Ninguém assistiu o primeiro Ultimate Fighting Championship. Um campeonato maluco, em que lutadores de diversas artes marciais combatiam quase sem regras, em um dia, para encontrar o melhor lutador do mundo. Ninguém viu ao vivo, mas a notícia se espalhou entre academias e locadoras. As fitas VHS se multiplicaram nas lojas de todo país e mundo. De repente, Grayse, Kimo, Tank, Shanrock se tornaram ídolos dos lutadores e jovens. Tudo evoluiu: regras, lutadores, marketing... Evoluiu até chegar a UFC 2009 Undisputed. Assim como nas lutas reais, o jogador tem à disposição várias ferramentas e artes marciais para usar. São chutes, socos, voadoras e imobilizações que podem lhe render uma vitória gloriosa ou uma derrota humilhante. Veja a seguir instruções e dicas para você lutar com estilo e objetivo e, quem sabe, ser o campeão dos octógonos.



Controles

X – Chute esquerdo

Quadrado – Soco esquerdo

Triângulo – Soco direito

Círculo – Chute direito

R1 – Guarda alta

R2 – Guarda baixa

L1 – Ataque alto

L2 – Ataque baixo

Start – Menu

R3 – Agarrar

Analógico esquerdo – Movimentação

Analógico direito – Movimento de finalização











Comandos

Os comandos em UFC 2009 são diferentes para cada posição do lutador. Em pé, você pode golpear o oponente e tentar derrubá-lo. No clinch, você pode tentar um takedown ou usar golpes fracos. No chão, pode se mover para melhorar sua posição ou tentar uma finalização.



- Movimentação

Analógico esquerdo – Move o lutador

Analógico esquerdo (toque Leve na direção do oponente) – Corre

Movimento rápido com analógico esquerdo – Esquiva para os lados



- Socos e Chutes

Longe do Oponente

Quadrado – Soco fraco no rosto com esquerda

Triângulo – Soco fraco no rosto com direita

X – Chute fraco na barriga com esquerda

Círculo – Chute fraco na barriga com direita

L2 + Quadrado – Soco fraco na barriga com esquerda

L2 + Triângulo – Soco fraco na barriga com direita

L2 + X – Chute fraco na perna com esquerda

L2 + Círculo – Chute fraco na Perna com direita

L1 + Quadrado – Soco forte no rosto com esquerda

L1 + Triângulo – Soco forte no rosto com direita

L1 + X – Chute forte na barriga com esquerda

L1 + Círculo – Chute forte na barriga com direita


Próximo ao Oponente

Quadrado – Soco fraco no rosto com esquerda

Triângulo – Soco fraco no rosto com direita

X – Chute fraco na barriga com esquerda

Círculo – Chute fraco na barriga com direita

L1 + Quadrado – Cotovelada forte com esquerda

L1 + Triângulo – Cotovelada forte com direita

L1 + X – Joelhada forte com esquerda

L1 + Círculo – Joelhada forte com direita


Oponente no Chão e Você em Pé

Analógico esquerdo (Toque Leve na Direção do Oponente) + Quadrado – Soco voador com a esquerda

Analógico esquerdo (Toque Leve na Direção do Oponente) + Triângulo – Soco voador com a direita



- Guarda

R2 – Defende barriga e pernas

R1 – Defenda o rosto



- Defesa

Você pode tentar se defender agarrando o oponente. Mova o direcional da direita, RS, para cima no momento que o oponente tenta um soco no rosto para começar um Clinch. Ou mova para baixo quando levar um chute para derrubá-lo.



Analógico direito (3) – Começa um Clinch quando o oponente ataca o rosto

Analógico direito (4) – Takedown quando o oponente tenta um chute



- Clinch

Analógico direito na direção do oponente – Começa um Clinch

L1 + R2 na direção do oponente – Clinch de Ataque

L2 + R2 na direção do oponente – Takedown

Analógico esquerdo na Direção Oposta do Oponente – Saia do Clinch

L1 + qualquer direção – Se joga ao solo em posição de Defesa


Em Clinch

O clinch acontece quando os lutadores se agarram. No Clinch, o lutador pode usar os golpes de seu estilo Striking. Alguns estilos têm golpes especiais em algumas posições.

