pokémon que aparecem sempre: Staravia, Roselia, Pichu, Kricketune e Pikachu.

Pokémon raros (aparece um por dia): Clefairy, Jigglypuff, Meowth, Chansey, Eevee, Porygon, Cleffa, Igglybuff, Marill, Azurill, Plusle, Minun, Castform, Bonsly, Mime Jr. e Happiny.

POKéRADAR
Após conseguir a National Pokédex, encontre o Professor Oak no Pal Park para ganhar o Pokéradar, que serve para localizar criaturas específicas em cada uma das Routes do jogo. Funciona assim: com o personagem em um local de grama alta, ative o item (na seção Key Itens do menu Bag) e vários pontos da grama irão se mover. Depois, é só andar até um deles para ter a chance de achar um pokémon raro. Quanto maior o número de criaturas vencidas na seqüência usando esse método, maiores serão as chances de encontrar certos monstros, com atributos melhores, e até de cor especial. Use o Pokéradar nos locais listados abaixo para encontrar as seguintes criaturas:

Route 201: Nidoran e Nedoran.
Route 202: Sentret.
Route 203 e Route 204: Ralts e Kirlia.
Route 204: Sunkern.
Route 205: Hoppip, Skiploom (versão Diamond) e Slopoke (versão Pearl).
Route 206: Baltoy.
Route 207: Larvitar (versão Diamond) e Stantler (versão Pearl).
Route 208 e Route 211: Tyrogue.
Route 209 e Route 210: Tauros e Miltank.
Route 210: Kecleon (versão Diamond) e Bagon (versão Pearl).
Route 211: Swablu.
Route 212: Smeargle e Grimer.
Route 213: Swellow
Route 214 e Route 215: Mightyena (versão Diamond) e Houndoom (versão Pearl)
Route 216, Route 217 e Acuity Lakefront: Snorunt.
Route 218: Ditto.
Route 221 e Valor Lakefront: Nidorina e Nidorino.
Route 222: Flaaffy.
Route 224: Duskull e Dusclops.
Route 225 e Route 226: Mankey e Primeape.
Route 227 e Stark Montain: Torkoal.
Route 228: Trapinch e Vibrava.
Route 229: Venonat e Venomoth.
Route 230: Togepi.
Valley Windworks: Mareep.
Eterna Forest: Nincada.
Fuego Ironworks: Aron (versão Diamond) Hoppip e Skiploom (versão Pearl)
Mt. Coronet: Loudred.
Lake Verity, Lake Valor e Lake Acuity: Wobbuffet.

MANADAS
Quando completar a Sinnoh Pokédex e vencer a Elite Four, uma garota em Sandgem Town passará a indicar diariamente a localização de manadas de pokémon. Basta conversar com ela para saber aonde ir. As criaturas encontradas dessa maneira são:

Route 201: Doduo.
Route 202: Zigzagoon.
Route 203: Cubone.
Route 206: Nosepass.
Route 207: Phanpy.
Route 208: Dunsparce.
Route 209: Snubbull.
Route 213: Absol.
Route 214: Spoink.
Route 215: Drowzee.
Route 216: Delibird.
Route 217: Swinub.
Route 218: Voltorb.
Route 221: Farfetch'd.
Route 222: Skitty.
Route 224: Natu.
Route 225: Makuhita.
Route 226: Krabby.
Route 227: Spinda.
Route 228: Beldum.
Route 229: Pidgey.
Route 230: Corsola.
Valley Windworks: Electrike.
Eterna Forest: Slakoth.
Fuego Ironworks: Magnemite.
Lake Verity: Surskit.
Lake Valor: Lickitung.
Lake Acuity: Smoochum.

