Pra quem chegou atrasado à festa, vamos recapitular. Resident Evil 4 é sobre chutar traseiros. Traseiros espanhóis, já que depois do fim da Umbrella Corporation e do vírus T, Leon, o policial de Resident Evil 2, foi parar em um vilarejo no interior da Espanha, onde deve descobrir o paradeiro da filha do presidente dos Estados Unidos e, mais tarde, resgata-la.

Saem os zumbis, entram os aldeões – bem mais inteligentes e perigosos, armados de foices, tochas, moto-serras e até bananas de dinamite. O primeiro contato com eles não traz um aperto de mão, mas uma machadada, e as palavras de boas vindas são na verdade o “Mierda!” e “Atrás de ti imbecil!” que escutaremos algumas centenas de vezes até o final do jogo.

A razão para o mau humor desta gente é descoberta nos capítulos seguintes, mas antes de prometer uma boa história, ou o horror de sobrevivência de outrora, Resident Evil 4 se compromete com a diversão e a boa jogabilidade. É um jogo de tiro acima de tudo, no qual até os puzzles mais simples podem ser solucionados à bala. Vê algo suspeito no cenário? Atire e descubra o que é. Um disparo despretensioso em um ninho no galho de uma árvore pode revelar um tesouro – “You find an Antique Pipe. Will you take it?”. Há um bocado de itens típicos de um Resident Evil para serem encontrados, e quase todos têm um propósito: serem vendidos, para ganhar mais dinheiro e poder comprar mais armas e munição.



O melhor do tiroteio, entretanto, está em eliminar os aldeões e, mais tarde, membros de uma seita que estão por trás do rapto da menina. O sistema de danos localizados é um espetáculo: atirando no braço, podemos desarmar o inimigo; na cabeça, os miolos são estourados (nem tanto uma boa idéia quanto parece); e a perna pode ser uma ótima forma de fazê-los cair para ganharmos tempo e mirar com mais calma em um ponto vital. Nada melhor do que, quando enfrentando um grupo de aldeões, atirar naquele sujeito que carrega uma banana de dinamite e vê-lo tropeçar e deixar a bomba estourar, eliminando todos aqueles que estão em volta.

E ainda existem confrontos com os clássicos chefes de fase, que aqui vão de um enorme monstro do lago à aberração chamada “El Gigante” que dispensa comentários. As lutas contra essas criaturas são muito divertidas e, visualmente, alguns dos momentos mais espetaculares de Resident Evil 4.

Fãs do modelo clássico de horror de sobrevivência – mais focados em puzzles e sustos – poderão estranhar a mudança de direção, mas em compensação terão o jogo mais bem produzido e, de longe, o mais divertido de toda a série.

You find lesser graphics. Will you take it?

A versão original de Gamecube tem gráficos que, provavelmente, serão os melhores vistos nesta geração de consoles. Partindo do pressuposto de que é impossível uma conversão sem perda de qualidade gráfica para o hardware menos potente do Playstation 2, a Capcom merece aplausos pelo que fez.

Resident Evil 4 para Playstation 2 não tem a mesma qualidade gráfica do original de Gamecube, mas engana muito bem. Em várias partes – principalmente em ambientes fechados –, as duas versões praticamente se equivalem em qualidade, ou pelo menos, incitam análises mais cuidadosas.

O jogo de Playstation 2 tem texturas um pouco menos definidas e uma paleta de cores reduzida. O cenário amarronzado do começo é ainda mais monótono, e traz uma notável diminuição de geometria. Mas ainda tem a atmosfera do original e pode ser considerado um dos jogos mais bem feitos do console.

A versão para Gamecube é claramente superior, entretanto, no quesito luz e sombra. Algumas das partes mais impressionantes do jogo – aquelas onde se vê relâmpagos ou luz de fogo refletindo em todo o ambiente, em tempo real – são bem discretas na versão para Playstation 2 e comprometem um pouco o clima de terror.

Para exemplificar melhor esta diferença, veja estes dois vídeos que só Outer Space traz para você: Versão para Gamecube | Versão para Playstation 2. É uma cena com uso intensivo dos efeitos de luz no Cube, uma das poucas onde as diferenças ficam bem evidentes.

Em contrapartida, esta nova versão traz widescreen real (no Gamecube, eram faixas pretas em cima e em baixo) e progressive scan, ótimo para quem tem HDTV/EDTV. O som é Dolby Pro Logic II em ambas as versões.

Extras

A parte jogável, o conteúdo do original, está intacto no Playstation 2. É o mesmo jogo incrível visto no começo do ano, com alguma simplificação gráfica, mas com uma missão extra exclusiva para compensar os problemas.

Chamada Separate Ways, a missão extra é jogada na pele de Ada Wong. São mais quatro horas de ação que mostram os acontecimentos por outra visão, com o tempo correndo paralelamente ao da aventura principal. E é mais interessante e bem elaborado que o já conhecido Assignment Ada do original, já que mostra respostas para alguns eventos da trama principal (como quem toca o sino da igreja na primeira parte), além de ter novas armas como um gancho para subir em lugares antes inalcançáveis.

Bobagens como novas roupas para os personagens e uma arma de raios também são itens desbloqueáveis exclusivos da versão para o console da Sony.

Outras diferenças mínimas entre as duas versões: há um intervalo de carregamento discreto na versão de Playstation 2, mas que era quase imperceptível na do Cube, alguns samples de som estão em qualidade mais baixa, e pode-se atirar em peixes e comê-los. E, finalmente, o balanceamento foi ligeiramente alterado e agora os inimigos exterminados não deixam mais tanta munição e itens, mas soltam mais dinheiro.

O Veredicto

Quase um ano depois de revolucionar o horror de sobrevivência no Gamecube, Resident Evil 4 resistiu ao teste do tempo e manteve-se como um dos melhores jogos dos últimos anos.

Entre os extras do Playstation 2 e o visual mais sofisticado da versão para Gamecube, a vantagem é para este último, afinal a boa ambientação pesa mais em um jogo de horror que algumas horas extras de jogo. Mas em qualquer plataforma, Resident Evil 4 é um clássico e um jogo obrigatório.


