Gameplay comentado

Depois de anos sem um título significativo nos games e amargando fracassos como Tony Hawk: Ride, o lendário skatista Tony Hawk estrela um “novo” título que reúne os dois primeiros jogos que o fizeram se tornar um dos atletas mais conhecidos do mundo.

Tony Hawk's Pro Skater HD reúne elementos de Tony Hawk’s Pro Skater 1 e 2, adaptados para a nova geração. Foram escolhidas pistas e músicas conhecidas pelos fãs e que agora são apresentadas de maneiras novas, ideal para agradar aos jogadores mais saudosistas.

Agora saberemos se Tony Hawk’s Pro Skater HD conseguirá ser divertido para aqueles que nunca jogaram um título da série ou você precisa ser um fã para gostar do game.

aprovado

Toda a diversão de antes, agora em HD

Quem foi o feliz proprietário de um PlayStation no começo dos anos 2000 certamente jogou algum título da franquia Tony Hawk’s Pro Skater. O jogo mostrou atletas que não eram conhecidos do público alheio ao mundo dos esportes radicais e conseguia divertir com uma facilidade impressionante.

Img_normal

Tony Hawk’s Pro Skater HD consegue replicar com exatidão a experiência dos primeiros títulos da série. Se você é um fã, ficará emocionado ao começar o jogo em estágios como “Warehouse”, o primeiro de THPS 1.

A jogabilidade é praticamente idêntica à dos jogos antigos e casa gloriosamente com o estilo mais arcade apresentado no início da série. Sim, você verá o skatista dar pulos absurdos e emendar manobras impossíveis numa velocidade incrível, e isso será maravilhoso.

Particularmente, sou péssimo andando de skate. Já tentei e não consigo fazer um décimo do que gostaria. Por isso, Tony Hawk’s Pro Skater sempre me atraiu, por me proporcionar uma experiência (ainda que distante da original) de diversão com um skate. Tony Hawk’s Pro Skater HD conseguiu dar continuidade à essa sensação.

Que trilha sonora sensacional!

Pergunte para qualquer um que jogou a franquia Tony Hawk quais são os elementos que mais chamaram atenção nos títulos e você ouvirá mais de uma vez a seguinte resposta: trilha sonora. Composta basicamente de hip-hop, mas com a maioria para o lado do punk e pop rock, os jogos tinham músicas que fizeram (e ainda fazem) parte da playlist de muita gente por aí.

Tony Hawk’s Pro Skater HD conseguiu trazer algumas canções do primeiro jogo (como “Superman”, do Goldfinger) e outras músicas do segundo, que fazem a nostalgia bater forte na porta dos fãs mais antigos. Até as novas melodias que fecham a trilha conseguem se encaixar bem entre os clássicos.

Os demais sons do jogo são exatamente aquilo que se espera de um game de Tony Hawk, tendo até alguns efeitos idênticos aos ouvidos lá em 2001.

reprovado

Mais do mesmo

Você era fissurado em THPS (seja o primeiro ou segundo game) e sabia exatamente o que fazer em todos os estágios, parabéns! Você vai saber o que fazer em todos os estágios de Tony Hawk’s Pro Skater HD.

A semelhança dos estágios na maneira como eles são construídos era algo esperado, mas até os objetivos das fases são idênticos aos encontrados nos títulos originais. Sabe como pegar a fita secreta (agora adaptado para ser um DVD) na fase da escola? Você conseguirá fazer o mesmo em THPSHD.

Img_normal

Você se lembra de alguns bugs encontrados nos jogos anteriores, como skatistas que voam quando tropeçam em alguma quina? A Activision e a Robomodo optaram por replicar com exatidão a experiência dos clássicos de PS1 em THPSHD, desde as partes boas até as ruins.

De certa forma, essa fidelidade em relação aos jogos originais pode agradar alguns fãs mais saudosistas, mas outros que esperavam por novos desafios em cenários conhecidos devem se decepcionar.

Bonito, mas não o suficiente

Talvez um dos grandes atrativos do jogo seja a apresentação em alta definição de atletas e cenários conhecidos em outros títulos da franquia Tony Hawk. Na teoria, isso é muito bom, mas na prática as coisas não funcionam tão bem assim.

Img_normal

Não pense que estamos falando que os gráficos são ultrapassados e idênticos aos da geração 32-bits. Eles realmente estão melhores, mas não espere texturas realistas ou, até mesmo, no mesmo nível que a maioria dos games lançados nos últimos tempos para Xbox 360 e PS3.

Cenários tiveram seu visual atualizado, o que funciona muito bem em estágios como Warehouse ou Hangar, mas, em outros, como Venice Beach, ficou tudo muito estranho. Nesse caso em particular, o paraíso ensolarado da Califórnia virou um lugar predominantemente amarelo e com uma aparência que beira um cenário de algum game pós-apocalíptico.

Não faltou alguma coisa?

É compreensível que nem todos os skatistas presentes em Tony Hawk’s Pro Skater 1 e 2 estejam na versão HD dos títulos. Contratos com outras empresas e aposentadorias do esporte podem ter feito a Robomodo optar por trazer novas caras para o jogo.

Só que não deixa de ser estranho ver o filho de Tony Hawk, Riley Hawk, andando pela fase Warehouse no lugar de, por exemplo, Bob Burnquist.

Img_normal

Isso também se estende para o número de fases, que, por cobrir dois jogos, consegue ser muito pequeno (sete estágios). Já é de conhecimento de todos que a Activision pretende lançar DLCs com mais fases e skatistas baseados em THPS 3, então há chance de skatistas e estágios presentes em edições passadas darem as caras, mas a ausência inicial deles pesa contra THPSHD.

Outro elemento que foi deixado de fora foi o multiplayer local. Partidas com a tela dividida faziam a cabeça dos jogadores na época do lançamento dos jogos, mas parece ter perdido a sua força nos últimos anos e, por isso, THPSHD conta apenas com multiplayer online, o que acaba, por alguns momentos, com a sensação de você ter voltado a 1999 enquanto joga com os amigos.

vale a pena?

Tony Hawk’s Pro Skater HD é um jogo feito para os fãs fervorosos da franquia. Se você passou horas com um controle de PS1 nas mãos tentando alcançar pontuações épicas ou itens que se encontram em locais absurdos, você pode ter certeza que se divertirá com o título. Os defeitos do jogo serão facilmente encontrados, mas eles são superados pela diversão e nostalgia que ele proporcionará.

Caso você nunca tenha se interessado no game de skate desde os seus primeiros títulos, dificilmente você encontrará em Tony Hawk’s Pro Skater HD o seu ponto de conversão.

O jogo está longe de ser perfeito, mas consegue trazer a franquia novamente para o caminho certo, conseguindo divertir os jogadores como se fosse 1999 novamente.