Star Fox é uma franquia bastante antiga, surgida nos idos de 1993, para o saudoso Super Nintendo. A saga foi criada pelo monstro sagrado da Nintendo, Shigeru Miyamoto e conta a história de Fox McCloud, uma raposa que defende o planeta Corneria por terra, água e principalmente, pelo ar.

Star Fox 3D 64 não é exatamente um jogo novo, mas sim uma versão reconstruída do game original de mesmo nome (exceto pelo 3D) publicada originalmente em 1997 para o Nintendo 64. Agora, Fox encarará aventuras em um universo repleto de efeitos 3D no novo console portátil 3DS, enfrentando o maquiavélico cientista louco Andross (que deve ser parente do Rayman, porque eles não têm braços).

Será que a nova versão do game conseguiu superar a antiga, que já acumulava uma série de méritos? Confira a seguir:

aprovado

Três vivas!

O primeiro ponto de destaque merecido por Star Fox 64 3D é o excelente uso dos recursos 3D. O título leva os jogadores a batalhas no próprio espaço, em meio a asteroides e satélites espaciais. A imensidão dos cenários permite com que a tridimensionalidade seja facilmente percebida, principalmente em termos da noção de profundidade.

Colorido e sonoro

Outro destaque é para a quantidade de trilhas diferentes que embalam as fases de Star Fox 64 3D. Inclusive, o modo “Sound Test” é liberado ao terminar a primeira vez o game. As músicas são orquestradas, no melhor estilo dos bons jogos na Nintendo, e acrescentam muito na soma da experiência de jogabilidade como um todo.

Img_normal

Pelo lado visual, é possível notar cores muito mais vivas e bem definidas. Um tanto por causa da boa qualidade de imagens que o portátil da “Big N” proporciona e outro tanto pelo competente trabalho que os desenvolvedores executaram nesse remake.

“Do a barrel roll!”

Os controles são fáceis e intuitivos, tornando a jogabilidade bastante fluida. Ou seja, em poucos minutos com o jogo nas mãos você já se sentirá capaz de encarar os mais diversos perigos universo afora.

Existem duas possibilidades de configuração dos comandos: a do 3DS ou a do N64. Em ambas as modalidades o que difere é apenas o botão de atirar e o de freio. Aliás, a precisão de resposta dos controles é extraordinária. Quanto mais rápido você conseguir apertar o botão, os lasers são disparados da mesma forma: com muita velocidade.

A função de giroscópio para controlar a nave, desde que bem calibrado quando o próprio jogo solicitar, também responde muito bem. Se você não se importar de ficar mexendo o console de um lado para o outro o tempo inteiro, será uma experiência muito gratificante.

Modo Batalha

A campanha de Star Fox 64 3D é muito divertida, mas a melhor parte mesmo é o modo Batalha. Nele, os jogadores podem enfrentar até três amigos ( ou NPCs) em confrontos até que só reste um único competidor.

Durantes essas disputas é que realmente se mede quem controla melhor as naves, quem tem a melhor precisão dos tiros e quem faz o melhor uso do espaço na estratégia das lutas. Cada piloto pode sentir a agonia de ouvir o barulhinho que indica que alguma outra nave travou a mira em você e está prestes a disparar.

reprovado

Já?

Assim como a versão de Nintendo 64, Star Fox 64 3D tem uma campanha principal muito curta. Existem 15 fases diferentes, 16 se contar os dois jeitos de passar pelo último planeta, mas você só consegue percorrer sete mundos a cada empreitada.

Img_normal

Contando do início do jogo até o fim, você consegue terminá-lo em menos de uma hora. Para ser mais exato, é preciso apenas um pouco mais de meia hora se as animações forem cortadas. É claro que você vai querer jogar várias vezes para conhecer todos os jeitos de terminar Star Fox, só que infelizmente isso lhe tomará muito pouco tempo.

Tutorial confuso

Apesar dos controles serem bem acertados e bastante intuitivos, se você prestar atenção ao que o título propõe que você faça para aprender a usar os comandos da neva, possivelmente ficará em dúvida.

Cartunesco poligonal

Ao que parece, as melhorias gráficas entre as versões de Nintendo 64 e 3DS não foram muito gritantes. O excelente uso do recurso tridimensional ativo torna o game muito vistoso, só que, por outro lado, os gráficos continuam os polígonos geométricos simples.

Ai meu ouvido...

Img_normal

"Slippy Toad é piloto combatente e o responsável pela mecânica das naves da equipe. Ele também é, principalmente, extremamente barulhento e chato! Fora que está sempre pedindo ajuda em momentos impróprios."

Claro que o depoimento acima é uma reclamação particular sobre Slippy, mas a característica geral é que os companheiros de Fox são muito repetitivos nas comunicações. Infelizmente não há “diálogo” propriamente dito, porque você nunca responde as chamadas, e sim atende-as. Poderia existir alguma espécie de possibilidade de réplica ou algo assim, uma vez que essa versão remasterizada acrescentou novidades ao título original.

vale a pena?

Star Fox 64 3D é um game obrigatório para os donos de Nintendo 3DS. Tanto para os jogadores que redescobriram a aventura da “raposa voadora”, pois já haviam conhecido o enredo nos idos do Nintendo 64; como para os mais novos aventureiros, que acabam de descobrir o quão corajoso é Fox McCloud.

A variação na jogabilidade pode não ser o ponto forte desse jogo, mas os recursos 3D caíram “como uma luva” para dar noção de profundidade a esta bela obra da Nintendo. A rapidez na campanha principal é compensada pela grande quantidade de vezes que o título incita os jogadores a repetir as missões

Para fechar com chave de ouro existe o modo de Batalhas, que permite que você enfrente pilotos realmente habilidosos e inteligentes: seus próprios amigos. Infelizmente não há funcionalidades de StreetPass, que trocam “cumprimentos” ao passar por outro 3DS nas ruas, nem a SpotPass, que é muito parecido, só que online.

Clique aqui para conhecer os critérios de análise do Baixaki Jogos.

Star Fox 64 3D foi gentilmente cedido pela Compare Games.