DICAS

Resident Evil 4 – Segredos, Dicas & Especiais
Olá pessoal, vou tentar algo diferente e novo na coluna e mostrar uns segredinhos do Resident Evil 4 para aqueles que gostam de um jogo mais fácil ou de ter um algo a mais para conquistar durante o jogo. Vou deixar os títulos em inglês, como eles aparecem no jogo, ok! Preparem-se, porque alguns desses segredinhos não são fáceis de se conseguir não...
SEGREDOS
Mercenaries Mini-Game
Termine o jogo para poder abrir o mini-game de Mercenaries.
Mercenaries Mini-Game: Personagens
Para ter acesso a Ada Wong no joguinho, você precisará conseguir 4 estrelas de avaliação no Pueblo.
Para ter acesso ao Albert Wesker no joguinho, você precisará conseguir 4 estrelas de avaliação no Waterworld.
Para ter acesso ao Hunk no joguinho, você precisará conseguir 4 estrelas de avaliação no Island Commando.
Para ter acesso ao Krauser no joguinho, você precisará conseguir 4 estrelas de avaliação no Castle.
Punisher Weapon
Você sabe aquele cara que anda pelo jogo vendendo os upgrades para as armas? Pois é, ele tem uma quest secreta. Você precisará procurar em duas áreas do jogo por medalhões azuis e atirar neles. Quando conseguir achar e atirar em mais de 10 medalhões, ele dará a punisher pistol. Essa arma tem uma boa estatística de upgrade e usa balas penetrantes.
Assignment Ada Mini-game
Termine o jogo para abrir o mini jogo da Ada.
Broken Butterfly Weapon
No salão sul do labirinto, há uma porta trancada. Retorne a essa área com a Ashley, ande de costas com ela lá e ela abrirá a porta. Isto revelará a broken butterfly.
Matilda Weapon
Destrave a handgun de Matilda, limpando o jogo.
Hand Cannon Weapon
Consiga 5 estrelas no Mercenaries Mini-Game para conseguir o handcannon.
Chicago Typewriter Weapon
Termine Operação Ada e Chicago Typewriter, e uma Thompson com 10.0 de poder de fogo, munição infinita, sem reload e com o máximo TMP estará disponível no vendedor.
Rocket Launcher
Para conseguir o rocket launcher especial, você terá de terminar o jogo em modo Normal e você terá uma chance de comprar a Matilda e o Infinite Launcher. A Matilda custará a bagatela de $70.000 e o Infinite Launcher só $1.000.000. Pouquinho, qualquer um tem isso...
S.T.A.R.S. Uniform
Para conseguir o uniforme, você terá de terminar o jogo no modo Normal ou Difícil.
Lifebar Máxima para o Leon
Na primeira luta do El Gigante, há um herb amarelo na arena do chefe de fase. Pegue a herb e o combine com qualquer um dos herbs verdes desse mesmo lugar e o use. Isto irá aumentar ligeiramente a lifebar do Leon. Agora, deixe o chefe de fase matar
Leon. Como a arena do chefe de fase está localizada em uma transição do mapa (o comando verde “open” é inoperante), este o deixará continuar na luta do chefão, mas com aumento da vida do Leon de sua tentativa precedente. Repetir este processo aumentará a lifebar de Leon ao máximo prematuramente. Os herbs amarelos extras encontrados depois podem ser dados a Ashley, ou ser vendidos ao vendedor por dinheiro
DICAS
Cobra na caixa de madeira
Algumas vezes, quando se destrói uma caixa de madeira no jogo, uma cobra pula da caixa e morde o personagem. Se você continuar batendo na caixa com sua faca até depois da caixa de madeira quebrar, pode matar a cobra e receber um healing egg.
Mais dinheiro por Beerstein e Elegant Mask
Quando você achar esses itens, NÃO os venda na mesma hora. Você poderá aumentar o valor deles com pedras preciosas.
Upgraded Gun
Sempre que você dá um upgrade na capacidade da sua arma, a arma volta cheia de munição. Então NÃO reabasteça a arma antes de comprar o upgrade.
Mira rápida
Tem um jeito bem rápido de centralizar a sua arma para cima ou para baixo. Pressione rapidamente o botão L1 e você irá mirar rapidamente e diretamente em frente.
Aumentando a vida máxima
Se você misturar: green herb + red herb + yellow herb, isso irá restaurar sua vida completamente e aumentar sua vida máxima.
Sua primeira shotgun
Há três edifícios principais na vila onde você vê pela primeira vez os inimigos não zumbis. A shotgun está no edifício do nordeste, no segundo andar.
Los Gigante
No 1º capítulo, no caminho que leva à vila, você encontrará um cachorrinho branco preso dentro de uma armadilha de urso. Se escolher salvar o cachorrinho, ele irá te ajudar mais tarde quando você lutar com o El Gigante pela primeira vez. Mais ou menos na metade da luta, você escutará um latido e o cachorrinho virá te defender. Ele irá distrair El Gigante, que atacará o cachorrinho em vez de você.
Um pouquinho de comédia
Quando Ashley parar em uma borda e você está abaixo dela, olhe para cima na direção dela e ela irá segurar a saia, dizendo algo sobre você ser um pervertido, e uma ou duas outras falas divertidas.
Munição em dobro para a Broken Butterfly
Se você comprar a Broken Butterfly antes de você achá-la, você terá duas vezes a quantidade de munição. O vendedor não irá vender a arma para você se você já a possuir.
Poder exclusivo das armas
Cada arma tem um “poder exclusivo” especial, quando todos os status estão no máximo:
Handgun : aumenta a chance de tiros na cabeça serem fatais, por um fator de 5% ou 20%.
Punisher : cada bala pode penetrar até 5 corpos.
Red 9 : aumenta o poder de fogo em 5.0.
Blacktail : aumenta o poder de fogo em 3.4.
Matilda : aumenta a capacidade dos magazines para 100.
Shotgun : aumenta o dano efetivo de longa distância da arma.
Riotgun : aumenta o poder de fogo em 10.0.
Striker : aumenta a capacidade dos magazines para 100.
Rifle : aumenta o poder de fogo em 18.0.
Semi-auto Rifle : diminui a velocidade de tiros em 0.40 segundos.
Broken Butterfly : aumenta o dano em 50.0.
Killer 7 : nadinha!
TMP : aumenta o poder de fogo em 1.8.
Minethrower : adiciona a habilidade homing às minas e aumenta seu raio de explosão.
Fique com o dinheiro
Quando você termina o jogo, você pode ficar com todas as armas e itens que você possui. Comece um novo jogo com o cleared game.
Pesca
Se você estiver com poucos health spray e herbs quando estiver no lago, mire nos peixes e atire. Quando você atingir um peixe, ele irá flutuar na água. Pule do navio e vá pegar o peixe. Dependendo do tamanho do peixe, ele dá alguns pontos de cura.
Atirando no lago
Quando você estiver no lago, antes de lutar com o Del Lago (a coisa na água), vá nas docas em frente à água e comece a atirar na água. A criatura não irá apreciar muito isso.
Tenha dois ataques no Saddler
Quando você estiver lutando com o Saddler, faça-o cair e se posicione próximo ao olho dele até a ação da faca aparecer. Atire nele e comece a apertar o botão para também fazer a ação de ataque.
Ganhe bastante dinheiro
No Castle, depois de você sair do esgoto, você irá aparecer em cima de um grande quarto redondo onde terão uns monks fazendo um sacrifício. Se você os alertar, eles irão todos fugir correndo, mas se você atirar uma granada lá embaixo, todos os monks que você matar irão deixar uma spinel ou a los illuminados pendent. Verde ou branco?
Leon não pode deixar Ashley quando ele vai para uma nova área. Porém, ele pode deixá-la segura no cantinho de uma área perigosa, e chamá-la quando estiver seguro. Você pode dizer com certeza se o Leon estiver a ponto de deixar uma área se o OPEN estiver escrito em verde. Se o comando estiver escrito em branco, Leon irá apenas abrir a porta para outra parte da mesma área. Use isso para planejar onde Leon pode deixar Ashley, para poder se aventurar nos combates.
Perseguindo Ashley
Os inimigos que capturam Ashley irão sair pela saída da área mais próxima. Essas saídas são as que têm o OPEN verde em vez do texto em branco normal. Se eles conseguirem sair por uma dessas saídas, você verá um belo GAME OVER na telinha. Quando deixar Ashley para ir fazer as coisas sozinho, tenha certeza de não deixá-la perto de uma porta com o OPEN verde.
Esconda-se e espere na vila
Quando você chegar pela primeira vez na vila e estiver tendo problemas em escapar dos maníacos da serra elétrica e outros inimigos, você poderá se esconder num lugar seguro. Vá para a torre mais alta do lado leste da vila (cheque no mapa) e suba a longa escadaria. Os seus inimigos não podem subir essa escadaria em particular. Isso também funciona para quando você precise deixar a Ashley num lugar seguro enquanto você vai explorar essa área em particular.
Church Bell Hijinks
Quando você chegar no cemitério pela primeira vez, corra para a igreja e atire no sino. Três inimigos não-zumbis virão correndo por onde você entrou. Atire neles, colete os itens e repita.
Não quer ser vitima dos malucos da serra elétrica?
Logo no começo do jogo, quando Leon chega pela primeira vez na vila, evite se aproximar da porta da casa a nordeste da vila (onde Leon pode conseguir a primeira shotgun de graça no jogo). Simplesmente, não entre na casa que dispara o filminho. Leon ainda terá de matar os zumbis para poder progredir, mas pelo menos ele não terá de lutar contra os maníacos da serra elétrica, que poderão ser bem difíceis de se enfrentar. Depois que o sino tocar, sinta-se à vontade para entrar na casa e pegar os itens (e a shotgun!). Lava Bonus
Quando você estiver lutando com os dois chefões gigantes no quarto de lava, façaa um deles cair dentro da lava e mate o outro normalmente. Pegue os seus $15 mil do primeiro chefão e saia do quarto. Entre novamente no quarto dos chefões e o dinheiro do segundo chefão estará na beirada da lava. Atenção: Esse erro foi corrigido pela Capcom na versão PAL, então isso não funcionará se você tiver essa versão.
Bônus da Mina
Depois de você ter conseguido chegar do outro lado do penhasco, vá para a próxima sala e, assim que você chegar nela, olhe para a esquerda. Você deverá ver uma pilha de ossos. Ande para essa pilha de ossos e o botão de ação TAKE irá aparecer. Na pilha de ossos, estará todo o dinheiro dos inimigos que você matou (não os maníacos da serra elétrica). Pegue o seu prêmio (que pode ser até 10 mil) e saia rico. ESPECIAIS
Rei Leon
No capitulo 5-3, exatamente antes do quarto com os lasers, você encontrará um quarto com um trono vermelho. Aproxime-se do trono e aperte A para fazer Leon sentar-se no trono com toda a glória.
Aviso S.T.A.R.S.
Similar aos avisos do FBI em comerciais de filmes, um aviso da S.T.A.R.S. e da Raccoon City Police Department poderá ser visto nesse jogo. Preste atenção no final dos créditos do jogo.
Capcom R.I.P.
No cemitério, vá para a área cercada. As visões da câmera mostrarão umas tumbas no chão. Nelas, em grego ou uma outra língua qualquer que não entendemos bulhufas, estará escrito “Chi Alpla Pi Chi Omicron Mu”. Se juntarmos a primeira letra de cada palavra, teremos CAPCOM. (Só para não dizerem que eu tenho o que fazer, eu li sobre isso e fui conferir!).


