vale a pena?
A Maxis chega com uma boa despedida de The Sims 2: a última expansão da série traz muitas novidades a serem descobertas nos diversos locais para se visitar. Em Bon Voyage, os Sims podem conhecer praias tropicaisrefrescantes, áreas montanhosasaconchegantese templosrelaxantesdo Extremo Oriente e, em cada um dos três destinos, podem aprender os costumes locais, explorar as diferentes áreas e colecionar diversas lembranças dessas férias inesquecíveis.

Já o primeiro título The Sims recebeu a expansão Em Férias, que oferecia a possibilidade dos personagens saírem da rotina diária e visitar, também, três novos destinos. Entretanto, mais do que trazer novamente o tema de viagens para a série, Bon Voyage chega com novos elementos interessantes para The Sims 2, como a aprendizagem dos costumes locais e coleção de itens encontrados em cada destino visitado.

Afinal, em um jogo no qual é preciso cuidar das necessidades básicas dos personagens e tornar reais seus desejos ou temores, além de desenvolver sua carreira profissional e manter seus relacionamentos em alta, é de se esperar que os próprios jogadores terminem se entediando e caindo na rotina. Bon Voyage chega, então, como um bom recurso para distrair os Sims — e renovar o interesse dos usuários na série.

Fazendo as malas

Como nas outras expansões para The Sims 2, as novidades já começam no Editor de Criação dos personagens: além de esperadas novas roupas com o motivo de cada destino (uma coleção de inspiração havaiana, outra de mochileiros e outra de quimonos), agora os Sims podem usar jóias.
Novas roupas e acessórios temáticos para os Sims.

Brincos, pulseiras, anéis e relógios podem ser diferentes para cada lado do corpo (por exemplo, é possível colocar um brinco na orelha esquerda que seja diferente do colocado na direita). Além disso, os Sims podem usar piercings no nariz, nos lábios e na sobrancelha, ou ainda escolher entre um dos colares disponíveis.

Tal como na expansão Vida Noturna, o jogador escolhe elementos que o personagem virá a considerar legais e não legais, os quais influenciarão na sua atração por outro Sim durante o jogo. Entre eles é possível escolher perfume, mau cheiro, obesidade, boa forma física, cores de cabelo (ruivo, loiro, preto, grisalho) e muitas outras opções.

Depois de criar sua família, comprar e mobiliar a casa, chegou a hora de curtir as férias! Para visitar uma das três destinações, é preciso utilizar o telefone ou o computador para agendar a viagem, escolhendo o data de partida (que pode ser imediata para os mais ansiosos), o período de estadia (de três a sete dias) e os amigos ou familiares com quem se deseja desfrutar das férias. Não é possível levar animais (para quem tem a expansão Bichos de Estimação) ou bebês recém-nascidos, sendo que os últimos devem ficar em casa na presença de uma babá.


O local de hospedagem pode ser decididoantes ou depois da viagem, sendo que cada destino oferece pelo menos quatro opções, que têm um custo de diária variado — há, inclusive, em Três Lagos (a destinação montanhosa) uma área gratuita para camping, o Acampamento Machadoso. Evidentemente, hotéis luxuosos trazem áreas de lazer com piscina ou jardim zen, mas todos eles provêem as necessidades básicas dos personagens, com rápidos serviços de quarto, chuveiros, camas e televisões.

Depois de escolher o quarto e registrar-se na recepção do hotel, os Sims podem,finalmente, explorar as diversas novidades que cada área traz, sem se preocupar com a passagem dos dias em casa, pois o tempo na sua residência fica congelado até a sua volta das férias. Está precisando se refrescar em praias tropicais, tomando banhos de sol? Prefere relaxar meditando nos pátios de belas construções orientais? Ou então, está com vontade tostar marshmallows nas fogueiras de aconchegantes acampamentos nas montanhas?

Três destinos repletos de novidades
Conheça belos cenários orientais.
Em The Sims 2: Bon Voyage, é possível escolher entre três diferentes destinos: a tropical Ilha Twikkii, a oriental Vila Takemizu e a montanhosa região de Três Lagos — cada um com objetos, personagens não-jogáveis e atividades exclusivas, além de diferentes cenários prontos para serem explorados.

Na Ilha Twikkii, os personagens podem entrar no mar, tomar banho de sol na beira da praia (e ficarem bronzeados), catar conchas e construir castelos de areia. Entre os personagens não-jogáveis está o dançarino do fogo, que pode fazer uma apresentação, ou ainda ensinar a sua arte aos Sims visitantes. No cenário da Praia do Sul, os Sims podem explorar um navio pirata encalhado, saqueando a cabine do capitão, hasteando a bandeira, assumindo o volante, ou apenas brincando de piratas.

Na Vila Takemizu, que oferece a mais bela arquitetura dentre os três locais, os Sims praticam tai chi — o que é bonito de assistir quando feito em grupo — e fazem meditação nos jardins zens. Ao meditar, os Sims levitam e desaparecem por alguns segundos, reaparecendo em outro local próximo do cenário. No cenário Pagoda das Sombras, os Sims podem tomar um chá com o Velho Sábio, o qual pode lhe dar bons ou maus conselhos.

Colecione o máximo de lembranças dessas férias inesquecíveis. E, finalmente, em Três Lagos, os Sims podem conhecer o Pé Grande, o qual pode vir tornar-se membro da sua família. As atividades nas aconchegantes áreas montanhosas incluem brincar de jogar machados em um tronco de madiera (axe throwing) e sentar-se em volta da fogueira, tostando marshmallows — mas essa última atividade não é exclusiva da região de Três Lagos.