Analógico direito – Muda a posição do braço

Analógico direito + Quadrado – Soco com esquerda do estilo striking

Analógico direito + Triângulo – Soco com direita do estilo striking

Analógico direito + X – Joelhada com esquerda do estilo striking

Analógico direito + Círculo – Joelhada com direita do estilo striking

R2 + Quadrado – Soco forte com esquerda do estilo striking

R2 + Triângulo – Soco forte com direita do estilo striking

R2 + X – Joelhada forte com esquerda do estilo striking

R2 + Círculo – Joelhada forte com direita do estilo striking





- Takedown







Takedown é a tentativa do lutador de derrubar seu adversário. Os takedowns acontecem quando os lutadores estão em Clinch.

L2 + Analógico direito na direção do oponente – Takedown

L2 + Analógico direito (qualquer direção) – Takedown rápido

L1 + Analógico direito (qualquer direção) – Takedown forte

Analógico direito na direção oposta do Takedown – Evita o takedown





- Chão







Transição

A transição é o um dos pontos mais importantes da luta de solo. Um lutador está sempre em vantagem, em cima, e outro em defesa, por baixo. Em ataque, o lutador pode tentar uma finalização ou golpear o oponente.


Em posição de ataque

Analógico esquerdo – Levanta

RSS (Para Qualquer Direção) no momento da transição – Bloqueia a transição

Toque leve no Analógico direito na direção oposta da transição do oponente – Melhora sua posição

Analógico direito (mover 90 Graus em qualquer direção) – Transição fraca

Analógico direito (mover 180 graus em qualquer direção) – Transição forte

R3 – Começa um submission


Em posição de defesa

O movimento sempre começa no centro e deve ser sem parar até completar 180 graus.

Analógico direito (Mover 180 Graus na direção oposto do oponente) – Sai da posição de defesa

R3 quando o oponente Atacar – Começa um submission





- Submission





A arte de submeter o adversário em um golpe de finalização é o submission. Quanto melhor sua posição de ataque, maior a chance de submission.


Em posição de ataque

R3 – Começa um submission

Quadrado, Triângulo, X, Círculo – Tenta um tipo de submission. Aperte sem parar.


Em Posição de Defesa

Quadrado, Triângulo, X, Círculo – Aperte sem parar para se livrar do submission

Analógico direito (rode sem parar) – Sai do submission e entra em posição de vantagem



- Gassed (Cansaço)

Se você atacar demais pode se cansar. Quando está Gassed, seus golpes causam menos dano. Pare de atacar e fique na defensiva para se recuperar.



- Rocked (Tonto)

Se você levar muitos golpes na cabeça pode ficar tonto. Quando está Rocked o lutador está mais suscetível a nocautes e Takedowns. Evite o combate até se recuperar.











Estilos de Luta

UF 2009 Undisputed apresenta seis estilos de luta. Cada estilo tem vantagens bem diferentes e golpes especiais. Os lutadores podem ser especialistas em um ou vários estilos, em diferentes níveis. Quanto maior o nível no estilo, mais habilidades do estilo eles podem usar e mais fáceis são os golpes característicos do estilo. Um lutador especialista em boxe tem golpes mais fortes com a mão, já um lutador de Brazilian Jiu-Jitsu consegue lutar melhor no chão. Os estilos podem ser divididos em dois gêneros: Striking (golpes) e Grappling/Submission (submissão).





- Striking







Striking são os estilos baseados em golpes, socos e chutes: Boxe, Kickboxing e Muay Thai. Grappling são os estilos de luta no chão, derrubadas e alavancas: Wrestling, Brazilian Jiu-Jitsu e Judô. Todo lutador conhece pelo menos um estilo de cada grupo, fazendo com que todos possam lutar no chão ou trocando golpes, mas cada um tem sua especialidade.