SEGUE O DETONADO

CAPITULO 1

RESIDENT EVIL 4

IMPORTANTE: Esse detonado é para Game Cube mas serve para a versão de ps2 tb, só os botões são diferentes.

Capítulo 1 -1
Primeiro capítulo do jogo, então não tem nada de muito difícil, mas é bom to
mar cuidado com alguns inimigos que irão aparecer.

Capítulo

Vá em frente e entre na casa. Continue até aparecer uma animação. Após ela, prepare-se para matar seu primeiro inimigo =). Veja a animação que aparece em seguida se quiser e suba as escadas. Antes de pular pela janela, já no andar de cima, dê uma volta de 180° e pegue a munição em cima da mesa. Quando pular pela janela, três inimigos irão lhe circundar. Mate os três e continue em direção a casinha pequena. Entre nela e quebre as caixas com a faca para poupar munição. Não há necessidade de salvar, mas se quiser, salve também e vá seguindo pela estradinha. Você vai chegar numa parte que tem dois corvos em cima de uma placa. Após passar por ela, liberte o cão da armadilha de urso e continue pelo trilho até chegar num local com quatro árvores com um ponto vermelho em cada. Atire nesses pontos (são armadilhas explosivas, então mantenha distância) e vá em frente. Cuide que, no meio das árvores, há uma armadilha de urso, então dê um tiro nela se quiser passar pelo meio. Logo depois você verá mais um Ganado (o 'zumbi'). Mate-o e continue até outra casa. Pegue os itens dentro dela e mate os Ganados que aparecerem. Atravesse a ponte, não gaste munição tentando matar os Ganados do topo da colina e vá em frente para achar mais uma casa com itens e um Ganado dentro. Passe pelo portão de ferro.

Após a conversa com a Hunnigan continue em frente e olhe com o Botão A quando der. Você vai enfrentar vários Ganados. Eu sugiro que vá para o meio da vila e mate-os ali, onde tem espaço para fugir. Se você entrar na casa de dois andares à esquerda, uma animação vai aparecer, Ganados vão lhe atacar e o Homem da Serra Elétrica também. Nesse caso, suba para o segundo andar, pegue a SHOTGUN perto do fim da escada, quebre o vidro, pegue o que
tiver e derrube a escada erguida perto da janela quebrada ao fundo, mas cuide para não cair. Não atire nos Ganados batendo na janela à direita da escada e pegue a erva em cima da cama antes de voltar para o andar de baixo. Fique com as costas para a parede que equivale a onde teria a Shotgun no andar de cima e espere os Ganados entrarem. Tente poupar munição de Shotgun para o Homem da Serra, pois ele demora MUITO para morrer e se lhe alcançar é Game Over. Não se esqueça de sempre atirar na cabeça e, quando ele estiver no chão (não morto, só caído), espere ele se levantar totalmente antes de atirar de novo, senão ele não vai cair com o tiro. Após o massacre e a animação, suba na torre e pegue o item que esti ver lá e passe pelo galinheiro (que tem uma vaca dentro hehehhe) a partir do
centro da vila para ver uma erva amarela. Pegue-a e entre na casa no lado oposto (a do lado da de dois andares) para quebrar os barris, pegar seus itens e o item em cima da prateleira. Pule pela janela no lado dela e quebre a caixa para achar uma erva vermelha. Vá em frente por aí mesmo, entre na casa sem porta, pegue a erva verde, vire à esquerda e continue pelo caminho. Perto do portão de ferro, entre na casa do lado direito e pegue o item e o papel e passe pelo portão.

Chegue perto do medalhão e do papel azul e olhe para trás. Está vendo aquela casa sem porta com um barril dentro? Entre nela, pegue o item do barril e salve o jogo. Vá um pouco para a esquerda e vire para trás. Não atire no objeto brilhante, e sim na madeirinha que está segurando a tampa do poço aberta. Atire no objeto agora e pegue-o. Pegue o papel azul e dê um tiro no medalhão [01/15].
Provavelmente isso irá atrair Ganados. Mate-os, veja perto das galinhas se não há ovos, vá para a casa pequena sem porta ao norte (veja o mapa no Z para saber onde)e atire no medalhão [02/15] perto dela. No caminho, passe pelo
estábulo e olhe para cima para achar outro medalhão [03/15]. Após, entre na casa que estava na sua frente quando você chegou nesse pedaço da vila, quebre os barris, as caixas e procure nas gavetas por itens no andar de baixo. Antes de subir, saia pela porta dos fundos, olhe para cima e ache outro medalhão [04/15] pendurado no telhado. No andar de cima, olhe as gavetas para mais ítens, mate o Ganado e olhe na direção da escada que você subiu. Haverá mais um medalhão [05/15]. Ainda no andar de cima, saia pela janela à direita, vá reto e pule quando possível. Quebre a caixa para achar um BEERSTEIN e, para sair, em purre o armário. Volte ao segundo andar da casa, saia pela mesma janela e, ao invés de ir reto, vá para a esquerda. Próximo ao fim da passarela, vire para a
direita e destrua mais um medalhão [06/15]. Pule para a área cercada, quebre a caixa, pegue o item, olhe para o canto superior direito e atire em mais um medalhão [07/15]. Suba a escada de volta para a passarela, desça dela e passe pelo portão de ferro.

Vá em frente até aparecer uma animação. Quando ela acabar, verá que o jogo está mandando apertar A ou B repetidamente para fugir da pedra. Faça-o, mas cuide que, no final, o jogo mandará apertar L+R ou A+B sem dar muito tempo para isso. Passado o susto, continue andando, atire nos pontos brilhantes no teto do
túnel e continue até ver algumas casas. Muito cuidado nessa hora, já que na casa a sua esquerda tem armadilhas de urso e de bomba e na casa a sua frente há Ganados atirando explosivos. Dê a volta na casa dos Ganados, tirando as armadilhas, e entre por trás. Se possível, quando um Ganado da casa for atirar a dinamite, saia da janela. Assim, ele acerta dentro da casa e mata a si mesmo e mais alguns. Também destrói os barris. Entre e pegue o que quiser, saia pela mesma janela na qual você entrou e vá reto. Você verá uma caixa. Destrua-a, pegue o ítem, vire 180°, olhe para a árvore e meio para cima. Verá um ninho. Atire nele para fazer o RED CATSEYE cair e entre na casa grande. Abra o armarinho e pegue o item de cima da mesa. Vá em frente, salve o jogo se achar necessário (não é),
desarme as duas armadilhas explosivas, pegue os itens dessa sala e empurre o armário para revelar uma passagem secreta. Continue, verifique o armário de onde vem um barulho e veja a animação.

Capítulo 1 - 2
Parabéns! Você acabou de completar a sua primeira divisão de capítulo! Incrível, não? Prepare-se para apertar A+B ou L+R no final da animação. Pegue a munição antes de sair da sala e veja pela primeira vez o famoso Mercador! Saia da casa e vire à esquerda, à esquerda de novo e mais uma vez. O menu de compra aparecerá. Venda qualquer SPINEL que você tiver e o PEARL PENDANT também, mas não venda o BEERSTEIN nem o RED CATSEYE. Se quiser vender munição, está livre, mas eu certamente não aconselho, já que não dá para comprar ela. Compre uma arma (a conselho o RIFLE mais o SCOPE) e a ATTACHE CASE M (dê a preferência a ela, ape
sar de você provavelmente ter dinheiro para comprar tudo o que eu disse). Nâo compre o TREASURE MAP(VILLAGE), pois ele só mostra onde há itens valiosos no mapa e eu, no detonado, estou falando como pegar todos ou quase todos. Se quiser, faça upgrade nas armas. Agora volte para a frente da casa, vá para a direita dela, quebre o barril e vire. Você verá umas partes onde não há muro. Atire por ali se comprou o Rifle (antes de usá-lo, combine o Scope com ele apertando A duas vezes em cima do Scope e uma no Rifle), se não, passe pela porta à esquerda. Entre na casa mais próxima, pegue qualquer item que tenha no andar de baixo, mate os Ganados, suba e pegue o EMBLEM(RIGHT HALF) no baú. Pule e vá à casa aos fundos, quebre os barris do lado de fora. Suba a escada, suba a segunda escada, mate o Ganado e cuide que mais Ganados virão. Mate eles, desça as escadas e entre na casa. Pegue a erva amarela e mais algum item nos armários. Saia da casa, atravesse a ponte, suba a colina e
continue até achar uns barris e um baú que contém o EMBLEM(LEFT HALF). Vire em direção a segunda caso que você entrou, vá até a beira da plataforminha de madeira, pule e pule de novo. Vire à direita e chegue perto do portão de ferro. Aperte Y, L, A em algum pedaço do EMBLEM, selecione 'Combine' e selecione o segundo pedaço dele. Você formará um HEXAGONAL EMBLEM. Aproveitando que está nesse menu, combine o RED CATSEYE com o BEERSTEIN para deixar as coisas mais organizadas =). Use o HEXAGONAL EMBLEM (se você não
estiver próximo o suficiente, aperte A na frente da porta que esse menu abrirá
daí é só usar apertando A no item e A em cima de 'Use') e passe.