PAL PARK
Localizado na Route 221, o Pal Park só começa a funcionar depois que você completa a Sinnoh Pokédex. É nele que você consegue transferir seus pokémon de versões antigas para Diamond/Pearl. No entanto, é importante conhecer as regras antes de fazer isso:
1) É um caminho só de ida: uma vez transferidos para Diamond/Pearl, os pokémon não podem mais voltar às versões de onde saíram;
2) É possível transferir pokémon equipados com itens diferentes, mas todos devem estar depositados em uma box;
3) Você só pode transferir seis criaturas de cada cartucho por dia. Alterar o relógio do DS ou trocar de aparelho faz a contagem reiniciar, portanto nem pense nisso;
4) Não é possível transferir pokémon com habilidades aprendidas por meio do uso de HMs, mesmo que elas não existam em Diamond/Pearl – até mesmo o Dive, de FireRed/Leaf Green, entra na roda, apesar de ele não ser considerado um HM;
5) Os pokémon transferidos não vão direto para a sua lista, mas sim para o Pal Park.
Ou seja, para tê-los em Diamond/Pearl, é preciso recapturá-los neste parque.

Os pokémon que só podem ser adquiridos desta forma são: Bulbasaur, Ivysaur, Venusaur, Charmander, Charmeleon, Charizard, Squirtle, Wartortle, Blastoise, Tangela, Articuno, Zapdos, Moltres, Mewtwo, Mew, Chikorita, Bayleef, Meganium, Cyndaquil, Quilava, Typhlosion, Totodile, Croconaw, Feraligatr, Raikou, Entei, Suicune, Lugia, Ho-oh, Celebi, Treecko, Grovyle, Sceptile, Torchic, Combusken, Blaziken, Mudkip, Marshtomp, Swampert, Tropius, Regirock, Regice, Registeel, Latias, Latios, Kyogre, Groudon, Rayquaza, Jirachi e Deoxys.

EVOLUÇÃO
Evoluir criaturas é outra maneira de se conseguir pokémon. É importante saber, porém, que existem diversos tipos de evolução. Descubra quais são elas a seguir:

Happiness + horário: é o tipo de evolução que só ocorre em determinados horários e se o pokémon estiver com dois corações de Happiness (verifique usando a função 6 do Pokétch). Budew e Riolu evoluem para Roselia e Lucario (respectivamente) durante o dia. Já o Chingling só evolui para Chimecho durante à noite.

Por gênero: em alguns casos, o sexo do pokémon define a criatura na qual ele evoluirá. Por exemplo: um Combee só evolui para Vespiqueen se for fêmea. No caso de Burmy, as fêmeas se transformam em Wormadam, enquanto que os machos se tornam Mothim.

Áreas específicas: Nosepass e Magneton
só evoluem para Probopass e Magnezone (respectivamente) se subirem de Level quando você está em Mt. Coronet. O Eevee, por usa vez, pode evoluir em duas criaturas novas: para Leafeon, suba de Level próximo a Moss Rock em Eterna Forest; para Glaceon, suba de Level próximo a Ice Rock, na Route 217.

Golpe aprendido: são monstros que evoluem só depois de aprender certos golpes, como Aipom (golpe Double Hit), Bonsly, Mime Jr. (golpe Mimic), Lickitung (golpe Rollout), Tangela, Yanma e Piloswine (golpe Ancientpower). Exceto pelo Piloswine, que precisa ser levado ao Move Relearner, em Pastoria City, para aprender o golpe, todos os demais aprendem conforme alcançam um determinado Level.

Uso de pedras: assim como nas versões anteriores, só é possível evoluir alguns pokémon com o uso de pedras especiais, que podem ser obtidas por meio da habilidade Pickup. As criaturas que evoluem dessa forma são: Murkrow, Misdreavus (Dusk Stone), Roselia, Togetic (Shiny Stone), Kirlia e Snorunt (Dawn Stone) – os dois últimos são, respectivamente, macho e fêmea.

Time: você só consegue obter o Mantine (evolução do Mantyke) se um Remoraid estiver no seu time quando o primeiro subir de Level.

Item + troca: é a evolução que rola apenas se o pokémon for trocado enquanto está equipado com um item específico. Os que se encaixam nesse grupo são: Electabuzz para Electivire, com o item Electrizer (encontrado apenas em alguns Elekids selvagens);Rhydon para Rhyperior, com o item Protector (encontrado na Route 228);
Magmar para Magmortar, com o item Magmarizer (encontrado apenas em alguns Magbys selvagens); Porygon2 para Porygon-Z, com o item Dubious Disc (encontrado na Route 225)usclops para Dusknoir, com o item Reaper Cloth (encontrado na Route 229).