Striking é a parte mais simples e fácil de UF 2009. Basicamente ela envolve as técnicas de chutar e socar o oponente. Lutadores de Striking devem usar ao máximo seus golpes e evitar levar a luta para o chão, na lona eles dificilmente conseguem fugir de um lutador de submission. Quanto melhor a técnica do lutador em striking, melhor seus golpes. Para golpear o rosto do oponente, use os botões do controle. Apertando LT, você pode golpear a barriga ou perna do adversário e movendo o Direcional da Esquerda LS na direção do inimigo acerta um golpe mais forte. Tente variar os golpes para evitar o bloqueio. Uso o máximo de golpes antes de ser agarrado pelo oponente e não se deixe jogar no chão.



Soco com a Direita no Rosto – Triângulo

Soco com a Esquerda no Rosto – Quadrado

Chute com a Direita no Rosto – Círculo

Chute com a Esquerda no Rosto – X

Soco Forte com a Direita no Rosto – Analógico esquerdo na direção do oponente + Triângulo

Soco Forte com a Esquerda no Rosto – Analógico esquerdo na direção do oponente + Quadrado

Chute Forte com a Direita no Rosto – Analógico esquerdo na direção do oponente + Círculo

Chute Forte com a Esquerda no Rosto – Analógico esquerdo na direção do oponente + X

Soco com a Direita na Barriga – L2 + Triângulo

Soco com a Esquerda na Barriga – L2 + Quadrado

Chute com a Direita na Perna – L2 + Círculo

Chute com a Esquerda na Perna – L2 + X





- Boxe







A nobre arte do combate. Boxe é o estilo dos socos. Os socos dos lutadores de boxe são mais poderosos e podem acabar rapidamente com os oponentes. Boxeadores ainda podem usar socos especiais que causam grande estrago no oponente: diretos e ganchos. A diferença nos golpes é sua distância do oponente, se estiver perto será um direto, se estiver longe um gancho.



Dica: O lutador de boxe deve ficar o maior tempo possível de pé golpeando o adversário com socos, evite os chutes. Não fique muito longe do oponente ou não poderá golpeá-lo, mas não deixa espaço para ser derrubado.



Boxe (Perto do Oponente) – Direto no Rosto com Direita – L1 + Triângulo

Boxe (Perto do Oponente) – Direto no Rosto com a Esquerda – L1 + Quadrado

Boxe (Longe do Oponente) – Gancho com a Direita – L1 + Triângulo

Boxe (Longe do Oponente) – Gancho com a Esquerda – L1 + A





- Kickboxing







Misturando socos e poderosos chutes, o Kickboxing é o segundo estilo de Striking. O lutador de Kickboxing tem socos fortes, não tanto como o boxeador, mas seus chutes são os mais imponente de UF 2009. Sues golpes especiais são socos e chutes de grande distância. Um oponente nunca está longe dos golpes de um Kickboxer. Apesar de ter socos similares ao boxeador, seus danos é menor.



Dica: O Kickboxer é o lutador que deve ficar mais afastado do oponente. Seus chutes mais fortes são eficientes quando o oponente está distante. Use bastante os chutes e soque apenas quando precisar. Não vá para o chão.



Kickboxing (Perto do Oponente) – Direto no rosto com direita – L1 + Triângulo

Kickboxing (Perto do Oponente) – Direto no rosto com a esquerda – L1 + Quadrado

Kickboxing (Longe do Oponente) – Soco invertido com a direita – L1 + Triângulo

Kickboxing (Longe do Oponente) – Soco invertido com a esquerda – L1 + Quadrado

Kickboxing – Chute forte com a direita no rosto – L1 + Círculo

Kickboxing – Chute forte com a esquerda no rosto – L1 + X





- Muay Thai







O último estilo de Striking usa socos e chutes para criar uma variedade de golpes poderosos. O Muay Thai possui diversos chutes e socos especiais contra oponentes perto ou longe. O lutador Muay Thai ainda é perigoso no clinch. Assim que agarra um oponente, ele pode dar joelhadas para derrotá-lo.

Dica: O lutador de Muay Thai pode escolher onde lutar. Se estiver lutando contra um Striking, você pode tentar trocar golpes ou usar o clinch e aproveitar seus golpes de joelho. Se estiver contra um submission, fique longe e soque e chute o oponente.



Muay Thai (Clinch) – RS na direção do joelho para dar joelhada.

