Pouco menos de um ano depois do lançamento de Trials Evolution como um título (dos mais bem sucedidos) da Xbox LIVE Arcade, o jogo ganha enfim uma Gold Edition para o PC. Nela, além de todo o conteúdo da versão do Xbox 360, os jogadores também podem conferir todas as pistas single-player de Trials HD, primeiro game da série.

Apesar de todas as novidades, o esquema de jogo continua exatamente o mesmo. Basta pegar a sua moto e levá-la de um ponto a outro de diversas pistas que, apesar de lineares, oferecem muito desafio e diversão – como qualquer um que chegar aos últimos níveis poderá atestar.

Além disso, a desenvolvedora Red Lynx também incluiu um modo de criação de pistas. Assim, os mais criativos podem utilizar as suas habilidades para criar percursos personalizados ao mesmo tempo em que a comunidade se beneficia com um número absurdo de contribuições de todos os jogadores.

aprovado

Escolinha de motocross

Um dos grandes trunfos de Trials Evolution é a conciliação de dificuldades. Se o game é famoso pela dificuldade de seus níveis mais extremos (como pode ser visto no vídeo abaixo, produzido pela equipe do Achievement Hunter), ele também permite que jogadores mais casuais se aproximem e aprendam os seus segredos.

Desse modo, na campanha principal há cinco provas de habilitação. Ao terminá-las, o jogo não só ganha uma nova motocicleta, mas também aprende valiosas lições sobre as técnicas necessárias para enfrentar todos os tipos de situação apresentados pelo jogo.

Ao mesmo tempo, as provas mais complicadas são bloqueadas inicialmente – algo que obriga o jogador a testar as suas habilidades mais básicas antes de enfrentar os percursos mais complicados e difíceis.

Que tal dirigir no front?

A criatividade empregada pela RedLynx para desenvolver as diferentes pistas encontradas em Trials Evolution irá surpreender o jogador. Logo entre os primeiros estágios, por exemplo, não se assuste ao perceber que a sua moto avança em meio a trincheiras que parecem ter saído da Primeira Guerra Mundial.

Img_normalA partir daí, a diversidade de ambientes e desafios encontrados é cada vez maior. Por isso, prepare-se para acelerar em um looping numa montanha-russa e para usar jatos de água nos esgotos para impulsionar o seu veículo até a próxima parte da pista.

Mesmo após tantos locais inusitados, ainda há espaço para pistas que fazem homenagem a outros títulos que fizeram sucesso na Xbox LIVE Arcade, como Limbo e Splosion Man – um cuidado especial que dá ainda mais gosto à hora de descobrir qual é a próxima fase.

Além disso, Trials Evolution: Gold Edition combina os estágios da versão original lançada no Xbox 360 com as fases de Trials HD, primeiro game da série que saiu originalmente no PC, trazendo assim muito mais conteúdo para os jogadores.

Se aventurando em um mundo mais bonito

O maior medo dos jogadores ao se deparar com um game portado de outra plataforma é o risco de essa transição não ser tão fluida como deveria ser. Por sorte, Trials Evolution: Gold Edition não sofre desse problema.

Agora, os gráficos estão melhores, com notáveis diferenças nos efeitos de luz e no nível de detalhe dos cenários de fundo. Claro que é bom continuar prestando atenção nos obstáculos para não ter que gastar mais uma, duas ou cento e cinquenta tentativas para completar o percurso.

Img_normalUma pista com a sua cara

Além daquelas já disponíveis no game, o jogador também pode criar as suas próprias pistas com a ajuda de dois editores: um mais fácil de manusear, mas sem tantos recursos, e outro mais avançado.

Assim, o jogador pode utilizar cenários pré-determinados para montar o seu circuito, com a total liberdade de alterar a disposição dos elementos que o compõem. Uma vez que o processo é finalizado, basta testar a viabilidade de sua criação e salvá-la.

Img_normalSe desenvolver novos recursos também não é a sua praia, a Central de Pistas reúne todas as obras feitas por jogadores de todo o mundo. Desse modo, todos os tipos de jogador podem se beneficiar do sistema de criação.

Controle é tudo

Há poucos controles em Trials Evolution. Enquanto com os gatilhos do joystick é possível acelerar ou freiar a sua moto, o analógico esquerdo determina para onde o piloto irá jogar o peso do seu corpo.

Se isso parece pouco para você, saiba que a precisão dos controles é tamanha que apenas essas pequenas funções são capazes de determinar o seu sucesso em ganhar a medalha de ouro – ou em bater a cabeça em uma pilastra.

Img_normalAfinal, não basta apenas acelerar a sua moto como se não houvesse amanhã. Enquanto isso pode até funcionar em alguns momentos, na maior parte do tempo saber o momento certo de desacelerar é o suficiente para a vitória.

reprovado

Um gamepad é muito mais que recomendável

Apesar de os controles de Trials Evolution: Gold Edition funcionarem muito bem com a ajuda de um gamepad, infelizmente não dá para dizer o mesmo quando o jogador escolhe controlar a sua moto com o teclado.

Img_normalA falta de sensibilidade de suas teclas (essencial para completar alguns dos níveis mais complicados do game) desmotiva bastante o jogador. A não, é claro, que você seja um masoquista sedento por ainda mais dificuldade – o que, levando em consideração os últimos níveis do jogo, não é tão improvável.

Mais sociabilidade = menos diversão

Trials Evolution: Gold Edition conta com um novo recurso bastante interessante que permite aos jogadores enviar o vídeo de sua última tentativa nos percursos do jogo para o YouTube. O maior problema, no entanto, é que não é possível continuar jogando enquanto o jogo realiza o upload do vídeo.

Img_normalAssim, dependendo das configurações de qualidade do vídeo e da velocidade de sua conexão, o processo também pode demorar mais do que o suficiente para que o jogador tenha de decidir entre compartilhar suas partidas ou continuar jogando sem interrupções.

vale a pena?

Demorou quase um ano para a Gold Edition de Trials Evolution ser lançada para o PC. No entanto, toda a espera valeu a pena, uma vez que a Ubisoft fez um ótimo serviço ao transportar o jogo para a plataforma.

Além disso, novos recursos, como as pistas do Trials HD original, e pequenos mimos (como a possibilidade de enviar vídeos de suas últimas tentativas para o YouTube) oferecem ainda mais vantagens ao jogador.

Por fim, além da campanha single player,os servidores do modo multijogador estão funcionando muito bem e não é difícil encontrar desafiantes para o modo Trial – um dos mais divertidos que o game oferece. Assim, se você não tem um Xbox 360 e conta com um PC que aguenta Trials Evolution, não perca a chance para entender porque este foi um dos jogos mais vendidos da Xbox LIVE.