Cada destino oferece alguns lugares para se visitar, como parques, ruínas, termas e mercados, pelos quais circulam vários nativos do local, que podem ensinar gestos e danças para os seus Sims. Alguns cenários são exclusivos e bastante criativos, como as praias, os acampamentos e os belos jardins orientais; mas há os que são apenas uma variação do que se encontra nos outros destinos, como as termas, com suas piscinas naturais, mesas de massagem e saunas.

Passear por tantos locais sem ter nenhuma foto, é como, nem sequer, ter saído de casa. Por isso, agora os Sims podem fazer diversas poses e tirar fotos uns dos outros, ou pedir que alguém que está passando pelo local tire-as para eles.

Curtindo as férias

Nos diferentes destinos dessa expansão, os Sims podem aprender o hula-hula, a dança do fogo, o tai-chi e a dança bavara com os nativos, repetindo-as quando voltarem para casa; os nativos podem também ensinar gestos locais aos Sims, possiblitando que os personagens aprendam a se curvarem, fazendo a saudação oriental, ou a baterem no peito, como verdadeiros habitantes das montanhas. Para relaxar, os personagens podem receber diferentes massagens, e até aprender a aplicá-las, ou ainda optar por meditar em um dos jardins zens da Vila Takemizu.

Relaxe e aprenda os mais diversos tipos de massagem. Enquanto estiverem passeando pelos novos locais, os personagens podem encontrar um guia turístico e agendar uma excursão por um dos três destinos diferentes; mas, infelizmente, não é possível acompanhar os Sims, pois eles apenas saem de ônibus e retornam alguns minutos depois. Tal como em alguns dias de trabalho, você precisa responder a perguntas capciosas, e, dependendo da sua resposta, os Sims voltam com suas necessidades supridas ou totalmente em baixa — e, nesse último caso, algumas horas da viagem serão perdidas para reanimá-los.

As particularidades de cada destino aparecem nos pequenos detalhes: pratos como bagre na brasa, empadão de frango, shirashi, ramen e tigela de arroz no vapor, são alguns dos exemplares da culinária local disponíveis nos diferentes cenários. Cada lugar oferece também diferentes comércios e mercadinhos, onde é possível comprar jóias, frutas frescas e pequenas lembranças das férias, como uma caverna portátil, uma bonequinha oriental e um baú de tesouros, por exemplo. Outros itens, como mapas da mina e ossos para cachorro, também podem ser achados ao se cavar no terreno de qualquer um dos cenários.

Depois de comprados ou desenterrados, esses itens podem ser colocados em uma estante, quando o Sim retornar para casa; já as lembranças das diversas atividades feitas ficam são guardadas no inventário chamado de "lembranças de viagens". Para deixar esse inventário completo, é preciso explorar os diferentes locais e interagir com outros personagens não-jogáveis — o que estimula a busca e coleção de itens.

Depois de descobrir novas atividades, interagir com outros personagens e colecionar itens, em pouco tempo, o jogador se dará conta de que já é hora de voltar para casa. Se as férias foram realmente boas para os Sims, eles podem escolher algumas recompensas, as quais são benefícios que duram por horas. Entre outras opções, o Sim pode escolher ter suas necessidades completadas mais facilmente, suas habilidades aprendidas com mais rapidez, ou ainda optar por um melhor desempenho no trabalho, ou por ter maior facilidade no desenvolvimento de um relacionamento amoroso.

Boas adições à série

Apesar de oferecer tantas novas atividades, todas podem ser feitas a partir dos comandos usuais da série, que consistem em clicar no objeto ou personagem e selecionar a ação a ser executada. Os novos menus, como os inventários das lembranças de viagem, também são facilmente acessados.

Não esqueça de fazer poses e tirar fotos nos locais preferidos. Em Bon Voyage, é fácil obter férias satisfatórias para os Sims, mesmo quando há excursões que não são muito bem sucedidas. O maior desafio do título está em colecionar todas as lembranças de viagem que aparecem no inventário, além de, claro, descobrir tudo o que cada destino tem a oferecer — e, para que isso aconteça, certamente, será preciso mais de uma viagem a cada destino.

Como se trata de apenas uma expansão The Sims 2, um título que já tem alguns anos no PC, não há uma melhoria na qualidade gráfica, e, portanto, o jogo não apresenta boas texturas ou planos de fundo. Mas, mesmo assim, há alguns cenários bem representados, como os encontrados na Vila Takemizu, a qual apresenta belas construções no estilo oriental, como pagodás. As animações das novas atividades, como dançar, desenterrar tesouros, meditar, passar protetor solar, ou fazer tai chi, são bem feitas e, algumas mostram-se detalhadas, mesmo quando vistas de perto, como as sessões de massagem.

Muitas novas falas foram adicionadas aos diálogos incompreensíveis dos Sims e novas músicas entraram para o repertório das rádios, sendo traduzidas na linguagem peculiar da série. O som ambiente dessa expansão merece um destaque especial, pois em todos os lugares há uma música tocando em algum rádio, o que é mais divertido do que o silêncio ou apenas o barulho dos objetos, a que os fãs da série estão mais acostumados. Além disso, nos novos destinos, é possível ouvir grilos ou cigarras cantando à noite.

The Sims 2: Bon Voyage chega com diversos novos lugares para se explorar, cada um com muitas atividades para se fazer, e itens e lembranças para se colecionar. Certamente, não é possível descobrir tudo em apenas uma viagem, o que garante várias horas de jogo para os fãs da série, e muitos retornos aos novos destinos, quando a vida dos personagens — e do jogador — entrar novamente na rotina.