Muay Thai (Perto do Oponente) – Chute alto com a direita no rosto – L1 + Círculo

Muay Thai (Perto do Oponente) – Chute alto com a esquerda no rosto – L1 + X

Muay Thai (Longe do Oponente) – Joelhada com a direita no rosto – L1 + Círculo

Muay Thai (Longe do Oponente) – Joelhada alto com a esquerda no rosto – L1 + X











- Submission







UFC 2009 é diferente de outros jogos de luta pelo sistema de submissão, positiva e negativamente. O sistema usa poucos botões, mas é bem complicado e muitas vezes não funciona como deveria. A Submissão é dividida em duas partes: Takedown (derrubada) e Luta de Chão. Primeiro o lutador deve derrubar o adversário para depois começar a usar as técnicas de solo. Existem três estilos de luta de solo: Submission: Brazilian Jiu-Jitsu, Wrestling e Judô. Cada uma com suas vantagens, mas todo lutador tem pelo menos uma técnica de solo.



Takedown (Derrubar) – O Takedown é parte fundamental da luta de solo, se o lutador não derruba o oponente, não pode usar sua técnica de luta no chão. Todo takedown começa no Clinch. Ao agarrar o oponente, o lutador posiciona sua mão ao redor do adversário. Você pode tentar o Takedown a qualquer momento, mas o melhor posicionamento ajuda na chance de sucesso. A melhor maneira de derrubar é colocar os dois braços por baixo do braço do oponente, então mova o direcional da direita, RS, para um dos lados. Para evitar o Takedown, mova o direcional para o lado oposto.



L2 + R3 - Takedown Rápido

L1 + R3 – Takedown Forte

Analógico direito para o lado oposto do Takedown – Evitar o Takedown.



Luta no Solo – Chegando ao solo começa um novo jogo. Os lutadores sempre estão em posição de ataque ou defesa. Quem está por cima, na maioria das vezes está no ataque. Ao começar o combate no solo, os lutadores ficam em uma posição inicial de combate, que pode variar pela maneira que foi feito o Takedown.



Transition – Para mudar a posição, os lutadores podem tentar transições, que melhoram sua posição de ataque ou sair da defesa. Quanto melhor a posição, maiores as chances de um submission e melhores os ataques do lutador em vantagem. Para sair da defensiva rapidamente, bloqueia um ataque adversário. A transição é muito importante, pode garantir uma submission rápida e eficaz, ou levar a luta novamente ao octagon. Tente melhorar sua posição antes de tentar qualquer ataque. Existem dezenas de posições, por isso elas serão listadas em detalhe.


Atacante

Analógico direito (Mover 90 Graus em Qualquer Direção) – Transição fraca

Analógico direito (Mover 180 graus em qualquer direção) – Transição forte


Defensor

Analógico direito (para qualquer direção) no momento da Transição – Bloqueia a transição

Analógico direito (toque leve na direção oposta da transição do oponente) – Melhora sua posição

Analógico direito (mover 180° na direção oposta do oponente) – Sai da posição de defesa


Submission

Os golpes finalizadores no solo são as submissions. Quando estiver em uma posição de ataque no solo, o lutador pode tentar submeter o oponente. Para isso, use os comandos para começar a submission. Aperte os controles para tentar finalizar o oponente antes que ele possa se salvar. Apesar do sistema mais simples de submissão, elas não funcionam muito bem em UFC 2009, sendo difícil conseguir sair de um submission do oponente.


Em Posição de Ataque

R3 – Começa uma submission


Tentando um Submission

Quadrado, Triângulo, X, Círculo – Tenta um tipo de submission. Aperte sem parar.


Em Posição de Defesa

R3 quando o oponente atacar – Começa um submission


Em Submission

Quadrado, Triângulo, X, Círculo – Aperte sem parar para se livrar da submission

Analógico direito (rode sem parar) – Sai da submission e entra em posição de vantagem



- Brazilian Jiu-Jitsu







Os fãs do Jiu-Jitsu brasileiro vão reclamar da adaptação feita para UFC 2009. O estilo dominante no Octagon em toda sua história foi transformado em um estilo mediano de luta. Como todo estilo, ele tem vantagens e desvantagens. Os Takedowns do BJJ são fracos, isto é, o lutador que tenta um takedown consegue uma posição fraca no solo, ele dificilmente sai em uma boa posição de ataque. A vantagem do BJJ são seus ataques de submission e transition. Com apenas dois movimentos o lutador pode mudar da defesa para o ataque e suas submissions são bem poderosas.