Vá em frente, o caminho está livre, mas antes de entrar na construção, vire à direita, quebre o barril, vire à esquerda, vá pela passagenzinha, e quebre os outros dois barris. Entre, vá ao fundo, vire à esquerda, quebre o barril, passe
pela porta atrás de você (direita da entrada), mate os Ganados, atravesse o corredor, pule pela janela, mate os Ganados (desarme as armadilhas antes de ir on de eles estavam), abra os fornos à direita para pegar itens, quebre os barris que estão pouco depois deles, passe pela porta, mate mais Ganados. Pouco depois de passar a porta, vire à esquerda. Está vendo aquela janela com uns paus de madeira na frente? Use a faca para quebrá-los e pule por ela. Pegue o item desta salinha (ELEGANT MASK), pule de volta, destruia mais barris e saia pela porta
que não foi a em que você entrou. Vá em frente, mate o Ganado, pule e pegue os itens que estão na água. Se estiver precisando de vida, mate os peixes e os use como alimento =). Suba as escadas e suba de novo.

Vire à esquerda logo que chegar. Destrua o pau de madeira segurando a tampa do poço, atire no item e pegue-o (BRASS POCKET WATCH). Entre na casinha um pouco a frente e quebre a caixa e barril para pegar itens. Destrua tanto a armadilha de urso quanto a explosiva e entre na casa grande. Você terá que resolver um puzzle para abrir a porta. PUZZLE: FORMAR O SÍMBOLO CORRETO NA PORTA O Objetivo é formar um símbolo igual aos dois abaixo com esse da bola de cristal. Muito simples. Escolha a seta para cima e depois a seta para a esquerda.

A porta irá abir. Vire para a direita e abra o armário para achar um item.
Abra a gaveta da mesa para achar outro. De frente para a mesa, vire à direita e
o Botão A poderá ser usado para checar a caixa em cima da cômoda. Examine-a
para pegar a INSIGNIA KEY. Abra a porta de metal e veja a animação.

Capítulo 1 - 3
Mais uma divisão de capítulo passada =)! Dê uma volta de 180º e abra a cômoda para achar mais um item. Desça as escadas, dê uma volta de 180° e passe pela porta. Mate o Ganado que estava mijando hehehehheeh. Saia daí e vá para o meio da sala. Vire à direita duas vezes, quebre o vidro, pegue o item, abra a cômoda e pegue outro item. Volte para o meio, mas vire à esquerda dessa vez e pegue um ovo de dentro do fogão. Antes de sair pela porta ao lado, equipe sua Shotgun, garanta que suas armas estão carregadas e só então saia, pois há alguns Ganados
e o Homem da Serra Elétrica lhe esperando. Mate todos, vá em frente, entre na primeira casinha, mate um Ganado, quebre a caixa e pegue a erva vermelha. Continue em frente, mate o grupo de Ganados e passe pelo portão de ferro.

Você está de volta na parte principal da vila. Entre na casinha à esquerda e quebre as caixas. Ganados virão lhe atacar, então dê um fim neles. Vire à direita, ignore outros Ganados e vá em direção àquela igreja com uma porta de metal com um símbolo. Tente abrir ela e o menu aparecerá para você usar a INSIGNIA
KEY. Entre.
Quebre a caixa e pegue o item na prateleira. Passe pela porta, quebre o barril, vire para cima, atire na lamparina suspensa (faça isso de uma certa distância) e pegue o SPINEL. Abra a tampa e pule. Vá em frente até chegar numa parte mais aberta. Destrua a lamparina e a caixa. Vários pontos brilhantes ficarão visíveis. Atire neles para ganhar alguns SPINELS e uma ELEGANT HEADDRESS. Continue até o mercador.

ATENÇÃO: NÃO VENDA O BEERSTEIN NEM A ELEGANT MASK PORQUE DÁ PARA JUNTAR OUTROS
ITENS COM ELES QUE AUMENTAM SEU VALOR TOTAL.

Abra a porta e suba as escadas.

Vá em frente e, pouco depois de entra no cemitério, vire à direita para encontrar uma casinha com um Ganado e algumas caixas. Quando você estava se virando para a casinha, deve ter visto que há um medalhão em uma árvore, então aproveite e atire nele [08/15]. Após atirar nele, dê uma volta de 180° e procure por duas árvores no cemitério que têm medalhões. Ache essas árvores e destrua os seus medalhões [09/15, 10/15] (Se você seguiu o que eu disse e atirou nos medalhões, volte no Mercador para ganhar uma arma, a PUNISHER. Vai dar vontade de trocar a HANDGUN por ela, mas se você fez algum upgrade, verá que não vale a pena. Pegar os próximos medalhões é opcional, mas, se destruí-los, a PUNISHER virá com firepower 1.1 ao invés de 0.9). No cemitério, você verá que há três túmulos duplos. Um tem um símbolo que lembra um M, um um S e um lembra um V. Suba a
colina até a igreja e mate os Ganados. Vá para a esquerda e, bem no cantinho, você verá uma árvore com um medalhão. Aitre se quiser [11/15]. Vá para a direita da igreja e entre naquele caminhozinho estreito ao invés de descer. Você verá mais dois Ganados e mais um puzzle.

PUZZLE: LIGAR SOMENTE OS TRÊS SÍMBOLOS DOS TÚMULOS DUPLOS |Você deve iluminar somente os símbolos dos túmulos duplos (o que parece um V,o que parece um S e o que parece um M). O problema é que só dá para pular 3 ou 4 símbolos de cada vez. Escolha nessa ordem: 3, 3, 3, 4, 4, 4, 3. |

Pegue o GREEN CATSEYE e combine-o com o BEERSTEIN (falta só 1 Catseye =)). Vire para cima e um pouco para a esquerda. Mais um medelhão [12/15]. Volte até onde você entrou nesse caminho estreito, mas dessa vez desça a lombada. Vá pela ponte matando os Ganados e, após o primeiro pulo, vire-se e olhe para baixo pra
ver um medalhão [13/15]. Entre na casinha, pegue o papel, quebre as caixas (cuide que uma pode ter cobra), avançe um pouco mais e olhe para cima para ver mais um medalhão [14/15]. Quando for pular pela segunda vez, olhe um pouco para baixo e para a direita para ver o último medalhão [15/15]. Pule, mate o Ganado que
aparecerá e passe pela porta de madeira. Quebre o barril e, antes de ir na área mais espaçosa, equipe a Shotgun e ati
re no meio dos corvos para ganhar dinheiro e itens. Vasculhe esse lugar e por dentro das casinhas por itens e passe pelo portão de madeira aberto. Quebre alguns barris e ou vire à direita se quiser salvar o jogo e comprar/vender, ou
continue em frente.

Entre na casa à direita e pegue os itens. Outra sequüencia daquelas de fugir da pedra aparecerá. Agora você vai estar num lugar que tem alguns Ganados e algumas armadilhas. Mate-os e atire nelas até chegar numa parte onde a ponte está quebrada. Nessa parte, vá pela direita, pela água e logo verá uma terra emersa com uma árvore grudada na ponte. Olhe para cima. Você verá um ninho. Atire nele e pegue o ANTIQUE PIPE. Continue em frente que você verá uma outra terra emersa que dá acesso a ponte. Atire na armadilha explosiva, mate os Ganados que aparecerão e siga até o portão de madeira.

Vá reto e, quando o caminho bifurcar, siga para a esquerda e vá para o topo da colina. Veja a animação e desça. Quando estiver passando pela bifurcação, fique cuidando o canto superior esquerdo (use a alavanca C para diagonal superior esquerda). Você verá mais uma árvore com ninho. Atire nele e pegue o GOLD BANGLE W/ PEARLS. Entre na casinha à direita e pegue os itens e a erva amarela. Entre na do fundo, pegue a erva verde e salve o jogo
pois agora será sua primeira batalha contra um chefe.