Item + Level + horário: é óbvio – a criatura só evolui se subir de Level em um determinado horário e se estiver equipado com um item específico. Os três únicos monstros deste grupo são:Happiny, que precisa do item Oval Stone (encontrado na Lost Tower) e evolui para Chansey durante o dia;Gligar, que requer o Razor Fang (à venda no Battle Park) e evolui para Gliscor à noite;Sneasel, que precisa do Razor Claw (à venda no Battle Park ou encontrado na Victory Road) e evolui para Weavile também à noite.

CRUZAMENTO
A única criatura que só pode ser adquirida por meio de cruzamento é o Phione. Os pokémon que dão origem a ele são Manaphy e Ditto.

POKÉMON COM MÚLTIPLAS FORMAS
Alguns monstros possuem mais de uma forma. Na maioria dos casos, isso não influencia em nada em seus atributos, mas duas espécies fogem a essa regra.

Deoxys: este pokémon altera sua forma em Veilstone City, ao tocar nos meteoros que ficam no lado leste da cidade: o que isolado ao norte o transforma em Deoxys do tipo Speed (mais rápido), enquanto que o que fica entre os outros três o faz ficar do tipo Normal. Os dois últimos meteoros ficam em um buraco maior: o da direita transforma a criatura no tipo Attack (com poder de ataque maior); já o da esquerda faz ele se tornar do tipo Defense (com defesa melhor).

Wormadam
Wormadam evolue de Burmy fêmea (o macho evolue para Mothim) e pode ter atributos diferentes dependendo do local em que você luta antes da evolução. Se quiser uma Wormadam do tipo Grass/Bug, precisa colocar uma Burmy para lutar em uma área com grama para deixá-la na cor verde. Se desejar uma do tipo Ground/Bug, deve lutar dentro de cavernas para deixá-la na cor amarela. Por último, para ter uma Wormadam do tipo Steel/Bug, basta lutar dentro de um prédio e, assim, torná-la vermelha. Uma vez escolhido o tipo, mantenha a cor equivalente até o Level 20, quando acontece a evolução.

REQUISITOS ESPECÍFICOS
Alguns pokémon aparecem uma única vez no jogo – e isso se você cumprir alguns requisitos. Para não perder a oportunidade, lembre-se de levar muitas Pokéballs e de salvar o progresso antes de cada luta.

Spiritomb: o primeiro passo é conseguir uma Odd Keystone (que pode ser encontrada na Route 209 ou no Underground – uma área subterrânea exclusiva para atividades em rede local). Com ela em mãos, use-a no poço localizado na mesma Route 209. Feito isso, é necessário conversar com 32 pessoas no Underground. Caso você não tenha tantos amigos assim, pode entrar e sair do Underground para conversar com as mesmas pessoas até alcançar o número desejado. O Spiritomb surgirá no poço
da Route 209 depois disso.

Rotom: complete a Sinnoh Pokédex e và, à noite, para o Old Chateau, em Eterna Forest. O pokémon, com Level 15, aparece assim que você examina uma das TVs do local.

Heatram: este pokémon fica escondido na Stark Montain. Vá até lá para participar de uma batalha em dupla com um garota. No final do labirinto, você encontrará uma pedra que, em seguida, será roubada pela garota. Vá para a Survival Area e converse com ela. Depois, volte ao local onde coletou a pedra e encontrará um Heatram de Level 70.

Regigigas: fica em um templo em Snowpoint City, mas você só pode encontrá-lo se transferir para o Pal Park, recapturar e levar os pokémon Regice, Regirock e Registeel até o local. No final do labirinto você econtra a criatura, que tem Level 70.

Giratina: após vencer o grupo Elite Four, você encontra uma área chamada Spring Path à direita da Route 214. Procure pelo monstro – de Level 70 – dentro de uma caverna chamada Turnback Cave. O local possui um labirinto totalmente aleatório.
É preciso achar três pilares para conseguir encontrar a criatura.