Dicas: lute no solo. Tente segurar o oponente e leve a luta para o chão assim que puder. No chão, use as transições para melhorar sua posição. Não tente submission, elas não funcionam, quando estiver em posição de ataque, soque o oponente.



L1 + analógico direito (Mover 90 Graus em uma Direção) – Muda para meia guarda.



- Wrestling







O Wrestling é um dos mais fortes estilos de solo. Sua grande vantagem são seus Takedowns muito imponentes. Além de afetar o oponente, o lutador já sai em boa posição de ataque. Porém, Wrestling é fraco na transição e submission e melhor usar outros golpes ao levar seu oponente ao solo.

Dicas: use o Takedown. Agarre o oponente e jogue-o no chão sem parar. Isso faz com que você ganhe pontos e leva a luta para o chão. No chão, bata sem parar, suas transições são ruins.



L2 + analógico direito na Direção do Oponente – Takedown fraco de Wrestling


Em Clinch

L1 + analógico direito na Direção do Oponente – Takedown que deixa você em meia guarda.

L1 + analógico direito na Direção Oposta do Oponente – Takedown forte do Wrestling.

L1 + analógico direito para Direita – Takedown para direita de Wrestling.

L1 + analógico direito para Esquerda – Takedown para esquerda de Wrestling.



- Judô

O terceiro estilo de submission é o Judô. Os Judocas possuem bons Takedowns e vários golpes de solo. Eles conseguem uma boa movimentação no solo, com boas transições e submissions mais fortes que o Wrestling, mas não tão forte como o BJJ. O Judô é bom para quem gosta de derrubar o oponente e tentar submission, mas não quer depender apenas dela. O Judoca consegue um Takedown em qualquer tipo de Clinch.

Dicas: Leve a luta para o solo e fique fazendo takedowns. No solo não tente submission, use as transições para ficar no ataque e use golpes no oponente.



L2 + analógico direito qualquer Direção – Takedown de Judô


Em Clinch

L1 + analógico direito Qualquer Direção – Takedown Forte de Judô











Lutando


Comandos

UF2009 usa dezenas de comandos, muitos. É impossível decorar todos. Não decore. Escolha seu lutador e aprenda os comandos especiais do estilo de luta dele e como fugir de submission ou como começar um submission. Se souber estes comandos, poderá enfrentar qualquer oponente.


Conheça as Estilos

Antes de começar sua carreira no UFC, leia sobre os estilos, eles serão a diferença entre a vitória ou derrota. Você deve saber quais os pontos fortes do adversário e do seu lutador. Se estiver lutando contra um Striker e você é bom em submissão, leve a luta para o chão.


Escolha seu Estilo

Cada estilo tem suas vantagens. Mesmo que todos os lutadores tenham um estilo de Striking e Submission, cada jogador pode preferir um tipo de luta. Escolha seu estilo e use lutadores com seu estilo de luta. Não adianta tentar nocautear um oponente com um Judoca.


Estude o Adversário

Antes de lutar veja o histórico de seu oponente. Se estiver lutando contra um Kickboxer, mantenha distância ou leve a luta para o chão. Contra um Judoca, saia rapidamente dos Clinchs para não tomar um Takedown. Aproveite as fraquezas do oponente. Se ele é fraco no estilo submission, leve a luta para o chão e faça as transições para ficar em guarda.


Ataque

Aquele que atacar mais vencerá. É fácil nocautear ou acabar com uma luta em UFC, mas alguns combates podem terminar em empate, na decisão por pontos, principalmente no multiplayer, quando um lutador pode se defender. Quem é mais ofensivo ganha. Ataque seu oponente, tente derrubá-lo e faça transições, não jogue na defensiva.