CHEFE: DEL LAGO
Entre no barco e comece a ir para frente. Lá pelas tantas, uma animação ocorrerá e o chefe surgirá. Logo no início, desvie dos pedaços de árvore segurando o direcional no lado contrário a eles. Quando o caminho estiver livre, use
o R para mirar o harpão e atirar. Note que o harpão deixa a alavanca muito mais sensível do que uma arma comum. Ele demora uns 7 tiros de harpão. Uma hora o chefe vai imergir e o barco ficará parado. Nesse momento, a câmera ficará como se você estivesse segurando R. Procure pelo Del Lago e atire os harpões.
Se você não estiver achando ele, espere um pouco que setas vermelhas aparecerão no canto da tela indicando onde ele está.
Acerte pelo menos 1 harpão nele nessa situação, se não você será derrubado do barco e terá que apertar A rápi|do para voltar sem ser comido. Também há uma situação na qual o Del Lago imerge, mas a câmera não fica como no R. Nesse caso, segure para um dos lados no direcional para fugir da batida dele (como se fosse um pedaço de árvore, já que se foge com o direcional e se bater você cai).

OBS: Você deve estar pensando "Já que um golpe dele me mata, então do que adi|anta eu recuperar vida nas batidas?". É que a distância de nado em caso de batida é inversamente proporcional a sua vida. Isso quer dizer que quanto menos vida você tiver, mais longe você cairá e mais difícil ficará voltar para o barco sem morrer. Na verdade, com a vida em 1 só quadradinho daqueles você já está praticamente comido.

Veja a animação, mas cuidado, pois logo você terá que ficar apertando A ou B
rapidamente.


CAPITULO 2



Capítulo 2
Parabéns por acabar o primeiro capítulo do jogo! Nesse segundo capítulo ocorrerão algumas batalhas contra chefes e é o último capítulo na vila. Também verá que uma coisa muito irritante pode acontecer quando você explodir a cabeça dos Ganados.

Capítulo 2 - 1
Logo que começar, pegue os itens e o papel dentro da casa. Saia, vire para a direita, vá para o barco e mate os peixes se precisar de vida. Vá com ele até as duas tochas azuis no lado oposto do lago (você deve ter visto elas). Suba as
escadas e vire à esquerda. Quebre o barril, empurre a caixa, quebre os barris, suba a escada, empurre as caixas e quebre os três barris para achar uma GREEN GEM. Junte-a a ELEGANT MASK. Compre e venda o que quiser (como o ANTIQUE PIPE).
Volte para a margem onde você começou esse capítulo (use o mapa em caso de ter e esquecido) e pegue o caminhozinho. Passe o portão de ferro.

Veja a animação e enfrente esse Ganado. A partir de agora, há uma chance de, quando você explodir a cabeça de um Ganado, esse bicho aparecer. Mais tarde você verá que essa não é a única forma dele e que isso é muito irritante em grupos grandes desses inimigos. Pule as plataformas, continue, pule mais plataformas, chegue perto da beira da colina, desça com a corda. Olhe para cima, verá um Ganado. Mate-o, suba no quiosque dele, pegue itens, desça, vá em frente, quando tiver que pular mais outra plataforma, olhe para o lado direito e atire na junção das quatro correntes da caixa com a corrente principal. Pule até o outro lado, vire à direita, ande um pouco para frente. Viu o objeto brilhante? Atire nele para ganhar um AMBER RING. Suba a escada, quebre o barril, olhe para trás e
um pouco para a direita e quebre a corrente do mesmo jeito que você fez com a outra caixa. Tente quebrar uma segunda corrente. Agora pule, vá em frente, vire à direita e pule pelas caixas. Pegue o único caminho que dá, suba as escadas e opere a manivela. Volte até a cachoeira (antes dessa última sequência de pular
caixas, virando à esquerda), mas cuide que agora aparecerá um grupo grande de Ganados, a maioria com o bicho [Vou chamar de Las Plagas a partir de agora. Entenderá o porquê depois.] em caso de ter a cabeça explodida. Mate-os ou fuja para onde estava a cachoeira. Vá até o fim dessa caverna e pegue a ROUND INSIGNIA
para fazer a parede atrás dela subir, dando caminho a um portão de ferro.

Quebre os barris, pegue o que tiver dentro e use o barco. Você voltará para
um local com um Mercador e uma Máquina de Escrever (aquele pouco depois de você matar uns corvos, que eu disse que podia virar à direita, lembra?). Faça o que for necessário, suba as escadas e saia pela porta. Vá para o local dos corvos para enfrentar mais um chefe.

CHEFE: EL GIGANTE
Veja a animação e prepare-se para lutar. Há itens nos cantos do cenário e dentro das casas. Tente evitar deixar o El Gigante destruí-las porque os iten sse vão junto. Alguns ataques dele são esquiváveis com A+B ou L+R. Se ele te agarrar, fique girando a alavanca de controle para fazer com que o Leon esfaqueie a mão dele e ele lhe solte. Há uma chance de que, se você salvou o ca |chorro no início do jogo, ele apareça e fique distraindo esse chefe. Sempre a|tire na cabeça. Lá pelas tantas, algo parecido com as Las Plagas dos Ganados (que na verdade É Las Palgas) vai aparecer nas costas dele. Nesse momento você poderá subir no El Gigante com o botão A e ficar esfaqueando as Plagas com o A ou o B repetidamente. São necessárias umas quatro dessas sequências de esfaquear para ele morrer. Você pode atirar nas Plagas também, mas, considerando que está no início do jogo, você não deve ter armas que sejam mais fortes que as facadas. FLASH GRENADES são úteis para cegá-lo.

Refaça seu caminho até a igreja, mas cuide com os Colmillos (cães zumbis) que estarão lhe aguardando na frente dela. Use a ROUND INSIGNIA e abra a porta.

Vá ao altar e pegue os itens que estiverem ali, volte para a porta, dobre para a direita e suba as escadas no fim do corredor. Ande um pouco e olhe para a igreja. O botão A ficará disponível para você pular no lustre. Pule, espere ele
voltar e quando ele estiver perto da outra borda, pule de novo. Vire à direita e quebre os barris. Opere aquela mesinha com três bolas de cores diferentes com o A para iniciar outro puzzle.

PUZZLE: ENCAIXAR AS CORES DOS CÍRCULOS COM AS DO CÍRCULO CENTRAL Objetivo aqui é fazer com que as cores dos círculos de uma só cor coincidam com a respectiva no círculo do meio. É só ver onde tem azul, por exemplo, no círculo central e rodar a luz azul de tal forma que, se botasse ela em cima desse círculo, as partes azuis TODAS iam ficar iluminadas pelo azul. O jeito é o seguinte. Gire 2 vezes o círculo de luz vermelho, 3 vezes o verde e 1 vezo azul depois apertar em 'Combine'. |

Se diriga até a grade que abriu, entre e veja a animação. Essa é a Ashley. Você terá que protegê-la durante boa parte do jogo. Os símbolos no mostrador de vida dela estão explicados na seção 'Controles - Ashley'. Volte para a parte de
baixo da igreja indo para a direita e veja o vídeo.

Capítulo 2 - 2
Logo que começar, dê uma olhada em volta e quebre os barris. Saia pela porta e veja o vídeo. Vá reto e atire num dos barris do carrinho para que esse mate a maioria dos Ganados. Antes de ir em frente, entre na igreja e mate os dois Zealots (Ganados vestidos de monge) para ganhar 5000 pesetas. Saia da igreja e
vá em direção à vila, passando pelo cemitério, pela caverna com o Mercador (agora estará diponível para venda a pistola RED9, que tem o maior poder de fogo do jogo. Apesar disso, eu acho melhor esperar um pouco mais e pegar uma pistola um pouco mais fraca, mas melhor no resto chamada BLACKTAIL).

OBSERVAÇÃO: A maioria dos lugares que tinha itens antes, agora tem de novo. Eu não vou falar para ficar
entrando nas casas e pegando os itens dessa vez, já que é só ir nos mesmos lugar que de dia.

Agora que você está na vila, vá para a direita para chegar naquela parte dela em que você pegou os primeiros medalhões e o papel azul (cuide as armadilhas de urso).

Lá, antes de tudo, chegue perto daquela lata de lixo laranja grandona e mande a Ashley se esconder com o X. Mate os Ganados e suba naquela passarela da mesma forma que você fez no capítulo 1. Vire à esquerda nela, chame a Ashley com o X também, atire nas armadilhas, mate o Ganado, pule na área cercada e abra o portão de madeira com a ajuda dela.

Fale com o Mercador em caso de querer compra ou vender (agora vem uma parte um pouco complicacda, então você talvez queira dar upgrades nas suas armas) e vá em frente. Ouça a conversa com a Hunnigan, continue, veja o vídeo. Vasculhe os dois andares da casa por itens (entre eles uma erva amarela e uma vermelha), empurre os armários na frente das janelas e espere pelos Ganados no andar de baixo. Cuide para não acertar muitos tiros no Luis e suba quando o ele mandar. Fique derrubando as escadas das janelas e cuide os Ganados que subirem do andar
de baixo.