Cresselia: converse com a criança doente em Canalave City e o pai da mesma pedirá para você ir até Fullmoon Island coletar um item chamado Lunar Wing. Ao chegar lá, Cresselia fugirá. A partir daí, basta usar a função 13 do Pokétch para rastreá-la.

Manaphy: termine a versão Pokémon Ranger (DS) e acesse o Ranger Net, que fica na tela inicial do jogo. Quando a mensagem "Play on a Special Mission" aparecer, pressione simultaneamente R, X e esquerda no direcional. Quando a mensagem "Enter the password has been added" surgir, toque na tela para salvar. Volte para o Ranger Net, escolha "Enter the password" e insira o código P8M2-9D6F-43H7. Fazendo isso, uma mensagem informando o surgimento de uma nova missão no jogo aparecerá. Reinicie o jogo, acesse o Ranger Net novamente, selecione a opção "Recover the Precious Egg" e complete a nova missão para ganhar o ovo de Manaphy. Retorne ao Ranger Net e acesse a opção "Check the Egg" enquanto deixa outro DS com Diamond/Pearl ligado na tela principal (é preciso que você já tenha a Sinnoh Pokédex para fazer isso). Em Ranger, selecione a opção "Send Message" para enviar o ovo e a opção "Link with Pokémon Ranger" surgirá embaixo da "New Game" em Diamond/Pearl. De volta à versão Ranger, clique em "Transfer". Depois disso, o ovo de Manaphy ficará disponível em qualquer Mart do novo jogo.

FÓSSEIS
Ao contrário das versões anteriores, encontrar fósseis para ressuscitar pokémon em Diamond/Pearl não é uma tarefa absurdamente difícil. No Underground (saiba mais na página 88), é possível encontrar vários deles, que precisam ser levados ao Oreburgh Minning Museum para serem ressuscitados (converse com o cientista atrás do balcão para fazer isso).

Antes de completar a Sinnoh Pokédex, os únicos fósseis que você encontra são o Skull Fossil (revive Cranidos), na versão Diamond, e o Armor Fossil (revive Shieldon), na versão Pearl. que revive Shieldon. Com ela completa, é possível encontrar, em ambas versões, os seguintes fósseis: Dome Fossil (revive Kabuto), Helix Fossil (revive Omanyte), Old Amber (revive Aerodactyl), Claw Fossil (revive Anorith) e Root Fossil (revive Lilee.

EVENTOS ESPECIAIS
Por enquanto, os três últimos novos pokémon (Darkrai, Shaymin e Arceus) não podem ser capturados no jogo. A única forma de consegui-los é por meio de eventos especiais no jogo que a Nintendo prepara periodicamente. O primeiro rola no próximo dia 14 de julho no Japão, data de lançamento do novo filme da franquia. Nesse dia, os jogadores poderão baixar o Darkrai enquanto estiverem assistindo ao longa. Shaymin e Arceus poderão ser distribuídos dessa forma no futuro, mas, por ora, a Nintendo não confirmou nada.

MONSTROS EM REDE
Dê uma trégua para o seu Cabo Link. Afinal, fio é coisa do passado em Diamond/Pearl

Antes de qualquer coisa, é importante esclarecer a principal dúvida dos novos jogadores em relação às opções do DS: a diferença entre Wireless e Wi-Fi. Wireless é uma rede local sem fio, ou seja, uma conexão direta entre dois portáteis em um mesmo local. Wi-Fi, por outro lado, é a conexão do aparelho à internet – mais precisamente à rede Nintendo Wi-Fi Connection – por meio de um roteador com suporte à tecnologia homônima (acesse tinyurl.com/bqmq4 para descobrir quais são compatíveis com o DS) ou de um Nintendo Wi-Fi USB Connector.