Não Defenda

O bloqueio em UFC 2009 não é bom. Esperar um ataque para contra-atacar pode levar a bons takedowns e contragolpes poderosos, mas é muito difícil acertá-los. Não espere que o oponente tenha a iniciativa, nem use a defesa, ataque.


Aproveite o Momento

Os lutadores podem sofrer efeitos durante a luta, como ficar sem forças (Gassed) ou tonto (Rocked), esse é o momento de vencer. Aproveite para atacar enquanto ele está fraco para ganhar pontos e conseguir um nocaute.


Clinch

Não tenha medo de agarrar o oponente. Se estiver em desvantagem, tonto ou cansado, agarre o adversário e evite a luta. Espere seu lutador se recuperar para voltar a lutar. Cuidado para não ser derrubado no clinch.


Atributos

Cada lutador tem uma lista de atributos. Escolha com cuidado quando estiver criando um novo lutador. Não adianta ter muita força se seu lutador não consegue resistir por muito tempo, ou não é bom em um estilo Striking. Equilibre os atributos e estilos para que o lutador fique eficiente em todos os postos de combate.


Stamina

O único marcador do jogo que importa é a stamina. Cada lutador tem sua stamina, que diminui durante a luta ou quando um lutador ataca demais. Fique de olho em sua stamina e na do adversário. Quando sua stamina está baixa você está sujeito a levar uma submission e não terá como se recuperar. Sem stamina seus golpes não causam dano no oponente. Mantenha sempre uma boa stamina, atacando sem gastar toda sua força. Não desperdice em golpes sem efeito.








- Striking

Socos e Chutes – Se você está lutando com um Striker, ou prefere os estilos de luta em pé, aproveite todo tempo possível para usar seus golpes. Soque e chute sem parar, um bom grappler vai derrubá-lo várias vezes, use todo tempo para usar suas mãos e pés.



Use Combos – Mesmo que a defesa não seja eficiente, o computador pode tentar usá-la, troque sempre os golpes, faça ataques variados. Golpes em sequência são considerados combos e causam maior dano no oponente. Aproveite.



Mantenha a Distância – A maioria dos golpes de Striking precisa de uma distância do adversário. Lutadores com braços mais longos podem acertar de longe, descubra uma boa distância para o oponente para manter seus golpes. Quanto mais perto, maior a chance de um Takedown.



Cuidado no Clinch – O Clinch é uma boa oportunidade para usar golpes especiais, mas o striker fica vulnerável ao Takedown. Use clinch com cuidado, ataque, mas não fique muito tempo agarrado contra um lutador de submission.



Atenção no Solo – Ao chegar no solo você não está em seu lugar. Se estiver contra um lutador de striking pode até tentar melhorar sua posição com transitions, mas ao ficar no solo com um grappler o melhor é se defender e tentar levantar. Se conseguir uma boa posição de ataque, aproveite para usar seus socos.



- Submission

Não Troque Socos – Se você é um submission e está contra um striking não tenta lutar com ele, você estará em grande desvantagem. Use golpes apenas para preparar um clinch ou takedown. Se demorar muito para levá-lo à lona, poderá ser nocauteado. Fique distante, longe do alcance de seus socos para tentar um takedown assim que ele se descuidar.



Clinch – O Clinch é o maior golpe do grappler. Do clinch o lutador de submission pode levar facilmente seu oponente para o solo e usar as técnicas no chão. Sempre que estiver em pé, já prepare seu lutador para tentar um clinch. Coloque os braços por baixo do oponente para melhorar a chance de um bom Takedown.



Faça Transições – Ao tocar o solo, tenha calma. Mesmo que esteja na defensiva, sua técnica de solo faz com que o submission esteja sempre em vantagem. Espere o momento certo e faça uma transição. Não ataque assim que ficar na ofensiva, continue fazendo transições até ficar na guarda do adversário. Um bom grappler consegue entrara na guarda do oponente em poucas transições.



Submissions – Submission é o objetivo final do lutador de solo. Não tente submission em posições médias de ataque. Assim que estiver em uma boa posição de ataque, você pode tentar uma submission.