Capítulo 2 - 3
Dê uma olhada em volta da casa (e dentro dela, se não o fez antes) por itens e entre na casa ao lado do Mercador para pegar um papel e salvar o jogo se quiser. Passe por ele e vire para a esquerda. Você verá umas engrenagens com uma alavanca. Agora você tem duas opções: ir pelo caminho da esquerda e enfrentar
muitos Ganados mais duas mulheres com serras elétricas ou ir pelo da direita e enfrentar um El Gigante. Em cada lado há um tesouro (como o BEERSTEIN, por exemplo) a ser pego. Eu vou falar como passar de cada lado e como pegar o tesouro dele, mas recomendo o caminho da direita se você não estiver muito bem no jogo ou for a primeira vez que joga. O da esquerda eu acho melhor se estiver jogando no Professional. Se quiser ir pelos dois caminhos, também dá, mas só recomendo isso se você tiver armas secretas ou já estiver bem acostumado ao jogo.


Mate o Ganado que vier e mande a Ashley se esconder ali perto. Atire nos barris do carrinho para fazer ele explodir. Vá matando os Ganados e suba as escadas ao fundo. Mate mais inimigos até chegar perto da lata de lixo laranja onde o caminho se divide em dois. Chame a Ashley e deixe ela ali. Vá para a direita, pelo caminho mais próximo, e desça a escada do lado direito, quebre os barris, pegue os itens, suba a escada, vire à direita e quebre o barril para uma erva verde (para juntar com a vermelha lá de baixo). Siga reto e pule quando puder.
Uma animação aparecerá junto com duas mulheres com serra elétrica mais alguns Ganados. Mate todos, pegue a CAMP KEY e o RUBY, quebre os barris e abra a porta trancada com a CAMP KEY. Chame a Ashley e passe pela porta, quebre a caixa e entre na casa na direita. Vire à esquerda, quebre a janela com a faca, pule e quebre os barris no final para ganhar uma RED GEM. Junte-a com a ELEGANT MASK, volte até a casa e vire para a esquerda. Desça pelo buraco e pegue os itens dali. Suba, saia da casa e continue em frente. Mande a Ashley se esconder e enfrente os Ganados. Debloqueie a porta e saia.

Passe a ponte, vire à direita e vá em frente, passe pela casa e pare quando estiver na frente de uma escada (com um Mercador em cima).

ESQUERDA:

Mate o Ganado que vier e mande a Ashley se esconder ali perto. Atire nos barris do carrinho para fazer ele explodir. Vá matando os Ganados e suba as escadas ao fundo. Mate mais inimigos até chegar perto da lata de lixo laranja onde o caminho se divide em dois. Chame a Ashley e deixe ela ali. Vá para a direita,
pelo caminho mais próximo, e desça a escada do lado direito, quebre os barris, pegue os itens, suba a escada, vire à direita e quebre o barril para uma erva verde (para juntar com a vermelha lá de baixo). Siga reto e pule quando puder. Uma animação aparecerá junto com duas mulheres com serra elétrica mais alguns Ganados. Mate todos, pegue a CAMP KEY e o RUBY, quebre os barris e abra a porta trancada com a CAMP KEY. Chame a Ashley e passe pela porta, quebre a caixa e entre na casa na direita. Vire à esquerda, quebre a janela com a faca, pule e que
bre os barris no final para ganhar uma RED GEM. Junte-a com a ELEGANT MASK, volte até a casa e vire para a esquerda. Desça pelo buraco e pegue os itens dali. Suba, saia da casa e continue em frente. Mande a Ashley se esconder e enfrente os Ganados. Debloqueie a porta e saia.



DIREITA:

Vá até a porta e o El Gigante aparecerá. Você verá que a Ashley apontará para uma pedra no alto. Quando o El Gigante estiver em baixo dela, atire no pau de madeira que a segura. Isso fará ele perder muita vida. Mate-o como fez antes e cuide que, no final, se você estiver em baixo dele, terá que desviar com L+R
ou A+B. Cuide para ele não pegar a Ashley também. Se isso acontecer, atire nas mãos e na cara que, com sorte, ele solta ela antes de matá-la. Quebre as correntes, entre nas casas, pegue os itens e uma OLD KEY. Após passar pela segunda casa, olhe para cima e verá um balde suspenso por uma corda. Atire no ponto brilhante, pegue a PURPLE GEM (se você passou pelos dois lados, terá as três GEMS e poderá vendê-las após juntá-las com a ELEGANT MASK) e siga em frente. Quebre as correntes da próxmia porta e use a OLD KEY na porta de madeira.

A PARTIR DAQUI, NÃO INTERESSA QUAL CAMINHO VOCÊ PEGOU

A partir das escadas do Mercador (venda a ELEGANT MASK com as GEMS se tiver as três combinadas com ela. Se tiver só duas e não quiser passar pelo outro caminho, venda também. Não se preocupe quanto ao BEERSTEIN, você não perdeu o último CATSEYE), passe em volta da casa para pegar itens e entre nela para salvar
o jogo (recomendo) e pegar um papel e um item. Saindo da casa, vire um pouco para a direita e suba o caminho, sempre indo reto. Suba as escadas, e, antes de pegar um teleférico, equipe o Rifle. Começe mirando para a esquerda. Verá um Ganado. Mate ele senão ele sobe no seu teleférico e começa a destruí-lo. Agora vire para a direita e mate os Ganados nos outros teleféricos porque eles tocam machados, facas etc em você e na Ashley. Tente acertar mais de um de cada vez e vá cuidando os dois lados (especialmente o direito) até chegar na base. Nela,
dê a volta na grade e pule dentro da cabine. Vá para o fundo dela, abra os armários, pegue os itens e saia pela porta. Dali, vá reto e desça as escadas. Onde o caminho bifurca, mande a Ashley ficar parada e vá para a esquerda. Entre na caverna, mate os Ganados, pule a barreira e suba as escadas ao fundo. Mate o Ganado e pegue, dentro do báu no fim da caverna, o YELLOW CATSEYE (eeee! Agora é só juntar ele com o BEERSTEIN e vender por 20000). Volte até a Ashley, faça ela lhe seguir e desça as escadas. Fale com o Mercador para vender/comprar, salve o jogo e passe pelo portão de ferro.
Vá em frente, chegue perto da casa, veja a animação e prepare-se para desviar de um ataque. Prepare-se para lutar contra um chefe.




CHEFE: BITORES MENDEZ
Atire na coluna vertebral dele até ficar só o pedaço de cima lutando. Continue atirando, subindo na escada para atrasá-lo até destruí-lo. Use, se tiver FLASH GRENADES para atordoá-lo, especialmente quando estiver na segunda parte da luta. Esse chefe não tem nenhum ataque altamente preocupante. O mais preocupante é um que você tem que desviar duas vezes. Se ficar sem munição ou vida, procure na parte elevada por uma erva vermelha, uma amarela, uma verde e|alguma munição. No andar de baixo há munição também, assim como uma erva verde.

Pegue o FALSE EYE do cadáver e verifique se não esqueceu algum item. Vá em cima do corpo e olhe para a direita. Pule por aquela abertura. Você e Ashley se reunirão. Refaça o caminho até o teleférico, passeie nele (dessa vez não tem nenhum inimigo) e vá em frente até chegar numa porta com duas tochas ao lado. Use o FALSE EYE nela e prossiga. Após aparecer uma seqüência, deixe a Ashley parada e avance um pouco. Uma outra animação irá aparecer. Assim que ela acabar, atire com tudo que puder no caminhão senão ele te atropela. Quando ele capotar, vá em frente (ou vire e mate os Ganados, mas é melhor ignorá-los)e, quando a subida acabar, vire à esquerda para pegar um item e um VELVET BLUE. Continue e veja animação.

CAPITULO 3

Capítulo 3

Capítulo 3 de 5. Uma mudança geral no cenário do jogo, novos inimigos, aprofundamento maior na história e uma velha conhecida.

Capítulo 3 - 1
Destrua os barris que ver logo que entrar, sendo eles um no pé da escada, um na esquerda e dois na direita, vá no caminho aberto pela destruição desses dois últimos, vire à esquerda e destrua o barril e as caixas. Vire para trás e pegue 5000 pesetas no baú. Saia desse corredorzinho e entre na casa, pegue a erva ver
de, salve se quiser e fale com o Mercador (ele tem a venda a ATTACHE CASE L, a BLACKTAIL, o RIFLE (SEMI-AUTO), o SCOPE (SEMI-AUTO RIFLE) e a RIOT GUN. Ele tem mais coisa a venda, mas esses são os que eu recomendo comprar. NÃO COMPRE A BROKEN BUTTERFLY. Quanto aos upgrades, se você fez upgrades na SHOTGUN, não compre a RIOT GUN. Espere pela terceira Shotgun. Se comprou a RIOT GUN, não faça upgra
des nela. Faça upgrades no RIFLE (SEMI-AUTO). Se comprou BLACKTAIL ou usa qual
quer outra Handgun, faça upgrades nela). Suba as escadas e saia pela porta.