As opções Wireless vão desde combates e trocas de criaturas (realizadas na Union Room, localizada no segundo andar dos Pokémon Centers), até concursos de beleza (no Contest Hall, em Hearthome City) e brincadeiras como pique-bandeira (no Underground, que você acessa usando o Explorer Kit, adquirido em Eterna City). Via Wi-Fi, você consegue trocar criaturas e travar batalhas contra outros jogadores ao redor do mundo após trocar Friend Codes. Antes de usufruir tudo isso, porém, é preciso que seu DS esteja configurado da maneira correta para acessar à internet, então vamos cuidar desse detalhe primeiro.

ENFIM, ONLINE
Com o DS devidamente configurado, é hora de aproveitar os recursos online do jogo:

Global Trade Station
Também conhecido como GTS, é um edifício localizado em Jubilife City que só pode ser acessado depois que você consegue a primeira insígnia. Nele, é possível trocar pokémon com outros jogadores conectados à rede online da Nintendo sem a necessidade de registrar Friend Codes.

O primeiro é verificar o globo que fica no canto esquerdo do saguão principal e registrar o país, o estado e a cidade em que você está. Feito isso, converse com a garota no balcão para entrar na sala principal. Lá, você tem acesso a duas opções: Deposit Pokémon e Seek Pokémon.

Com o Deposit Pokémon, você oferece uma de suas criaturas e preenche um pequeno formulário com as características do monstro que deseja obter (só é possível pedir criaturas que você já avistou no jogo). A transferência acontece assim que alguém oferece um pokémon que atende às suas exigências, o que pode demorar de dois minutos a duas semanas.

Seek Pokémon é a opção para fazer uma busca pelo monstro que você quer. Quanto mais específico você for à procura, menor será a chance de encontrar o que procura. Se encontrar algum que lhe interesse, um menu se abrirá para que você escolha um dos seus pokémon para concretizar a troca.

Apesar de funcional, o GTS não é livre de falhas como dizem por aí. Não há nada que impeça jogadores sacanas de oferecer criaturas modificadas por GameShark ou Flash Card, então fique esperto.

Pokémon Center Wi-Fi Club

Fica no subsolo dos Pokémon Centers, mas só pode ser acessado depois que você adquire a primeira insígnia. Assim que entra no local pela primeira vez, você recebe o
Pal Pad, item que define o seu Friend Code e também serve para registrar códigos de outros jogadores.

Para ficar online, converse com uma das duas atendentes no balcão à esquerda. Uma vez conectado, você decide como vai interagir com outros jogadores e não seleciona a opção Invite – se o outro jogador escolher Invite primeiro, basta escolher Apply para começar. As opções existentes no Wi-Fi Club são:

Free Chat: serve para conversar em tempo real com o outro jogador, para negociar criaturas, definir regras de batalha ou apenas para bater papo.

Single Battle: batalhas um contra um. Divide-se em Free, Lv.50 e Lv.100. Na primeira opção, o Level dos pokémon continua o mesmo da aventura principal.
Na segunda, são igualados para 50. E, na última, para 100.

Double Battle: batalhas entre duplas de pokémon. Possui as mesmas divisões do modo Single Battle.

Trade: opção para trocar pokémon.

Battle Tower Wi-Fi Battle Room

A Battle Tower, localizada dentro do Battle Park, que fica na Fight Area, conta com uma opção exclusiva para a conexão Wi-Fi. No entanto, você não enfrenta outros jogadores em tempo real, mas sim os times de monstros deles sendo controlados pelo computador. O Level máximo permitido nas batalhas é 50 (monstros com Level menor que isso continuam iguais; monstros com Level maior são rebaixados). Além disso,
existem outras restrições: criaturas muito poderosas (como Mewtwo e Deoxys) não podem ser usadas e é proibido equipar dois itens iguais.

Para tentar a sorte aqui, primeiro você deve conversar com a atendente da direita e escolher a opção “Challenge”. Em seguida, é necessário definir o seu time (composto por três pokémon) e então escolher uma das 50 salas existentes para baixar as equipes que vai enfrentar. No total, são dez níveis de dificuldade, e você avança para o próximo depois que vence uma rodada de sete batalhas seguidas.Para disponibilizar sua equipe na Wi-Fi Battle Room, é preciso se tornar um Gym Leader, o que só é possível se você vencer muitas batalhas desse tipo em seqüência e enviar seus dados para a rede da Nintendo – isso só pode ser feito ao término de cada rodada ou quando você é derrotado.