Evite Submissions – Porém, a melhor tática é evitar as submissions. Elas não são boas em UFC 2009. Uma submission só funciona quando o oponente está com pouca stamina e sua técnica de ataque em submission é maior que a do adversário. Se você tem um nível similar, ou um pouco melhor que o oponente, dificilmente conseguirá finalizar uma submission, mesmo quando ele está com pouca stamina. O melhor é ficar como atacante e golpear o oponente.












Modo Carreira



No modo carreira, o jogador pode criar um lutador e levá-lo do anonimato ao campeonato no octagon. Essa é a parte mais divertida de UFC 2009 em singleplayer. As lutas são divertidas e os lutadores rivais são bem difíceis.



- Criando o Lutador

As opções de criação são bem variadas e você pode escolher qualquer estilo de combate. Primeiro escolha seus estilos. Para Striking o mais fácil e Boxe. O boxe não depende de golpes complicados ou clinchs, apenas dos socos a qualquer distância. Kickboxing usa golpes diferentes e Muay Thai depende de ataques em clinch que pode levar o lutador inexperiente ao Takedown. Para o solo, Wrestling é o melhor para começar. O takedown é muito importante e os Takedowns de Wrestling são os melhores. Judô e o segundo estilo de solo. Brazilian Jiu-Jitsu é o pior já que as submissions são complicadas e muitas difíceis de finalizar. Depois escolha os atributos. O mais importante é sempre os que melhoram a sua Stamina. Ao completar, você tem uma luta bem fácil contra outro iniciante. Seja agressivo, use seus golpes e derrube o oponente. Ao vencer o lutador chega à academia.



- Academia

O ginásio é a casa do lutador. É no ginásio que você pode programar lutas, treinar, procurar patrocínios e treinar mais um pouco. Treinar é a opção mais importante no ginásio, só com treinamentos você pode melhorar seu lutador e prepará-lo para luta do título.



- Treinamento

Cada sessão de treinamento aumenta seus atributos, mas diminui sua stamina. Você deve programar seus treinamentos para gastar a stamina longe das lutas e chegar na semana da luta com 100% de stamina. A cada semana você pode escolher um tipo de treinamento: Light, Medium e Intense. Quanto mais intenso o treinamento mais cansado o lutador fica e maior os pontos de atributo que ganha. Uma semana de descanso recupera 50% de stamina.

Light – 10% de Stamina – 1 ponto de atributo

Medium – 25% de Stamina – 2 pontos de atributo

Intense – 50% de Stamina – 3 pontos de atributo

Rest – +50%



À medida que você fica famoso e ganha pontos, poderá comprar melhores equipamentos para a academia. Os equipamentos diminuem a quantidade perdida de stamina a cada semana, por isso eles são essenciais para o lutador.



- Sparing

Entre as semanas de treino, você pode aproveitar e disputar uma luta treino com um sparing. A luta com sparing causa 50% de cansaço. No final da luta você ganha pontos para seus skills dependendo de sua atuação. Por isso, não poupe energias, ataque sem parar durante o treino e derrube seu oponente. Tente finalizá-lo.



- CREDS e Patrocínio

Os créditos em UFC 2009 são chamados de CREDS. Você ganha CREDS ao lutar e de patrocínios. Quanto maior sua popularidade, melhores suas lutas e melhores seus patrocinadores. Os patrocinadores ocupam espaço em sua roupa, mas garantem CREDS para melhorar sua academia. Melhore sua popularidade e escolhe os melhores patrocínios. Além disso, os patrocinadores podem chamá-lo para eventos durante uma semana. Use-os para aumentar seus CREDS, mas cuidado com sua stamina.



- Estilos

Todo lutador tem níveis nos seus estilos. Mesmo limitando os estilos, os lutadores começam com níveis baixos em seus estilos de combate. Ao aumentar seu nível, o lutador tem a sua disposição mais golpes e movimentos especiais, além de melhorar os normais. Um lutador com BJJ nível 1, dificilmente vai finalizar um oponente no chão. Aproveite sempre que puder para aumentar os seus níveis no estilo.