Vá em frente, pegue a munição após a animação. Continue, quando a segunda animação aparecer, espere os Zealots (os Ganados monge) tocarem umas bolas enormes de fogo e vá para o fundo com a Ashley. Suba as escadas. Nessa parte mais aberta, olhe para a direita, vá um pouco para trás, pegue o Rifle e atire no Zealot que está tocando bolas de fogo na sua frente e na sua direita (atire nos barris explosivos). Vire-se de forma que consiga acertar os dois lançadores a trás de você (ou um deles pelo menos). Siga pela ponte ao lado da escada, indo
reto até o fim para dobrar para a direita no fim e pegar, dentro do baú, um GOLD BANGLE. Mande a Ashley ficar parada, pois virá um Zealot com capacete (você tem que acertar em outras partes do corpo) e você terá que matar o último lançador de bolas de fogo sem ela estar junto para morrer. (Vá na parte que tem um buraco redondo enorme para acertá-lo com facilidade...Esse é um daqueles que estava atrás de você, que eu disse que deveria matar os dois ou só o outro) Volte para perto da Ashley e entre na casa. Pegue o VELVET BLUE e algum item nas caixas e uma erva amarela no baú. Volte para a parte que tem um buraco enorme redondo e vá pela direita dele. Você verá uma manivela. Use-a para erguer o canhão e atire com ele. Vá para o local destruido, passe pelo Mercador e entre na
porta.

Após a conversa, vire à direita e pegue o item dentro do balcão. Pegue a PLATINUM SWORD atrás da mesa, na parede. Suba as escadas, vire à direita duas vezes, vá até o fundo, mate o Zealot, mate os Zealots que vierem. Vá até a mesa, pegue o dinheiro e a GOLDEN SWORD da parede.

PUZZLE: TROCAR AS SWORDS DE LUGAR |Eu nem devia considerar um puzzle, de tão ridiculamente fácil que ele é. Bote|a PLATINUM SWORD no lugar da GOLDEN SWORD e vice versa.
Vá para onde você botou a PLATINUM SWORD e passe pela porta.

Continue em frente, veja a animação e continue indo para a porta simples, não a dupla. Mate os Zealots que aparecerão, entre na casa e pegue alguns itens antes de ir em frente. Cuide o atirador de flechas, fique com a Shotgun na mão para matar os inimigos de escudo. Entre na porta atrás deles. Suba na parte mais elevada, pegue a erva verde num lado, destrua o barril noutro e, nesse mesmo lado, pegue a CASTLE GATE KEY do baú. Virão vários inimigos, sendo que muitos deles terão a Las Plagas desenvolvida (bicho da cabeça). Cuide para a Ashley
não morrer enquanto mata eles. Após isso, volte até a parte onde você se reencontrou com o Luis e abra a porta dupla com a CASTLE GATE KEY.

Vá em frente. Veja a animação. Vá em frente de novo e veja a parede subir. Olhe para trás e para cima para ver um ponto brilhante. Pegue a GREEN GEM. Salve o jogo na Máquina de Escrever e passe ela porta. Vire à esquerda e quebre os dois barris. Vire 180°, vá em frente e vire à esquerda prar pegar munição na cadeira e checar o quadro do Saddler para ele cair e você ganhar 5000 pesetas. Dê outra volta de 180° e quebre o vaso. Vire para a direita e pegue o papel no fundo. Quebre os barris para uma erva amarela e vire à esquerda. Você verá duas estátuas cuspindo fogo. Antes de chegar nelas, vire para a direita e examine o quadro para ganhar a PRISON KEY. Volte até a parte que tinha dois barris e uma porta azul perto. Mande a Ashley ficar parada e abra a porta, porque vai começar uma batalha contra chefe. Desça as escadas, procure por uma erva verde e chute a porta da prisão. Após a animação, puxe a alavanca para começar a batalha.

CHEFE: GARRADOR
Na verdade, ele é mais um sub-chefe, pois mais tarde você verá ele no meio de inimigos comuns. Ele é cego, então ele lhe acha muito mais facilmente se você atirar ou correr ao invés de andar. Fique andando e atire na Las Plagas nas costas dele quando puder. Você pode atirar nos sinos para atraí-lo. Ele não tem nenhum ataque que mate direto (apesar de ele ter um ataque que não precisa se ter tão pouca vida para matar direto), mas quando atacar, saia de perto dele. Dê muitos tiros nas costas e ele estará morto (se bem que a quantidade|
de tiros depende da arma)
Junte-se à Ashley, salve (muito importante) e vá para o lugar das estátuas que cospem fogo. Zealots estarão lá. Mate-os e passe pela porta no fim do corre dor.

Agora aparecerão MUITOS Zealots. Mate todos, (DICA: Fique parado na porta usando o Rifle semi automático)pegue itens nos vasos, barris e balcões e procure por umas escadas que você pode descer. Desça, mate os Zealots (se tiver algum) e entre na porta. Está vendo aqueles dois quadradões salientes no chão? Passe
por cima de um e mande a Ashley ficar nele e vá em cima do outro. Após a animação, pegue a erva verde e munição e saia da sala. Mais inimigos aparecerão (não adianta ficar dentro da salinha porque eles caem do teto também) e você deve matá-los e chegar na manivela. Mande a Ashley operá-la para ter mais segurança ou opere você mesmo para ir mais rápido. Mate os Zealots de foice, suba as escadas e você verá que Ashley notou que tem duas manivelas naquela passarela. Pegue os itens dos vasos, fique de frente para o chafariz e olhe para os lados. Você verá que tem uma paredezinha em cada lado. Escolha uma delas e ajude a Ashley a subir. Agora, fique cuidando com o Rifle inimigos que aparecerão para sequestrar ela, assim como inimigos que aparecerão para lhe matar. Quando ela acabar
com uma manivela, uma animação mostrará que uma ponte emergiu, porém só uma parte. Ela irá girar a segunda manivela, então continue cuidando os inimigos e, assim que ela finalizar, ela ficará próxima da paredinha onde você ajudou ela asubir para que seja resgatada. Pegue ela e vá pulando nas pontezinhas. Saia pela porta.

Assim que entrar nessa sala, vá reto até ficar entre as duas estátuas de anjo. Vire para trás e para cima. Verá um ponto brilhante no olho do anjo. Atire nele para ganhar um SPINEL. Indo para a direita, você encontrará um balcão com um SPINEL e um baú com algum item. Indo para a esquerda, encontrará um vendedor no lado de uma porta (Shooting Range, onde dá para ganhar bonequinhos, mas isso
eu explico outra hora), uns vasos e munição. Após ir para esses lados, siga reto pelo meio e veja a animação para começar o Capítulo 3-2.

Capítulo 3 - 2
Entre pela porta bem próxima. Quebre os barris, siga em frente e desça a escada. Continue que daqui a pouco ouvirá passos na água. São os Novistadors, uns insetos gigantes e invisíveis nessa parte. Assim que um lhe atacar, tente mirar e atirar enquanto você ainda sabe onde ele está. Eles ficam visíveis um pouco depois de levar um tiro. Aproveite essa vantagem para matá-los. Procure ver na água também se eles estão perto. Siga pelo corredor e desça as escadas. Mais do is Novistadores atacarão. Mate-os (sempre pegue os EYE que eles largam, seja BLUE EYE, RED EYE ou GREEN EYE), pegue os pontos brilhantes na água e a munição no cano aberto. Suba as escadas à sua esquerda e saia pela porta. Aqui vários Novistadores aparecem. Comece indo para a esquerda. Mate o inimigo, passe pela barreira ideno para a esquerda, entre na porta, pegue uma erva verde e munição nas caixas e a BUTTERFLY LAMP do báu (junte EYE de qualquer cor que tiver com ela. Se tiver as três cores, venda após juntar). Gire a válvula para drenar a água e saia pela porta. Olhe para cima e meio para a direita logo após sair.
Você verá uma baba. Ali tem um Novistador invisível. Pegue a arma que tira mais dano que tier (provavelmente o rifle) e atire ali. Ele vai cair, mas não morreu ainda, então acabe com ele. Mais um vai aparecer. Volte para a parte principal dessa sala (quando eu disse para entrar à esquerda). Entre nas celas para pegar itens (entre eles um papel e uma erva amarela) e desça pela escada que dá onde a água foi drenada. Chute a grade, vá reto até o lado da escada, pegue a VELVET BLUE, vire para trás, mate o Novistador e suba a escada. Vire à esquerda, pegue
munição, suba a outra escada e passe pela porta. Cuide para não ser acertado pelos machados, uma vez que isso resulta num Game Over. Para saber onde eles passam, olhe um risco no chão. O segundo machado você tem que desviar pulando. É só pular na hora certa. O terceiro, apesar de serem dois, é só passar quando eles estão quase chegando na parede. Pegue o ponto brilhante (VELVET BLUE) e saia pela porta. Suba pela escada, pegue o dinheiro e o SPINEL nos barris e saia por outra porta. Após a animação, vire à direita, vá perto da beira e atire nos
Zealots. Eles sairão correndo, então tente acertar com algo que mate vários de uma vez. Tente matar todos para conseguir vários SPINELS e um ILLUMINADOS PENDANT (para descer, vá reto a partir da porta). Descendo ou não a escada, volte para o ponto de onde eu disse para matar os Zealots. Pule no lustre, pule para
o outro lado. Vire à esquerda para quebrar uns vasos (com dinheiro e uma VELVET BLUE) ou à direita e depois à direita de novo para achar outro lustre. Pule por ele para o outro lado, vire à esquerda, quebre o vidro e pegue a ELEGANT MASK de dentro do baú. Antes de voltar, puxe a alavanca perto das grades para fazer
elas abrirem. Você verá que o Mercador não está mais no andar de baixo, então suba as escadas que ficavam na frente dele para achá-lo (e vender a BUTTERFLY LAMP se tiver os três EYE mais os EYE que sobraram menos 1 de cada cor) e entrar na porta ao lado.