BATALHAS IMPORTANTES
Alguns pokémon são difíceis de serem capturados e/ou exigem muito treino para serem marcados na Pokédex. Esta lista indica os treinadores que você pode enfrentar para completar a Sinnoh Pokédex sem se preocupar em capturar todas essas criaturas antes de conseguir a National Pokédex.

Localização Treinador Pokémon
Route 205 Picknicker Karina Piplup
Eterna Forest Bug Catcher Burmy
Route 207 Youngster Austin Chimchar
Route 208 Aroma Lady Hanna Combee
Route 210 Rancher Marco Aipom
Route 212 PKMN Ranger Jeffrey Primplup
Route 215 Ruin Maniac Calvin Shielgon
Route 215 Ace Trainer Monferno
Route 214 Ruin Maniac Brian Cranidos
Route 214 Beauty Devon Wormadam
Route 210 Ace Trainer Alyssa Grotle
Route 210 Ace Trainer Ernest Mothin
Route 221 Ace Trainer Shannon Cherrim
Route 223 Swimmer Miranda Lumineon
Victory Road Ace trainer Omar Rapidash, Rampardos e Carnivine
Victory Road Ace Trainer Sydney Clefable e Torterra
Victory Road Veteran Edgar Golem e Empoleon

LISTA DE TMs
Habilidades extras nunca são demais. Encontre todos os TMs do jogo:

TM01 (Focus Punch): em Oreburgh Gate ou por meio da habilidade Pickup.
TM02 (Dragon Claw): no Mt. Coronet.
TM03 (Water Pulse): no Ravaged Path, localizado na Route 204.
TM04 (Calm Mind): troque na Battle Tower.
TM05 (Roar): na Route 213.
TM06 (Toxic): na Route 212 ou troque na Battle Tower.
TM07 (Hail): na Route 217 ou troque por 10 Green Shards na Route 212.
TM08 (Bulk U: troque na Battle Tower.
TM09 (Bullet Seed): na Route 204.
TM10 (Hidden Power): desafie os dois estudantes na Pokémon School de Jubilife City ou troque no Game Corner, em Veilstone City.
TM11 (Sunny Day): na Route 212 ou troque por 10 Red Shards na Route 212.
TM12 (Taunt): na Route 111.
TM13 (Ice Beam): na Route 216 ou troque no Game Corner.
TM14 (Blizzard): em Acuity Lake ou à venda no Veilstone Mart.
TM15 (Hyper Beam): à venda no Veilstone Mart.
TM16 (Light screen): à venda no Veilstone Mart.
TM17 (Protect): à venda no Veilstone Mart.
TM18 (Rain Dance): na Route 213 ou troque por 10 Blue Shards na Route 212.
TM19 (Giga Drain): na Route 209.
TM20 (Safeguard): à venda no Veilstone Mart.
TM21 (Frustration): no Galactic Warehouse (em Veilstone City) ou troque no Game Corner.
TM22 (Solar Beam): à venda no Veilstone Mart.
TM23 (Iron Tail): na Iron Island.
TM24 (Thunderbolt): em Valley Windworks ou troque no Game Corner.
TM25 (Thunder): no Lake Valor ou à venda no Veilstone Mart.
TM26 (Earthquake): em Wayward Cave, por meio da habilidade Pickup ou troque na
Battle Tower.
TM27 (Return): Lost Tower (ao sul de Solaceon Town, na Route 209) ou troque no Game Corner.
TM28 (Dig): na Ruin Maniac Cave, localizada na Route 214.
TM29 (Psychic): na Route 211 ou troque no Game Corner.
TM30 (Shadow Ball): na Route 210 ou troque na Battle Tower.
TM31 (Brick Break): em Oreburgh Gate ou troque na Battle Tower.
TM32 (Double Team): em Wayward Cave ou troque no Game Corner.
TM33 (Reflect): à venda no Veilstone Mart.
TM34 (Shock Wave): na Route 215
TM35 (Flamethrower): em Fuego Ironworks ou troque no Game Corner.
TM36 (Sludge Bomb): no Galactic Headquarters (em Veilstone City) ou troque na Battle Tower.
TM37 (Sandstorm): na Route 228 ou troque por 10 Yellow Shards na Route 212.
TM38 (Fire Blast): no Verity Lake ou à venda no Veilstone Mart.
TM39 (Rock Tomb): no Ravaged Path, localizado na Route 204.
TM40 (Aerial Ace): na Route 113 ou troque na Battle Tower.
TM41 (Torment): na Victory Road.
TM42 (Facade): na Survival Area.
TM43 (Secret Power): no Amity Square, em Hearthome City.
TM44 (Rest): troque no Game Corner ou por meio da habilidade Pickup.
TM45 (Atract): no Amity Square, em Hearthome City, ou troque na Battle Tower.
TM46 (Thief): em Eterna City, à direita da Galactic Tower.
TM47 (Steel Wing): na Route 209.
TM48 (Skill Swa: em Canalave City, dentro de uma das casas.
TM49 (Snatch): no Galactic Warehouse (em Veilstone City).
TM50 (Overheat): na Stark Montain.
TM51 (Roost): na Route 210.
TM52 (Focus Blast): à venda no Veilstone Mart.
TM53 (Energy Ball): troque na Battle Tower.
TM54 (False Swipe): à venda no Veilstone Mart.
TM55 (Brine): consiga a Fen Badge.
TM56 (Fling): com um personagem na Route 222.
TM57 (Charge Beam): consiga a Beacon Badge.
TM58 (Endure): troque no Game Corner.
TM59 (Dragon Pulse): na Victory Road ou troque na Battle Tower.
TM60 (Drain Punch): consiga a Cooble Badge.
TM61 (Will-O-Wis: troque na Battle Tower.
TM62 (Silver Wind): na Route 212.
TM63 (Embargo): em Veilstone City.
TM64 (Explosion): no Game Corner
TM65 (Shadow Claw): consiga a Relic Badge.
TM66 (Payback): na Route 215.
TM67 (Recycle): no Eterna Condominiums, em Eterna City.
TM68 (Giga Impact): troque no Game Corner.
TM69 (Rock Polish): em Mt. Coronet, perto da entrada da Route 211.
TM70 (Flash): na Route 207 ou à venda no Veilstone Mart.
TM71 (Stone Edge): na Victory Road, em uma seqüência de rampas usando a Bicycle, ou troque na Battle Tower.
TM72 (Avalanche): consiga a Icicle Badge.
TM73 (Thunder Waver): troque na Battle Tower.
TM74 (Gyro Ball): troque no Game Corner.
TM75 (Swords Dance): troque no Game Corner.
TM76 (Stealth Rock): consiga a Coal Badge.
TM77 (Psych U: na Route 211.
TM78 (Captivate): na Route 204, usando a habilidade Cut para chegar até ele, ou na Victory Road.
TM79 (Dark Pulse): na Victory Road.
TM80 (Rock Slide): no Mt. Coronet.
TM81 (X-Scissor): na Route 221 ou troque na Battle Tower.
TM82 (Sleep Talk): em Eterna Forest.
TM83 (Natural Gift): à venda no Veilstone Mart.
TM84 (Poison Jab): na Route 212.
TM85 (Dream Eater): em Valor Lakefront, usando a habilidade Rock Climb.
TM86 (Grass Knot): consiga a Forest Badge.
TM87 (Swager): na Pokémon Mansion, localizada na Route 212.
TM88 (Pluck em Floaroma Town, dentro de uma casa onde há um Cleffa.
TM89 (U Turn): em Canalave City, usando a habilidade Surf, ou troque no Game Xorner.
TM90 (Substitute): em Old Chateau ou troque no Game Corner.
TM91 (Flash Cannon): consiga a Mine Badge.
TM92 (Trick Room): no hotel entre as Routes 213 e 214.