- Training Camps

Em sua carreira, você atrairá a atenção de lutadores famosos que podem chamá-lo para uma sessão de treinamento, o training camp. Aceite todas as ofertas. Os Training Camps são treinamentos especiais em um estilo de luta. Durante o treinamento você participa de lutas e situações de combate, você deverá realizar tarefas apresentadas por seu treinador. Ao cumprir essas tarefas o lutador ganha pontos para o estilo e pode aumentar o nível no estilo, o que é essencial para a luta do titulo.



- Lutas

A cada semana os organizadores vão oferecer lutas para você. Cada vitória garante CREDs, popularidade e mais pontos no ranking. Escolha com cuidado. Primeiro, só lute com oponentes de níveis similares. Dificilmente você vai enfrentar um oponente muito mais preparado, mas não tente ganhar muitos pontos. Não tente ganhar muitos pontos de uma vez, suba aos poucos. Só lute quando estiver com 75% ou mais de stamina. Ao chegar a segundo do ranking você poderá disputar o titulo. Treine bastante e lute com o campeão. Ao vencer você será o novo UFC Champion. Mas a luta não termina: você poderá defender seu título contra novos oponentes













Lista de troféus



Black Belt (Gold) – Ganhe 100 lutas ranqueadas online com um lutador criado ou UFC.

Blue Belt (Bronze)- Ganhe 15 lutas ranqueadas online com um lutador criado ou UFC.

Brown Belt (Silver)- Ganhe 50 lutas ranqueadas online com um lutador criado ou UFC.

Call me "No Touch!" (Gold) – Complete o modo Carreira e se aposente invencível.

Gold Digger! (Silver) – Ganhe uma medalha de ouro em uma luta ranqueada online.

Hall of Famer (Silver) – Entre no Hall da Fama com um lutador no modo Carreira.

Ooh, in ya face! (Silver) – Ganhe uma luta com um KO rápido em uma luta online com um lutador criado ou UFC.

Original fighter (Silver) – Use um lutador criado em uma luta online de Exibição.

Papa Said Knock You Out! (Silver) – Ganhe 15 lutas ranqueadas online por nocaute com um lutador criado ou UFC.

Platinum – Obtenha todos os troféus Gold, Silver e Bronze.

Pound-for-Pound Champion (Gold) – Ganhe o título de todas as classes no modo Carreira.

Purple Belt (Silver) – Ganhe 30 lutas ranqueadas online com um lutador criado ou UFC.

Red Belt (Gold) – Consiga level 50 em uma partida online.

Roster Run-through (Silver) – Realize uma partida de Exibição com cada lutador.

Student of the game. (Silver) – Faça todas as tarefas do Tutorial.

That was easy! (Bronze) – Ganhe em 20 segundos do primeiro round contra um lutador controlado pelo computador em modo Carreira ou Exibição.

Trophy Collector (Silver) – Consiga todos os troféus no modo Carreira com um lutador.

Two of my favorites! (Bronze) – Veja as 15 cenas do octagon sem cortá-las.

UFC Historian (Silver) – Abra todos os filmes do modo Classic.

Ultimate Highlights (Bronze) – Domine o oponente em todas as 3 partes do replay.

Ultimate Knockout (Bronze) – Quando estiver Gassed, faça um nocaute.

Ultimate Submission (Bronze) – Quando estiver Gassed, faça um submission.

Undisputed Champion (Silver) – Ganhe o UFC Championship no modo Carreira.

Wanted: Flying Mouthpieces (Bronze) – Faça o protetor voar mais de 3 metros após um nocaute

Wax Off! (Bronze) – Escape de 20 submissions usando a técnica contra o computador ou no modo Carreira.

Wax On! (Silver) – Ganhe 15 lutas ranqueadas contra oponente online por submission.

Where's my bonus check? (Bronze) – Consiga um nocaute, uma submission e Luta da noite no modo Carreira.

White Belt (Bronze) – Ganhe uma luta com um lutador online criado ou UFC.

World Class Grappler (Silver) – Ganhe por submission sem dar um golpe contra o computador ou no modo Carreira.

World Class Striker (Silver) – Ganhe por nocaute sem dar um submission contra o computador ou no modo Carreira.

You really like me! (Silver) – Ganhe um milhão de fãs no modo ranqueado online.