Pegue a erva vermelha no fundo da sala, prossiga, pegue o papel e saia pela porta. Mate os Zealots do andar de cima com o Rifle e os de baixo com a Shotgun para poder quebrar os vasos em paz e entrar na porta da esquerda da sala. Quebre os barris, suba as escadas e mate o Zealot. Saia, vire à esquerda, pegue munição, vá para a direita e mate os Zealots (se o vermelho estiver aí ainda, priorize ele, senão seu trabalho será em vão). Matando ou não, desça para o andar onde ele estava, mate quem estiver ali, entre na salinha à direita, pegue a munição e dinheiro. Se ele fugiu, volte para a porta que você usou para chegar no terceiro andar, desça as escadas, saia pela porta e ele aparecerá com uma metralhadora giratória. Mate-o e pegue a GALLERY KEY. Use-a na porta trancada do segundo andar (é o andar onde o Zealot vermelho estava, não o no que as escadas levam), atire no ponto brilhante no olho do veado e quebre os vasos. Faça o puzzle (apertando no botão da mesinha no centro da sala).

PUZZLE: DEIXAR AS FIGURAS DOS QUADROS DE FORMA QUE FIQUEM SEIS PESSOAS MORTAS
Basicamente, só se usa a figura onde aparece uma pessoa morta e a que aparece duas. A que aparece três é inútil. Use a ordem 1, 3, 4, 2.


Uma passagem se abrirá. Passe pela porta atrás dela. Veja a animação e mate s Zealots. Uma animação aparecerá e Zealots com bestas aparecerão. Mate-os, cuide para os que tem lança-mísseis não lhe acertarem. Suba as escadas e você verá um quadro grande (ou ele está do outro lado, dependendo de qual escada subiu). Na frente dele, vire à direita e verá um botão. Aperte-o para fazer uma plataforma subir. Vire para ela e vá pela esquerda para pegar um SPINEL em cima de uma cadeira. Vá um pouco mais para a frente e passe pela porta para pegar
uma erva amarela. Saia pela porta que entrou e vá para o outro lado. Passe por mais uma porta, quebre o vaso e aperte o botão. Uma ponte se estenderá. Quando for sair, cuide os dois Zealots de lança mísseis. Mate eles e atravesse a ponte para pegar o GOAT ORNAMENT e fazer uma porta branca abrir (perto do botão vermelho e do quadro). Passe por ela.
Salve o jogo se quiser e vá em frente. Entre na porta à esquerda, atire no ponto brilhante em cima da porta do outro lado e passe por ela. Vá em frente e verá um chafariz. Pegue os itens dela e continue ao lado da porta para achar uns
barris. Quebre eles para abrir caminho e passe pela porta no final.

Vá reto e desça a escada. Passe pelo portão, quebre os barris, vá pela esquerda, mate qualquer Colmillo (cachorro zumbi) que lhe atacar. Eu aconselho a usar o mapa para chegar nos dois pontos pretos grandes, mas vou tentar descrever. Depois de virar a esquerda e ir até o fundo, vire à direita, direita na primeira entrada, vá em frente, quando tiver duas opções, vá à esquerda, continue, suba as escadas, vá até o chafariz e pegue a MOONSTONE (RIGHT HALF). Se atire e vá à esquerda de novo. Dessa vez, ao invés de virar para a direita, vá
para a esquerda e esquerda de novo quando der. Passe pela ponte, vire à direita e pegue a MOONSTONE (LEFT HALF). Junte elas e volte ao portão pelo qual você entrou no labirinto. Saia por ele, suba as escadas e cuide a esquerda para ver uma porta. Use a BLUE MOONSTONE nela.

P.S: Nesse labirinto há uma RED GEM. Ela está no canto inferior esquerdo dele.

Capítulo 3 - 3
Quebre os vasos e pegue os itens nessa sala. Entre na sala sem porta e venda o que quiser para o Mercador, pegue o papel e abra o armário no lado dele para pegar um MIRROR W/ PEARLS & RUBIES. Volte para a parte onde você começou e entre na porta ao fundo. Vá em frente, quebre o vaso, pegue a erva verde e munição em cima da mesa, vire à direita e vá ate´a porta no fundo. Quebre as caixas e pegue os itens. Pegue a erva verde em cima da mesa e destranque a porta do outro lado. Não passe por ela e sim pela que você entrou. Antes de sair, olhe o balcão na direita para pegar 5000 pesetas. Agora, após o corredor terminar, vire à direita. Aperte o sino para puzzle iniciar.

PUZZLE: SINO E O QUADRO
Você deve ter notado que há anotações nas paredes dessa sala. Uma delas fala que o pão é o início. Outra fala que a carne é para aproveitar o presente, outra diz que a sobremesa é para comemorar o tempo restante. E a última diz que a garrafa quebra após tomar o último drink, fazendo eles voltarem do 'pó' de onde vieram. Basicamente, isso fala da vida (como se ninguém tivesse notado).Eu sinceramente não sei exatamente onde estava a dica do que fazer, mas desconfiei do fato de a garrafa quebrar. E era essa a solução. Em suma, aperte o sino, pegue um Rifle e atire na garrafa de vinho do quadro. Também dava para saber disso vendo que a garrafa era um pouco saliente e atirar nas comidas fazia o quadro virar contra a parede.
Entre onde tinha a grade antes. Quando chegar perto do baú, uma jaula cairá sobre você, junto com um Garrador e alguns Zealots. Mate todos, pegue o HOUR GLASS W/ GOLD DECOR (para sair da jaula, se não tiver saído ainda, atire com ar mas fortes nos cadeados) e saia pela porta.

Vire à esquerda e pegue a munição. Mate os Zealots lá em baixo e ative a alavanca que estava perto deles (cuide que o inimigo de escudo PODE lhe acertar de trás da grade). Uma ponte se erguerá e mais Zealots aparecerão. Mate-os, passe pela ponte dobrando à esquerda no final, desça a escada, cuide o Zealot que lança flechas e pegue o dinheiro em cima da mesa. Pule, pegue os itens junto com o ROCKET LAUNCHER, quebre o vaso, pegue o VELVET BLUE, suba as escadas, mate o inimigo e quebre o cadeado para sair no início da ponte. Passe pela porta ao final dela. Suba as escadas, quebre os vasos para pegar uma SPINEL, fale com o Mercador (ele já tem a ATTACHE CASE XL e talvez você queira vender o ROCKET LAUNCHER e SPINELS) e passe pela porta.

Capítulo 3 -
Luiiiiiiiis! Dê a volta nesse andar, pegando os itens dos vasos e 5000 pesetas detrás do quadro do Saddler. Quando estiver se aproximando do lado que tem uma porta dupla, ouvirá a Ashley gritar. Quebre qualquer vaso que faltar e des ça as escadas para ter uma vista melhor dela. Atire nas correntes (aconselho a tirar na parte da corrente ao lado dela, para garantir que não será morta com o tiro). Mate os Zealots que aparecerem (Depois da Ashley tentar sair pela porta, cuide que um besteiro aparecerá à esquerda). Após matar a segunda onda de inimigos, a filha do presidente vai pegar uma chave e você irá controlá-la.

Vire à esquerda e olhe ao lado do balcão. Pegue o SPINEL, vá para a parte se parada da porta por colunas e pegue uma erva amarela. Passe o busto gradeado, a Máquina de Escrever e o corredor para encontrar um Zealot. Mate ele usando os abajures da sala, engatinhe por debaixo das mesas para escapar e gire a manivela para abrir a grade (se estiver jogando no Professional, espere ele estar perto, engatinhe, espere ele, engatinhe e gire a manivela. Fique nesse esquema). Nessa sala haverá mais um ini